Cefalexina corta o efeito do anticoncepcional?

Estou tomando o anticoncepcional Level e por causa de uma infecção urinária comecei a tomar o antibiótico cefalexina e fiquei na dúvida se cortava o efeito do anticoncepcional, eu não sei e agora estou preocupada porque tive relações varias vezes esse mês… Será que a cefalexina corta o efeito do anticoncepcional?

Cefalexina é um antibiótico do grupo dos Beta-lactâmicos, é uma cefalosporina de primeira geração. A cefalexina é utilizada nas infecções provocadas por bactérias susceptíveis, mais comumente usada nas infecções urinárias e infecções de pele (celulite), este remédio não tem ação contra os vírus. Também utilizada como antibiótico profilaxia durante cirurgias. A cefalexina é absorvida de forma rápida no trato gastro-intestinal. Atravessa a barreira placentária (chegando até o bebê) e aparece em pequenas doses no leite materno. Seu mecanismo de ação é por destruição da parede bacteriana. Um aspecto que nos interessa muito é as suas interações medicamentosas.

Interações Medicamentosas:

A cefalexina pode interagir com alguns anticoncepcionais a ponto de reduzir a sua eficiência anticoncepcional;

Cefalexina pode cortar o efeito do anticoncepcional?

Sim! Pode haver redução da eficiência dos anticoncepcionais quando utilizados com a cefalexina a ponto da mulher correr risco de engravidar, neste caso a mulher deve evitar ter relações ou usar preservativo. Esse efeito pode ocorrer para anticoncepcional oral (pílula), injeção, adesivo e pílula do dia seguinte. Porém esse efeito não ocorre em todas as pacientes e não ocorre para todos os tipos e marcas de anticoncepcionais.

9 thoughts on “Cefalexina corta o efeito do anticoncepcional?

  1. Ligia

    Comecei a usar Cefalexina ontem, gostaria de saber se a cefalexina interfere no anticoncepcional Tamisa 20?

    Resposta:
    Sim! Pode interferir sim!

    Reply
  2. Ingrid

    Olá, daqui 4 dias eu vou menstruar, porém tive uma relação sem proteção usando esse antibiótico, esse medicamento corta o efeito de Elani ciclo 21 comprimidos? Estou na dúvida se tomo a pílula do dia seguinte.

    Resposta:
    Antibióticos podem influenciar na eficiência dos anticoncepcionais, muitas vezes com redução da eficácia contraceptiva a ponto da mulher correr risco de gravidez.

    Reply
  3. Tha

    Eu tomo Diane 35 e hoje tive que começa fazer uso da cefalexina, pode corta efeito?

    Resposta:
    É possível, porém é um assunto controverso. Na dúvida o melhor é prevenir: não tenha relação por até 3 dias depois de parar de tomar a cefalexina ou use camisinha!

    Reply
  4. Julia

    Estou fazendo o tratamento com cefalexina e tomo o anticoncepcional Ciclo 21, ela cortará o efeito dele?

    Resposta:
    provavelmente não!

    Reply
  5. Morgana

    Olá! durante 15 dias fiz tratamento dentário com o antibiótico “Pen-Ve-Oral” (fenoximetilpenicilina potássica) menos de 5 dias depois de encerrar esse tratamento, me cortei com porcelana e tive que tomar por 7 dias Cefalexina. faz uns 15 que parei com a medicação. Hoje minha menstruação esta atrasada 6 dias, sendo que não tive relações desprotegidas. Gostaria de saber se esse atraso pode ser consequência do uso de algum desses medicamentos? Grata!!!

    Resposta:
    é possível!

    Reply
  6. Priscilla

    Olá eu tomo o anticoncepcional Mínima. Tive duas relações esses dias e estou tomando Cefalexina 500mg, tem uma semana que estou tomando o Cefalexina faço o uso a cada 6 horas. A Cefalexina pode cortar o efeito deste anticoncepcional? Corro risco de estar grávida?

    Resposta:
    Pode haver chance, porém a ocorrência de gravidez neste caso é rara. Não há total unanimidade em relação ao efeito da cefalexina sobre a eficácia dos anticoncepcionais!

    Reply
  7. ALine

    Olá, tomo o anticoncepcional Alestra 20, fiz o uso de cefalexina por 7 dias a cada 6 hs, depois do período de tratamento notei um leve sangramento contínuo como se fosse o final da menstruação (só uma borrinha bem clara), não parei de tomar o anticoncepcional, mas será que a eficácia dele foi alterada?

    Resposta:
    “a melhor resposta para o seu caso é: provavelmente não cortou o efeito do anticoncepcional e provavelmente a eficácia não foi alterada.”

    Reply
  8. Caroline

    Obrigada por esclarecer dúvidas. Mas e o anticoncepcional Selene? A cefalexina pode interfirir?

    Resposta:
    sim!

    Reply
    1. Lola

      Cefalexina interfere no anticoncepcional Microvlar?

      Resposta:
      talvez, não há como afirmar com precisão, a maioria dos médicos acredita que não, porém é possível e essa hipótese não pode ser descartada.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *