Aumento da frequência urinária é sintoma de gravidez?

Hoje de manhã comecei a ir ao banheiro com frequência, sinto vontade de urinar de hora em hora e arde na hora que urino, pesquisei e vi que essa frequência urinária pode ser por causa de uma gravidez, fiquei muito assustada. Mas como eu tomo anticoncepcional corretamente, penso que não é gravidez.

Essa vontade de urinar toda hora pode ser só coisa da minha cabeça, como ansiedade ou algo a ver com o psicológico?  Porque cada vez que eu saio do banheiro, já fico pensando que vou ficar com vontade de novo. Isso pode mesmo ser por causa de uma gravidez?

Quando a gestação avança além do sexto mês e o útero atinge um determinado tamanho e começa a ocupar muito espaço que antes era ocupado pela bexiga, então a bexiga tem sua capacidade de armazenamento reduzida e exige que a mulher urina com uma frequência muito maior que antes, porém isso somente ocorre na gestação avançada.

No início de uma gravidez e principalmente na mulher não grávida, o aumento da frequência urinária é sintoma de infecção do trato urinário, principalmente associada com ardência para urinar. Podemos dizer sem nenhuma dúvida que aumento da frequência urinária não é um sintoma de gravidez. O sintoma de gravidez digno de atenção no início da gravidez é a ausência da menstruação.

Aumento da frequência urinária é sintoma de gravidez?

Não! Aumento de frequência urinária é um sintoma típico de infecção urinária e pode estar associado com urgência para urinar, dor e ardência ao urinar, sensação de micção incompleta (você termina de urinar e parece que ainda tem urina na bexiga), dor no baixo ventre e outros sintomas tipicamente presentes na infecção do trato urinário baixo. Se sua menstruação está atrasada e está tendo alterações na urina, então desconfie de gravidez (se não usa nenhum anticoncepcional), mas também desconfie que está com uma infecção urinária! Procure um médico!

3 thoughts on “Aumento da frequência urinária é sintoma de gravidez?

  1. anna

    Uso anticoncepcional continuo há 1 ano e emendei as cartelas há 3 meses, tive sintomas de infecção urinária essa semana, após alguns dias percebi um corrimento rosado e tive 2 vezes cólica (quase imperceptível). Tenho relações sem camisinha com meu namorado, porém todos os dias sem falta eu tomo meu anticoncepcional, variações de no máximo 2 ou 3 horas. o que pode ser? Estou assustada!

    Resposta:
    Bom gravidez não é! Pode ficar tranquila, pois tomando anticoncepcional não vai engravidar! Mas coo você mesma citou: tem sintomas de infecção e isso pode ser uma infecção, terá que ir ao médico!

    Reply
  2. Amanda

    Ola, tomo há quase 1 mês anticoncepcional e tive relação com camisinha e no dia seguinte senti umas cólicas e umas queimações na pelve, corro risco de engravidar?

    Resposta:
    Tomando anticoncepcional corretamente não engravida! Não há risco de engravidar!

    Reply
  3. Claudia

    Fome em excesso, aumento da frequência urinária, dores no baixo ventre e náuseas, podem ser sintomas de gravidez?

    Resposta:
    Podem sim, desde que a menstruação esteja atrasada, caso contrário não deve ser gravidez!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *