A menstruação não desceu, posso estar grávida?

Faz um mês que não tomo anticoncepcional, resolvi parar por conta e neste mês tive todas as relações com camisinha, mais uma semana antes do dia de vir a menstruação para mim, eu não estava sentindo nenhum sintoma, fiquei com medo e tomei a pílula do dia seguinte, só que já passo o dia de vir e a minha menstruação não desceu, posso estar grávida?

O caso real acima ilustra bem o dia a dia de muitas mulheres que encontram dificuldades e muitas dúvidas no uso correto dos métodos anticoncepcionais e com frequência cometem erros que podem levar a uma gravidez indesejada e a outros problemas de saúde.

  • para de tomar anticoncepcional oral: a pílula é um método seguro e raramente há necessidade de interromper seu uso, a interrupção inadvertida é uma causa frequente de confusão e gravidez;
  • usar um método seguro e ficar com medo: se está tomando anticoncepcional ou usando camisinha de modo correto, pode ficar tranquila, não há risco de gravidez;
  • Usar a pílula do dia seguinte sem indicação: a pílula do dia seguinte tem indicações precisas e específicas e não eve ser tomada de forma inadvertida sob risco de prejuízos a saúde, além de ser um método pouco eficaz.

Atraso Menstrual é o primeiro e principal sintoma evidente de gravidez e deve sempre ser considerado como um sintoma importante, desde que sua duração seja superior há 15 dias, pois pequenos atrasos eventuais de poucos dias são frequentes e não devem se levados em consideração.

Interrupção de método anticoncepcional e/ou uso inadequado de método anticoncepcional aliado a atraso na menstruação com duração de 15 dias ou mais é um bom indicativo da possibilidade de gravidez. Procure um médico, preferencialmente um médico um ginecologista e faça um exame de gravidez.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *