A pílula do dia seguinte perde a eficácia se tomar demais?

Gostaria de saber se a pílula do dia seguinte perde a eficácia se for muito utilizada?

A pilula do dia seguinte é, dentre os anticoncepcionais hormonais, o método com a menor eficácia (em torno de 95% é sua eficácia máxima) isso já bastaria para a mulher evitar o uso deste método.

Quando a pílula do dia seguinte é utilizada de forma repetida (tomar várias vezes num espaço curto de tempo – dentro de algumas semanas) sua eficácia tende a ser significativamente menor aumentando ainda mais a chance de engravidar.

A pílula do dia seguinte perde eficácia se muito utilizada e a utilização em exagero pode levar a irregularidade menstrual, sangramentos, enjoo, dor de cabeça, cólicas (que são efeitos colaterais comuns) e outras complicações (algumas graves – situações graves relacionadas a circulação sanguínea, como acidente vascular isquêmico cerebral).

Resumindo: a pílula do dia seguinte é um método pouco eficaz na proteção contra a gravidez, apresenta muitos efeitos colaterais e seu uso repetido piora sua eficácia.

Se você está usando muito a pílula do dia seguinte significa que está cometendo erros no planejamento de sua contracepção, precisa reprogramar sua vida sexual e mudar de método anticoncepcional e além do risco de engravidar e risco para sua saúde ainda corre risco de contrair uma DST.

A pílula do dia seguinte perde a eficácia se tomar demais?

Sim!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *