Saiba como:

#Entrar em contato com Dr Charles

#Tirar todas as suas dúvidas

#Fazer parte da nossa lista exclusiva

#Receber conteúdo atualizado

#Participar de eventos online

#Participar de cursos online

#Cadastro gratuito rápido e fácil

#Não enviamos spam

#Seu e-mail estará sempre protegido

Cadastre-se agora mesmo:


Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?

Posted by in Anticoncepção, Remédios e Medicamentos | 14 comments

Será que os antibióticos cortam o efeito dos anticoncepcionais?

Os antibióticos, assim como qualquer sustância, podem interagir de várias maneiras com os anticoncepcionais, desde a absorção e biodisponibilidade no trato digestivo até a metabolização no fígado podem ser afetados pela interação medicamentosa. Porém essa interação pode ser tanto aumentando o efeito contraceptivo como diminuindo o efeito contraceptivo.

Há muitas controversas em relação aos antibióticos que afetam negativamente o efeito dos anticoncepcionais. De uma forma geral eu sempre oriento minhas pacientes a usar camisinha ou não ter relações sexuais quando estão fazendo tratamento médico com antibióticos.

Relação dos possíveis antibióticos que podem cortar o efeito do anticoncepcional:

Relação dos Antibióticos que não cortam o efeito dos anticoncepcionais:

O que fazer quando teve que tomar antibiótico e usa anticoncepcional?

Nunca pare de tomar o anticoncepcional (isso piora a situação), continue tomando normalmente e evite relações sexuais ou use preservativo. Caso já tenho tido relações nesse período não mais o que fazer além de seguir essas orientações a partir daqui.

Já conheci uma paciente que diz ter engravidado quando tomou ampicilina (ela tomava pílula oral) e alguns colegas já tiveram problemas parecidos com outros antibióticos, também ressalto que muitas pacientes tomam anticoncepcional e tomam antibiótico e nunca engravidaram, então podemos afirmar que os antibióticos podem diminuir o efeito dos anticoncepcionais, porém nem sempre essa redução sobre a ação dos anticoncepcionais chega ao ponto de levar a uma gravidez.

Essas recomendações valem para pílula oral, pílula do dia seguinte, injeção anticoncepcional e adesivo anticoncepcional.

Tomei poucos comprimidos do antibiótico, tem risco de engravidar?

Muito provavelmente não, o possível risco de gravidez (quando existe) refere-se a tratamentos por vários dias com antibiótico.

Devo tomar a pílula do dia seguinte?

A prescrição de medicamentos não é permitido pela internet, então não podemos indicar ou contraindicar algum tipo de remédio, porém de forma geral podemos dizer que raramente é necessário tomar a pílula do dia seguinte ao tomar antibiótico, outras medidas podem ser muito mais eficazes.

Devo usar a camisinha?

Sim! Camisinha é sempre uma boa opção, protege da gravidez e também de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Usar durante os dias que toma o antibiótico e por pelo menos 7 dias depois de parar cm o antibiótico.

Quantos dias depois de parar o antibiótico estou segura de não engravidar?

É importante se cuidar durante o uso do antibiótico e  durante 7 dias depois de parar com o antibiótico e tomando o anticoncepcional nesses 7 dias, presume-se que não haja mais nenhum efeito sobre o anticoncepcional estando dessa forma novamente a mulher protegida. Se estiver na pausa é melhor cuidar alguns dias a mais com camisinha (10 dias). Se usa anticoncepcional injetável pode ficar tranquila cuidando apenas durante os dias que toma o antibiótico e 7 dias depois de parar o antibiótico.

Quando poderei fazer sexo sem camisinha?

Depois de 7 dias que parou o antibiótico já é seguro ter relação sem camisinha (se o uso do antibiótico foi durante a pausa do anticoncepcional, então é seguro ter relação sem camisinha depois de 10 dias de ter parado o antibiótico).

Relação que aconteceram antes de usar o antibiótico tem perigo de engravidar?

Não!

Saiba como:

#Entrar em contato com Dr Charles

#Tirar todas as suas dúvidas

#Fazer parte da nossa lista exclusiva

#Receber conteúdo atualizado

#Participar de eventos online

#Participar de cursos online

#Cadastro gratuito rápido e fácil

#Não enviamos spam

#Seu e-mail estará sempre protegido

Cadastre-se agora mesmo:


14 Comments

  1. Olá, minha namorada toma anticoncepcional ha 1 ano e meio, ela tomou as 19h de um domingo uma pílula e quando foi 5 horas da manha do dia seguinte, segunda-feira, tivemos relação. Na mesma segunda-feira 19h ela tomou novamente outra pílula anticoncepcional, e 21h ela iniciou um tratamento e tomou o primeiro comprimido de antibiótico, existe algum risco de gravidez?

    Resposta:
    Não! A maioria dos antibióticos não cortam o efeito do anticoncepcional!

  2. Estou tomando uma caixa com 3 azitromicina e tomo anticoncepcional depoprovera de 3 em 3 meses, tomei dia 8 de junho coro algum risco de engravidar?

    Resposta:
    “Não!”

  3. Olá estou fazendo uso da rifocina em spray em uma cicatriz cirúrgica, mas que está quase fechada, na bula diz que pode interagir com o anticoncepcional, porém tive relação sem camisinha uma vez, corre o risco de eu estar grávida?

    Resposta:
    Fique tranquila que usado topicamente não há risco!

  4. Tomei duas injeções de benzetacil com 1 semana de intervalo cada. Tive relação sem camisinha no terceiro dia após a segunda injeção. Levando em consideração que tomo YAZ regularmente, corro o risco de engravidar?

    Resposta:
    Não

  5. Olá, tomei antibiótico 6 dias, meu médico falou que diminui o efeito do anticoncepcional, daqui quantos dias posso ter relação sem camisinha?

    Resposta:
    Depois de 7 dias após término do antibiótico!

  6. Tomo depoprovera trimestral, estou amamentando. Estou em tratamento com Bacfar por 5 dias. Corro risco de engravidar?

    Resposta:
    “Não!”

  7. Olá, tomo anticoncepcional Daiva há 2 anos, tomei a injeção dia 24 e tive que iniciar tratamento com amoxicilina, senti muitas dores de barriga no início e tive duas relações sem prevenção. Posso ficar grávida?

    Resposta:
    Provavelmente não!

  8. To fazendo o tratamento com azitromicina 4 caixas com 3 comprimidos cada, estou na última caixa; nesse tempo mantive relações sem proteção. Corro risco de engravidar?

    Resposta:
    Não!

  9. Olá, tomo Perlutan há 2 anos e 4 meses, e estou fazendo tratamento com azitromicina. Depois que eu acabar o tratamento, vou esperar passar os 7 dias! Não corro o risco de perder a eficácia da injeção de todo os meses?

    Resposta:
    Não!

  10. Olá! Estou meio preocupada porque estou sentindo muito sono, porém ainda não estou na época de menstruar. Fiz uso de amoxicilina que se iniciou no mesmo período da pausa do anticoncepcional e quando retomei o uso do anticoncepcional a amoxicilina já havia terminado. Você acha que corro o risco de estar grávida? Aguardo ansiosa o retorno. Att Carolina!

    Resposta:
    Sempre há um possível risco, porém o mais provável é que não esteja grávida!

  11. Olá! Eu tomo Nociclin e fiz um tratamento com infectrin, corro riscos de estar grávida?

    Resposta:
    Provavelmente não!

  12. Eu fiz um tratamento com pyloripac e minha menstruação esta atrasada, posso estar grávida? Me ajude por favor!

    Resposta:
    Sim, pode ser gravidez, porém muitos outros diagnósticos também causam atraso menstrual!

    • Olá. Fiz uma cirurgia, depois fiz tratamento com o levofloxacino durante um mês, meu médico não informou que esse remédio podia diminuir o efeito, faz um mês que parei de tomar. Meu anticoncepcional é o desogestrel. Posso estar grávida?

      Resposta:
      Esse antibiótico não corta o efeito do anticoncepcional!

  13. Eu tomo a injeção depoprovera, só que tive que fazer um tratamento com amoxicilina, corro o risco de engravidar?

    Resposta:
    Não!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>