Ausência de gravidez tópica com idade igual ou superior a 5 semanas

O que significa a expressão: “Ausência de gravidez tópica com idade igual ou superior a 5 semanas“. Isto veio escrito no meu exame de ultrassom e gostaria de saber o que isso quer dizer?

A expressão acima é frequentemente encontrada em laudos de exames de ultrassom transvaginal, é colocada como rotina por alguns médicos, tendo em vista que a verificação da presença de uma gravidez é rotina no exame de ultrassom transvaginal. Para melhor elucidar todas as dúvidas vou explicar cada parte da frase de forma isolada, pode ficar um pouco “massante”, porém peço desculpas aos mais sabidos, pois quero que no final da postagem não restam dúvidas a respeito.

Ausência de gravidez:

Significa que não foi visualizada gravidez, isso quer dizer que ou a gravidez não existe (a paciente não está grávida) ou o exame não foi capaz de detectar uma gravidez existente (a paciente está grávida, mas o exame não mostrou), mais adiante vamos ver as situações em que isso pode ocorrer.

Gravidez tópica:

Gravidez tópica é toda a gravidez que está se desenvolvendo dentro do útero que é o lugar normal para que uma gravidez se instale e para que a gestação possa acontecer de uma forma normal o interior do útero é o local ideal. Então “ausência de gravidez tópica” quer dizer que não existe uma gravidez dentro do útero.

Idade igual ou superior a cinco semanas:

Cinco semanas é o tempo necessário para que uma gravidez em desenvolvimento seja capaz de aparecer no exame de ultrassom (sinais ultrassonográficos de gravidez). Antes de cinco semanas o feto e a placenta ainda não tem tamanho para aparecer no exame de ultrassom transvaginal.

Resumindo: “ausência de gestação tópica com idade igual ou superior a cinco semanas” significa que não foi visto gravidez durante a realização do exame.

Significa que não estou grávida?

Na verdade não! Significa que não foi visto nenhum sinal de gravidez!

Então posso estar grávida?

Sim! Por dois motivos: gravidez inicial (menor que 5 semanas) ou gravidez ectópica (gravidez fora do útero).

Qual a maior probabilidade? Grávida ou não grávida?

A maior probabilidade é de que não está grávida, principalmente se fez exame ou teste de gravidez e deu negativo no resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *