Benefícios do Arroz Integral

Arroz Integral e seus Benefícios para a Saúde

Os componentes do arroz integral estão relacionados a benefícios a saúde, como controle da glicemia (prevenção do diabetes e da obesidade), redução dos níveis séricos de lipídios (gorduras) além de redução da pressão arterial, doenças cardiovasculares entre outros benefícios.

O Arroz Integral é rico em amido (um tipo de carboidratos – são nossa principal fonte de energia) responsável por elevar a glicemia no sangue, o tipo de amido presente no Arroz Integral ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, assim como prevenção e tratamento do diabetes. Também é rico em alguns tipos de carboidratos polissacarídeos que não são digeridos e são mais conhecidos como “fibras alimentares”.

Os benefícios das fibras alimentares são melhora da constipação, controle da glicemia e ajudam a manter uma boa flora intestinal, melhorando o sistema imunológico, absorção e ativação de vitaminas e minerais.

O Arroz Integral contém proteínas com aminoácidos importantes para a saúde como aspartato, glutamato e lisina. Lipídeos como o ácido palmítico, Ácido oleico e linoleico estão presentes no Arroz Integral. Essas gorduras participam da síntese de hormônios e ajudam na redução no colesterol total e ao aumento do colesterol HDL (colesterol “bom”), auxiliando a prevenção de doenças cardiovasculares.

Sais Minerais e Vitaminas estão presentes no Arroz Integral em quantidades consideráveis, como o silício, fósforo, potássio e magnésio.  Vitaminas do complexo B e vitamina E são encontradas em maior concentração. Estas vitaminas encontradas no Arroz Integral colaboram a melhora da energia e ação antioxidante (antienvelhecimento, prevenção de câncer, entre outros). As vitaminas A, D e C, também estão presentes, porém em menor concentração. Outros compostos com propriedades antioxidantes também são encontrados no Arroz Integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *