Ausência de gestação tópica com idade de 5 semanas ou mais…

eu fiz um exame e deu no laudo: ausência de gestação tópica com idade igual ou superior a cinco semanas… O que quer dizer?

Esta parte do resultado do exame de ultrassom transvaginal ou ultrassom pélvico feminino, parece um pouco confuso, porém é um resultado bastante comum e faz parte do resultado normal de um ultrassom de uma mulher que “provavelmente” não está grávida.

Para entender esse resultado vou analisar cada palavra em separado, vai parecer um pouco infantil, mas será bastante esclarecedor:

  • ausência: não presença ou não tem;
  • gestação: é o mesmo que gravidez;

Juntando as duas palavras até agora podemos ler: “não tem gravidez“.

Continuando:

  • gestação tópica: significa gestação no local correto de implantação, ou seja, gravidez dentro do útero;
  • idade superior ou igual a 5 semanas: isso se deve ao fato de que o ultrassom somente consegue mostrar uma gravidez que esteja ocorrendo há 5 semanas ou mais;

Juntando novamente podemos ler como: “não tem gravidez dentro do útero em idade que esse exame seja capaz de demostrar“. Em palavras simples: “não existe uma gravidez visível ao exame“. O ultrassom é incapaz de captar uma gravidez com menos de 5 semanas.

5 thoughts on “Ausência de gestação tópica com idade de 5 semanas ou mais…

  1. Jamile Cristina

    Fiz 2 exames betas Hgc, o primeiro deu positivo, dois dias depois fiz outro e deu negativo. Fiz a ultrassom pélvica. E pra minha surpresa: ” ausência de gravidez tópica com idade maior ou superior a quatro semanas ao ultrassom”
    Afinal em qual exame devo acreditar?

    Obs.: Perguntei a um clinico se isso poderia acontecer com os Betas, e ele disse que se fosse ao contrario sim… mas um falso positivo é bem difícil!

    Resposta:
    Provavelmente não está grávida! Opiniões subjetivas não tem muito valor! Aguarde mais 15 dias e faça um novo Beta-HCG, ou a critério do seu médico faça conforme ele orientou!

    Reply
  2. dayane

    Fiz uma ultrassonografia transvaginal e o resultado foi ausência de gestação tópica e queria saber como eu faço para descobrir se estou grávida?

    Resposta:
    Faça um exame de gravidez!

    Reply
  3. Angélica

    Olá, boa tarde. Fiz 2 testes de farmácia e os 2 deram positivos, depois fui ao médico e ele pediu uma ultrassom obstétrica inicial transvaginal que obteve o seguinte resultado: Útero aumentado de volume, contendo saco gestacional tópico, de contornos regulares, medindo DM=13,0mm. Embrião e vesícula vitelínica não visualizados. Conclusão: Gestação tópica com idade gestacional estimada em 5 semanas pelo DM do saco gestacional. Ufa!! O que diz tudo isso?

    Resposta:
    Significa a princípio que está grávida!

    Reply
  4. Jenifer Santos

    Eu fiz uma transvaginal e deu ausência de sinal de gestação tópica com mais de 4 semanas de ovulação e eu fiquei tão nervosa que nem perguntei o que significava, poderia me esclarecer?

    Resposta:
    “Significa que não há gravidez com 4 semanas ou mais.”

    Reply
  5. Joselma da Silva

    Eu fiz um exame de sangue beta-hcg e deu negativo.
    E na outra semana fiz um ultrassom vaginal e deu ausência sugestiva de imagem de gestação tópica acima de cinco semanas, isso significa que estou grávida?

    Resposta:
    Você tem dois bons exames dizendo que não está grávida!!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *