Antibiótico e anticoncepcional, quantos dias tenho que cuidar com camisinha?

Iniciei o cloridrato de ciprofloxacino para um tratamento de infecção urinária e toma anticoncepcional Yasmin e pretendo usar camisinha até o fim desta cartela de Yasmin que acabei de começar. Logo após esse período todo, posso voltar a ter relação sem o preservativo? Quantos realmente sou obrigada a cuidar com camisinha?

Quando dois remédios são utilizados ao mesmo tempo pode ocorrer, eventualmente e na dependência dos tipos de medicamentos tomados, interação entre os remédios que pode ser positiva (um aumenta o efeito do outro ou vice-versa) ou a interação pode ser negativa (um reduz o efeito do outro).

É de conhecimento médico que alguns remédios (inclusive alguns antibióticos, ou seja, não todos) podem reduzir a eficácia dos anticoncepcionais a ponto de haver risco de engravidar.

Quantos dias tenho que cuidar com camisinha?

Analisando do ponto de vista de que a possibilidade de redução da eficácia dos anticoncepcionais seja algo verdadeiro para o antibiótico que você está tomando (veja lista dos antibióticos e seus efeitos sobre os anticoncepcionais), deve-se usar camisinha ou não ter relações durante todo o período que toma o antibiótico e por pelo menos mais 7 dias depois de ter parado de tomar o antibiótico.

Importante: estudos mais recentes realizados nos últimos anos tem demonstrado que de uma maneira geral os antibióticos não causam interação com os anticoncepcionais a ponto de levar a um risco de gravidez, a única exceção é para a rifampicina; porém outros medicamentos (a minoria dos medicamentos) podem sim interferir com a eficácia dos anticoncepcionais. Pergunte sempre ao médico se o medicamento prescrito pode tem alguma interação com seu anticoncepcional.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *