Saiba como:

#Fazer parte da nossa lista exclusiva

#Receber conteúdo atualizado

#Participar de eventos online

#Participar de cursos online

#Cadastro gratuito rápido e fácil

#Não enviamos spam

#Seu e-mail estará sempre protegido

Cadastre-se agora mesmo:


Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Posted by in Anticoncepção, Remédios e Medicamentos | 22 comments

Eu tomo anticoncepcional Yasmin, já estou tomando há alguns meses e tive uma infecção de garganta e o médico me passou o antibiótico Amoxicilina, estou com medo deste remédio cortar o efeito da pílula. Será que a amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Amoxicilina é um antibiótico β-lactâmico de espectro moderado utilizado no tratamento de infeções causadas por bactérias susceptíveis. A amoxicilina tem como reações adversas mais comuns como diarreianáuseavômitosono e enjoo. Comumente indicada para amigdalite, infecção odontológicas, infecção do trato respiratório, infecção de ouvido (otite média),  sinusite, gastrite e úlcera péptica por Helicobacter pylori e prevenção de endocardite bacteriana.

A amoxicilina faz parte da lista de medicamentos e antibióticos que podem interagir com os anticoncepcionais, fazendo com que seu efeito possa ser reduzido, diminuindo assim sua eficácia no combate a gravidez.

Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Sim! Porém essa afirmação é contestada por muitos (a maioria dos ginecologistas descordam dessa afirmação), então podemos afirmar que a amoxicilina pode (eventualmente) cortar o efeito dos anticoncepcionais principalmente a pílula (um dos possíveis casos de interferência está no fato de que alguns pacientes podem ter vômitos e diarreia  quando tomam amoxicilina e isso poderia sim – com certeza – interferir na eficácia do anticoncepcional oral) sendo que poderíamos deixar de fora dessa interferência os anticoncepcionais em forma de injeção e adesivo.

O que fazer se toma anticoncepcional e precisa tomar amoxicilina?

O ideal é seguir o tratamento médico, não parar a cartela do anticoncepcional (se parar de tomar aí sim aumenta o risco de engravidar), evitar ter relações sexuais ou usar preservativo durante o tempo que está tomando amoxicilina e também nos primeiros dias depois de tomar a amoxicilina.

Tomei poucos comprimidos, tem risco de engravidar?

Muito provavelmente não, o possível risco de gravidez refere-se a tratamentos por vários dias com amoxicilina.

Tomando amoxicilina quando que relação é perigosa para engravidar? Antes, durante ou depois de tomar amoxicilina?

Relações sexuais sem proteção (sem camisinha) que ocorrem a partir do dia que começa a tomar o antibiótico e nos 7 dias que seguem depois de ter parado de tomar o antibiótico são as relações com maior chance de engravidar. Relações que ocorrem antes de tomar raramente há risco. Lembrando que o risco de engravidar é uma suposição (pode ser que haja um risco real, mas é uma situação discutível).

Devo tomar a pílula do dia seguinte?

A prescrição de medicamentos não é permitido pela internet, então não podemos indicar ou contraindicar algum tipo de remédio, porém de forma geral podemos dizer que raramente é necessário tomar a pílula do dia seguinte nesta situação.

Devo usar a camisinha?

Sim! Camisinha é sempre uma boa opção, protege da gravidez e também de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Quantos dias depois de parar o antibiótico estou segura de não engravidar?

7 dias depois de parar com o antibiótico e tomando o anticoncepcional nesses 7 dias, presume-se que não haja mais nenhum efeito sobre o anticoncepcional estando dessa forma novamente a mulher protegida.

Amoxicilina corta o efeito da injeção anticoncepcional?

Não!

Antibiótico atrasa a menstruação?

Não! Os antibióticos de uma maneira geral não costumam influenciar no ciclo menstrual. Situações (doenças) que exigem o uso de antibiótico podem eventualmente influenciar o ciclo menstrual.

Quero fazer o exame de gravidez, quando devo fazer?

Exame de gravidez deve ser feito quando há suspeita de gravidez (atraso da menstruação, por exemplo), o ideal é fazer o exame de gravidez 20 dias depois da relação suspeita, ou a qualquer momento a critério do seu médico.

Leia também:

 

Saiba como:

#Fazer parte da nossa lista exclusiva

#Receber conteúdo atualizado

#Participar de eventos online

#Participar de cursos online

#Cadastro gratuito rápido e fácil

#Não enviamos spam

#Seu e-mail estará sempre protegido

Cadastre-se agora mesmo:


22 Comments

  1. Ola, tomo meu anticoncepcional Stezza por 4 meses já, e tomei quatro comprimidos de amoxicilina e ontem quando tive relações com meu namorado. Ele ejaculou dentro e no dia seguinte tomei mais um comprimido me amoxicilina mas sempre tomando meu AC,há possibilidade de ocorrer gravidez é muito grande? penso em tomar a pílula do dia seguinte, é valido? Obrigada.

    Resposta:
    “Amoxicilina não corta o efeito do anticoncepcional!”

  2. Eu tomo anticoncepcional, e eu fiz sexo sem camisinha, meu namorado não tem certeza se ejaculou dentro, e no mesmo dia eu tomei amoxicilina após o ato sexual, tem chance de cortar o efeito do anticoncepcional?

    Resposta:
    Não!

  3. Estou no final da cartela do meu anticoncepcional, faltam 7 comprimidos para terminar e comecei a tomar amoxicilina. Devo me cuidar até começar a próxima cartela de anticoncepcional? Aí assim estarei protegida?

    Resposta:
    “Sim!”

  4. Eu tomo anticoncepcional a mais de 2 anos precisei tomar amoxicilina durante 7 dias e ainda continuei usando o meu anticoncepcional normal eu posso fazer sexo sem usar camisinha ate porque eu tenho alergia a camisinha ou precisa esperar até que o medicamento acabe?

    Resposta:
    Obrigado pela sua participação! Todas as suas dúvidas já foram elucidadas na postagem!

  5. Olá! Faço uso do anticoncepcional Nuvaring (no caso um anel vaginal). Nós últimos 7 dias tiver que tomar amoxicilina para uma infecção urinária que eu tive e hoje (01/09) foi o meu último dia usando o anel e porém tive relação sexual desprotegida. Gostaria de saber se corro o risco de engravidar? Obrigada.

    Resposta:
    Provavelmente não há risco de engravidar!

  6. Tomo o anticoncepcional femina há 8 anos, tive relação no 7º dia tomando pílula, mas no 17º dia comecei a tomar o antibiótico amoxicilina devido a uma inflamação na garganta, e desde o 8º dia de pílula não tive mais relações, corro o risco de engravidar? Obrigada!

    Resposta:
    “Provavelmente não!”

  7. Tomo anticoncepcional e tive que tratar uma infecção com o uso de antibióticos durante 7 dias, quantos dias depois tem o efeito do antibiótico no organismo? E se tiver relação depois do tratamento com uns 5 dias depois e mesmo tomando a pílula há chance de engravidar?

    Resposta:
    “Durante os dias que toma e alguns dias depois pode haver perda do efeito contraceptivo, porém isso é controverso e não dá para saber quantos dias depois do fim do tratamento esse efeito dura!”

  8. Olá, tomo anticoncepcional há 7 meses e tomei um dia de antibiótico, corro risco de gravidez?

    Resposta:
    Provavelmente não!

  9. Se eu já estiver tomando anticoncepcional durante 15 dias e no dia seguinte tomar o anticoncepcional e a amoxicilina corta o efeito de anticoncepcional?

    Resposta:
    A possibilidade de redução da eficácia anticoncepcional é um possibilidade (muito pequena de ocorrer) e não uma regra, porém depende de muitos fatores e alguns deles estão relacionados a fatores do próprio paciente, então não dá para afirmar nada com certeza absoluta, cortar o efeito do anticoncepcional é apenas uma possibilidade.

  10. Bom dia, tomo o anticoncepcional há 4 anos DIANE 35 e por conta de uma dor de garganta tomei 3 comprimidos do remédio amoxicilina, mas antes disso já havia tomador 6 comprimidos do meu anticoncepcional. Corro o risco de engravidar? Obrigada!

    Resposta:
    Provavelmente não!

  11. Minha namorada usa o anticoncepcional Evra há 3 meses e agora vai precisar tomar amoxicilina por 6 dias.
    O uso do antibiótico pode cortar o efeito do anticoncepcional, por quanto tempo?

    Resposta:
    Durante os dias de tomar a amoxicilina e alguns dias depois, porém esse efeito de cortar a ação do anticoncepcional é discutível!

  12. Olá! Tomo anticoncepcional há 5 anos (oral), tive uma infecção na garganta e tive que tomar amoxicilina 3 comprimidos, restavam dois AC e tomei até acabar, agora comecei outro ciclo, tomei dois comprimidos, corro o risco de engravidar?

    Resposta:
    Não!

  13. Olá, tomo AC há 1 ano (Oral), tive que tomar Amoxicilina (500g) por 10 dias e comecei a tomar exatamente no primeiro dia da pausa. Tantos dias de Amoxicilina cortaram o efeito do AC?
    Obrigada.

    Resposta:
    dentro das possibilidades apresentadas na postagem acima (texto principal) é possível sim!

  14. Olá, tomo anticoncepcional oral há 7 meses e no último dia da menstruação tomei apenas 1 comprimido de amoxicilina, e depois de 5 dias desse comprimido tive relação. Pode ter cortado o efeito do AC? Pode engravidar?

    Resposta:
    Não!

  15. Olá!
    Gostaria de saber se o Amoxil corta o efeito do Qlaira (oral). Minha mulher tomou Amoxil por 7 dias, no primeiro e segundo dia não nos protegemos, e nos demais não fizemos nada, nem depois, pois ficamos receosos.
    No primeiro e segundo dia o Amoxil já anula o efeito de anticoncepcional?
    Obrigado!

    Resposta:
    Não!

  16. Uso anticoncepcional injetável e estou tomando amoxicilina há dois dias. Tive relações sexuais no segundo dia, corro o risco de engravidar?

    Resposta:
    Não!

  17. Bom dia! Logo acima tem um comentário em que a amoxicilina corta o efeito da injeção Deprovera, fiz a pergunta para vocês e me disseram que não, qual resposta está certa? E sobre a Erva de São João ela corta o efeito da deprovera?

    Resposta:
    As duas respostas estão certas!!! Porém raramente a amoxicilina pode interagir com o anticoncepcional a ponto de reduzir sua eficiência levando a ocorrência de uma gravidez. Isso é mais frequente com os anticoncepcionais orais e muito pouco provável de acontecer com o injetável, porém nada, ABSOLUTAMENTE NADA, em medicina é sempre 100% ou sempre 0%. Então para qualquer pergunta em medicina sempre existe no mínimo 2 respostas ou as vezes 10 respostas e as chances de todas estiverem certas é grande, assim como a chance de todas estiverem erradas! A Erva de São João, Provavelmente, não tem efeito sobre seu anticoncepcional!!! Tudo está relacionado com a idiossincrasia que resumidamente se resume (reação do corpo que é deferente para cada ser humano quando tem uma doença ou é exposto a um agente externo – substância ou ser vivo.

  18. Tomei a injeção deprovera no mês de novembro e estou fazendo um tratamento com amoxicilina a + de 15 dias, pode cortar o efeito da injeção?

    Resposta:
    Não!

  19. Olá!
    Eu tomo o anticoncepcional injetável mensal Mesygina e tive que tomar duas pilulas de Amoxicilina 500 mg, uma no dia anterior e a outra no dia seguinte à aplicação da injeção anticoncepcional.
    Quero saber se pode interferir na eficácia, e se na próxima injeção já posso relaxar um pouco com o usp do preservativo.

    Resposta:
    uma dose tão pequena de amoxicilina tomada em um período tão curto, não vai interferir com a eficácia do seu anticoncepcional, fique tranquila.

  20. Olá, eu uso o anticoncepcional Evra (adesivo) e tive que tomar amoxicilina, gostaria de saber se a “interferência” desse antibiótico vale pro mês todo, pra uma semana que é um adesivo, ou somente para o período que eu estiver tomando o amoxicilina. Obrigado!

    Resposta:
    quando há interferência, ocorre apenas nos dias em que toma o antibiótico e nos primeiros dias depois de parar de tomar o antibiótico.

  21. Gente preciso de ajuda tomo anticoncepcional ciclo 21, tive que tirar um dente e tomei amoxicilina, minha menstruação desregulou veio antes do previsto e não veio sangue exatamente, só a sujeira inicial, já parei de tomar o remédio e sinto muita tontura, será que posso estar grávida, o remédio pode ter cortado o efeito do anticoncepcional?

    Resposta:
    sempre existe uma pequena chance de interação entre a amoxicilina e o seu anticoncepcional, porém a única maneira de saber se está ou não grávida é fazendo um exame de gravidez.

  22. A amoxicilina só corta o efeito do anticoncepcional injetável a partir de quantos dias de uso desse antibiótico?

    Resposta:
    possivelmente a amoxicilina não irá cortar o efeito do seu anticoncepcional!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>