Calcificação no Fígado

O que é calcificação no fígado?

Fiz um exame de tomografia do abdômen e no resultado diz que tenho uma calcificação no fígado, o que significa ter uma calcificação no fígado?

As calcificações hepáticas (termo médico para esses tipos de calcificações) são depósitos de cálcio em determinadas regiões do fígado, esse depósito de cálcio que ocorre geralmente decorre de um processo local que acaba atraindo o cálcio para esse local (geralmente processo de cicatrização). Isso nos leva a principal causa de calcificação no fígado: processo final de cicatrização de inflamações ou infecções anteriores (geralmente ocorridas há muitos anos atrás).

Além de aparecerem em tecidos lesados e cicatrizados decorrentes de inflamações e infecções, também pode aparecer calcificação em cistos hepáticos ou nódulos hepáticos (benignos) que degeneraram e calcificaram com o passar dos anos. Os casos de tumores malignos e cânceres, geralmente de origem metastática (origem em outro órgão do corpo), são as causas menos comuns de calcificação hepática.

 

3 thoughts on “Calcificação no Fígado

  1. Denise

    Bom dia fiz um exame de ultrassom e deu nódulo calcificado no figado, isto é grave? Ainda não levei o exame para o médico e estou morrendo de medo do que possa ser?

    Resposta:
    “Nódulos calcificados geralmente não significam nada além de um processo cicatricial já consolidado! Porém somente seu médico pode dar o diagnóstico (quando possível – esses nódulos podem ficar incógnitos)!”

    Reply
  2. Rosana Perreche

    Adorei a informação fiquei mais tranquila obrigada!

    Reply
  3. Maenilda

    Estou com calcificação no fígado e os médicos não estão levando a sério; deram o nome de cicatricial, e os médicos não estão dando importância, acham que foi uma inflamação e que curou e não procuram saber a causa está certo isso, pois estou com distensão abdominal muitas gases e a barriga crescendo, náusea, dor e mal estar, enfim um monte de coisas apesar de ter muito divertículos, como sou leiga não entendo nada então estou apelando para essa página para ver se alguém faz algo por mim pois estou desesperada!

    Resposta:
    caso tenha havido investigação sobre sua calcificação no fígado, você precisa acreditar no que os médicos estão falando porque é a verdade, caso você tivesse algo (que é o que você acreditar ter) eles – os médicos – teriam te contado, os médicos não escondem doenças, por pior que ela seja, se você tivesse algo eles teriam te contado, porém se continua não acreditando precisa procurar outro médico e mostrar os exames, solicitando, assim a tão famosa: segunda opinião médica!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *