Calculadora do Período Fértil – Passo 1

Calculadora do Período Fértil

Passo 1

Para calcular o período fértil com maior exatidão você deverá ter um calendário, papel e caneta e deverá saber quando foi a data da sua última menstruação, bem como ter um ideia da duração média dos seus ciclos menstruais.

O que é um ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é o período de tempo contado em dias que ocorre entre duas menstruações. A menstruação inicia e encerra um ciclo, ou seja, toda vez que a menstruação desce um ciclo termina e um novo ciclo menstrual se inicia.

Importante:

  • Primeiro dia do ciclo menstrual: é o dia em que a menstruação desce – não importa a hora do dia a quele dia em que a menstruação desceu é contado como primeiro dia da menstruação; caso a menstruação desça muito tarde da noite (depois das 22 horas) consideraremos como primeiro dia do ciclo o outro dia.

Exemplo: se a menstruação desceu as 23:00 do dia 10 de Abril vamos considerar como o dia 11 de Abril o primeiro dia do ciclo menstrual;

  • Último dia do ciclo menstrual: é o dia imediatamente anterior a data da descida da menstruação;

Exemplo: se a menstruação desceu no dia 19 de Agosto, então o dia 18 de agosto foi o último dia do ciclo anterior e 19 de Agosto já é o primeiro dia do novo ciclo;

  • Dias Férteis formam o Período Fértil que são os dias em que há maior probabilidade de gravidez, porém não significa que uma relação nestes dias sempre resultará em uma gravidez, as chances são maiores, porém nunca são de 100%.
  • Dias não Férteis formam o Período não Fértil que são os dias com a menor probabilidade de gravidez, porém isso não significa que ter relações nesses dias nunca vai engravidar, as chances são menores, porém nunca são de 0%.

Vamos ao calculo do período fértil:

Para calcular o período fértil precisamos que você responda a pergunta abaixo clicando na resposta certa para o seu caso…

Você usa algum tipo de anticoncepcional?

(entenda como anticoncepcional : pílula, injeção, adesivo e todo tipo de de anticoncepcional hormonal, inclusive o uso de pílula do dia seguinte nos últimos ciclos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *