Ciprofloxacino corta o efeito do anticoncepcional?

Eu tomo o anticoncepcional Level e tomei por 5 dias o Ciprofloxacino e durante esse tempo estava usando a camisinha! Parei o antibiótico e 1 semana depois tive relação, só que desta vez não usei camisinha. Será que devo tomar a pílula do dia seguinte? Ciprofloxacino corta o efeito do anticoncepcional, pois quando comecei a tomar o ciprofloxacino tive um pequeno sangramento, desceu 2 dias bem pouquinho… Será que corro risco de engravidar?

A Ciprofloxacina é um antibiótico do grupo das quinolonas, mais comumente indicado para uso em infecções do trato urinário, infecções da próstatadoenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e infecções de pele. É um antibiótico que pode apresentar muitos efeitos colaterais e seu uso deve ser feito com indicação precisa e quando os benefícios superam os riscos do seu uso. Não deve ser utilizado na gravidez (primeiro trimestre absolutamente proibido).

As quinolonas são um grupo de antibióticos que, até algum tempo, acreditava-se que podiam interagir com o anticoncepcional a ponto de reduzir sua eficácia no combate a gravidez, desta forma este era um antibiótico que estava na lista no grupo de remédios que podem cortar o efeito dos anticoncepcionais.

Importante: estudos científicos de universidades conceituadas têm demostrado que o antibiótico Ciprofloxacino e seus “primos”: Norfloxacino e Levofloxacino e a maioria dos antibióticos não interferem com os anticoncepcionais e não cortam os seus efeitos, então desta forma todo o temor em relação aos antibióticos deve ser deixado para trás e as mulheres podem ficar tranquilas que o Cloridrato de Ciprofloxacino não corta o efeito do anticoncepcional!

Ciprofloxacino corta o efeito do anticoncepcional?

Não ou Provavelmente não! Respondo desta forma porque estudos demostraram que Ciprofloxacino não corta o efeito do anticoncepcional, porém isso não é consenso entre todos os médicos, porque anteriormente acreditava-se que a ciprofloxacina cortava o efeito das anticoncepcionais, desta forma para efeitos de garantir a proteção da mulher contra uma gravidez indesejada, siga as orientações do seu médico, consideramos aqui no site o ciprofloxacino, ainda como capaz de cortar o efeito do anticoncepcional (pílula, injeção, adesivo e pílula do dia seguinte), porém esta postagem logo deverá ser reescrita dizendo o contrário.

Tomar somente um comprimido de ciprofloxacino corre risco de engravidar?

Não!

Tomar somente alguns comprimidos de ciprofloxacino corre risco de engravidar?

Provavelmente não!

O que fazer, eu tomo anticoncepcional e tenho que tomar ciprofloxacino?

Há tempos a orientação neste caso é de que devia-se usar preservativo nos dias em que está tomando ciprofloxacino e nos 7 dias posteriores ao término do tratamento com esse antibiótico, porém estudos recentes demonstraram que isso é desnecessário por não haver risco de engravidar.

Quando a relação pode ser de risco para gravidez?

Relação antes de tomar o antibiótico não oferece nenhum risco, pode haver risco na relações que ocorrem durante o período em que toma o antibiótico e relações até 7 dias depois de parar o tratamento com o antibiótico.

Quantos dias tenho que cuidar com camisinha? Em quantos dias volto a estar protegida?

Analisando do ponto de vista de que a possibilidade de redução da eficácia dos anticoncepcionais seja algo verdadeiro para este antibiótico, deve-se usar camisinha ou não ter relações durante todo o período que toma o antibiótico e por pelo menos mais 7 dias depois de ter parado de tomar o antibiótico. Ou seja, após terminar o tratamento com o antibiótico e tomando anticoncepcional regularmente, volta a estar protegida em cerca de 7 dias!

Devo parar a cartela do anticoncepcional?

Parar a cartela do anticoncepcional é sempre uma péssima ideia! Parar a cartela somente serve para criar um risco de engravidar. Somente pare seu anticoncepcional se for orientada pelo seu médico para fazer isso. Se tiver que parar a cartela do anticoncepcional – até que as coisas voltem ao normal – somente há duas coisas a fazer para ter certeza de que não vai engravidar: usar camisinha ou não ter relações sexuais!

Devo tomar a pílula do dia seguinte?

A legislação brasileira não permite que prescrição de medicamentos sejam feitas pela internet, então somente o médico no consultório pode responder a essa questão. A decisão fica por sua conta! Evite a auto medicação! O risco de engravidar é muito baixo (se é que existe risco – já que isso ainda é controverso). Usar a pílula do dia seguinte quando já usa anticoncepcional não é muito indicado, pois aumenta os risco de efeitos colaterais.

Leia também:

25 thoughts on “Ciprofloxacino corta o efeito do anticoncepcional?

  1. Dalva

    Tomei a cartela toda e assim que acabou comecei a toma o ciprofloxanino por 7 dias e durante nesse intervalo de 7 dias tive relação com meu marido sem camisinha será que é possível que estou grávida?

    Resposta:
    Não tem risco de engravidar!

    Reply
  2. Aline

    Tive relação desprotegida em todo o período fértil e após 3 dias apresentei infecção urinária. Posso ter engravidado nesse período. Estou com muito desconforto e dor ao urinar além de estar com dor no baixo ventre. Posso tomar ciprofloxacino? Ou terei que tomar outro antibiótico na dúvida de estar grávida? Minha médica está viajando e não consigo falar com ela. Porém, não dá pra esperá-la chegar por causa da dor.

    Resposta:
    Pode ter engravidado sim e se estiver grávida não é indicado que tome ciprofloxacino!

    Reply
  3. Thais

    Olá, tomo anticoncepcional e tive relação sexual sem camisinha no domingo, porém estou achando que estou com infecção urinária, e provavelmente terei que tomar algum antibiótico. Se eu comecar a tomar hoje (terca-feira) tem algum risco de cortar o efeito da relação sem camisinha anteriormente?

    Resposta:
    Não!

    Reply
  4. Luana

    Doutor tomei o antibiótico devido uma infecção na urina mas descobri que a infecção era devida uma gravidez, meu bebê corre algum risco?

    Resposta:
    “Provavelmente não!”

    Reply
  5. Francyelle

    O que acontece se eu toma o ciprofloxacino grávida?

    Resposta:
    Se tomado no início da gestação pode provocar mal formação fetal!

    Reply
  6. Francyelle

    O ciprofloxacino para de fazer efeito em quanto tempo?

    Resposta:
    “Até 7 dias depois de parar de tomar o antibiótico!”

    Reply
  7. Francyelle

    Seguinte: estou tomando o remédio ciprofloxacino há 6 dias e estou com medo de ter relações sexuais e ficar grávida, sendo que eu não parei de toma o anticoncepcional durante o período de tratamento e continuo tomando só quero saber se posso ter relações tranquilamente (sem preservativo) e (com preservativo)!

    Resposta:
    “Use camisinha!”

    Reply
  8. Cristilene Ferreira De Ramos

    Ola eu tomei o antibiótico ciprofloxacino por 10 dias comecei no dia 7 e parei no dia 16 e no dia 18 tive relação desprotegida com ejaculação dentro e no mesmo dia 18 tomei pilula do dia seguinte posso correr o risco de engravidar?Por favor me ajude.

    Resposta:
    Sim!

    Reply
  9. Barbara Estefane Ferreira Matos

    Olá, estou com uma dúvida, tem 5 dias que estou tomando meu anticoncepcional, ai me deu infecção de urina o médico me passou ciprofloxacino para tomar, no 6 dia de anticoncepcional tomei primeiro o medicamento que o médico me passou antes do anticoncepcional. A minha pergunta é: Tem algum problema se eu tomar meu anticoncepcional depois? Se não tem nenhum problema, em quanto tempo depois posso tomar meu anticoncepcional?

    Resposta:
    “Não há relação entre o horário de tomar os dois medicamentos, não importa tomar antes ou depois do anticoncepcional!”

    Reply
  10. Danielle

    Há 3 meses estava emendando o anticoncepcional yasmin, sem tempo de pausa. Logo depois adquiri uma infecção urinaria que foi tratada com ciprofloxacino mas ela voltou 1 semana depois e foi tratada com levofloxacino, durante esse período eu tomei anticoncepcional yasmin e fiz sexo com camisinha.Antes de terminar a cartela do yasmin começou a sangrar um pouco manchando a calcinha. Ai terminei a cartela direitinho e resolvi dar o tempo de pausa de 7 dias e comecei uma nova, tomei 13 comprimidos sempre usando camisinha no sexo mas no decimo quarto dia de anticoncepcional eu fiz sexo sem proteção mas sem ejaculação dentro, corro risco de gravidez?

    Resposta:
    “Provavelmente não!”

    Reply
  11. Beatriz

    Um dia antes de ficar menstruada (no 26 comprimido da cartela do qlaria) por conta de uma otite externa, tomei o otociriax, que contem ciprofloxacino na fórmula,via ontológica (dentro do ouvido).

    Há alguma necessidade de utilizar um métodos adicional na próxima cartela? Ha chances de gravidez?

    Como o remédio não é via oral, imagino que não, mas é sempre bom confirmar.

    Resposta:
    “Não há risco de gravidez quando o antibiótico é de uso tópico!”

    Reply
  12. Maria

    Olá, hoje de manhã foi o meu último dia que tomei o ciprofloxacino e tive uma relação sem camisinha. Tomo corretamente o anticoncepcional e hoje tomei a pílula do dia seguinte… Tenho chances de engravidar?

    Resposta:
    Provavelmente não!

    Reply
  13. Tatianne

    Bom, gostaria de saber o seguinte… Vou começar a tomar o antibiótico cloridrato de ciprofloxacino hoje, tive relação sexual ontem sem proteção, porem não houve ejaculação la dentro, tem algum perigo? Próximas relações devo usar camisinha? O medico me disse que nao tem perigo. Porém vi na internet muitos sites falando ao contrario estou na dúvida… Obrigada!

    Resposta:
    Na dúvida se proteja com camisinha e fique tranquila!

    Reply
  14. Jaqueline

    Estou tomando o antibiótico cloridrato de ciprofloxacino para combater uma infecção urinária. Tomo o anticoncepcional selene, mas durante o tratamento tive relações com meu namorado (usamos camisinha). Estou sentindo enjoos e desconforto abdominal, posso estar grávida? Estou desesperada, tenho sentido até pontadas no seio esquerdo.

    Resposta:
    Pelo que relatou, provavelmente não está grávida, mas para ter certeza somente fazendo um exame de gravidez!

    Reply
  15. Ana

    Tomei 1 comprimido de cloridrato de ciprofloxacino, tive relação horas antes de tomar, depois disso tive relações somente com camisinha. Tomo injetável Mesygina corro risco de engravidar?

    Resposta:
    Não há risco de engravidar por causa da ingestão de 1 comprimido de ciprofloxacino!

    Reply
  16. Marília

    Ola tomei antibiótico por 10 dias e me preveni nesse tempo, e nao parei o anticoncepcional, tive escape de 4 dias e na pausa não menstruei. Comecei nova cartela e fiz relação sem prevenção corro risco de engravidar? Obrigada!

    Resposta:
    Provavelmente não!

    Reply
  17. Gilcia

    Tomo anticoncepcional e comecei a tomar o ciprofloxacino há 5 dias. Hoje tive relação sexual sem proteção. Estou tomando meu anticoncepcional e ele acaba em 2 dias. Posso estar correndo risco de gravidez?

    Resposta:
    é possível sim estar correndo um pequeno risco, porém há muitas controversas, alguns afirmam que a ciprofloxacino pode cortar o efeito do anticoncepcional e outros afirmam que não!

    Reply
  18. Caroline

    Olá Dr, tive uma virose e precisei tomar o ciprofloxacino, comecei no dia 7/3 e nesse mesmo dia estava menstruada, ou seja, num período de pausa do Yasmin. No dia 10/ 03 voltei a tomar o Yasmin normalmente em paralelo com o antibiótico. Parei o antibiótico na quinta dia 13/03 e de sexta para o sábado tive relações sexuais sem proteção, posso estar grávida?

    Resposta:
    “provavelmente não!”

    Reply
  19. Patricia

    Tive relação sexual sem camisinha, porém tomei a pílula do dia seguinte, após a segunda dose da pílula, passada algumas horas tomei o ciprofloxacino. Isso pode ocorrer uma gravidez? Pode ter cortado o efeito da pílula, mesmo sendo tomada após algumas horas?

    Resposta:
    dificilmente vai ocorrer uma interação capaz de reduzir o efeito da pílula do dia seguinte, porém é sempre importante lembrar que a pílula do dia seguinte não é 100% eficaz.

    Reply
  20. Gabriela

    Tenho que tomar ciprofloxacino por 14 dias indicado pelo medico cirurgião devido a uma cirurgia estetica que fiz. Continuei tomando a pílula normalmente, no entanto no oitavo dia do uso do ciprofloxacino tive um sangramento normal como se fosse a menstruação mesmo. Sendo que para a pausa do anticoncepcional faltava muitos dias.

    Imaginei que tenha cortado o efeito da pílula, mas não deixei de toma-las.
    Posso considerar isso? Normal ou não?

    Resposta:
    sangramentos em ginecologia são comuns e fazem parte da vida da mulher, quando são únicos, pequenos e isolados não devem ser levados em consideração… esqueça, somente se preocupe se isso voltar a acontecer de forma frequente ou ininterrupta!

    Reply
  21. Joana

    Comecei a cartela da pílula Diane 35 e o ciprofloxacino a 3 dias e tive relações sexual todos os dias com ejaculação interna, o que faço?
    Tomo uma pílula do dia seguinte ou continuo tomando a pilula e me protejo daqui pra frente?
    E quanto a utilização de álcool em boas quantidades mas 1 vez por semana?

    Resposta:
    tome normalmente a sua cartela de anticoncepcional (parar nunca é a melhor escolha, só piora a situação) e fique tranquila, use camisinha durante o uso do antibiótico e nos 7 dias subsequentes ao parar de tomar o antibiótico. Em relação ao acontecido (já teve relação sem camisinha: o que já foi, já foi, não tem mais jeito não). Bebidas alcoólicas não interferem com a eficácia do anticoncepcional.

    Reply
  22. Maria

    Tomei o cloridrato de ciprofloxacino por sete dias, parei o remédio na quinta-feira. Enquanto tomei o remédio estava na pausa do meu anticoncepcional e estava menstruada, assim não fiz relação sexual enquanto tomava o antibiótico. Voltei a tomar o anticoncepcional na sexta-feira, um dia depois de ter parado de tomar o cloridrato de ciprofloxacino, mas no domingo tive relação sexual sem camisinha, apenas tomando o Yaz, meu anticoncepcional. Corro algum risco de engravidar? Posso contornar isso? Tomar pílula do dia seguinte, sei lá…

    Resposta:
    raramente uma gravidez poderia ocorrer no seu caso.

    Reply
  23. Alyne

    Como eu disse, tomei cloridrato de ciprofloxacino por 4 dias. No 5 dia tive relação sexual desprotegida, mas sem ejaculação dentro. No domingo dia 13 tive novamente relação sexual desprotegida, mas sem ejaculação dentro. Hoje de manhã é pra minha menstruação vir, eu paro de tomar o anticoncepcional sempre na quinta, e na segunda de manhã ela vem, mas até agora nada, sinto dores musculares na barriga, mas nada de menstruação. Estou desesperada, muito preocupada. Será que estou grávida? Obrigada!

    Resposta:
    … provavelmente não!

    Reply
  24. Alyne

    Tomei ciprofloxacino por 4 dias. No 5 dia tive relação sexual desprotegida, mas sem ejaculação dentro. Posso estar grávida? Estou muito preocupada! Obrigada.

    Resposta:
    provavelmente não, porém a unica maneira de saber é fazendo um exame de gravidez que somente é indicado em casos de atraso da menstruação ou solicitado a critério do seu médico! As chances de você engravidar são muito pequenas!

    Reply
  25. Roberta Rodrigues

    Tomei ciprofloxacino por 14 dias para combater uma infecção, porém continuei tomando Diclin. Uma semana depois do tratamento, voltei a sentir dores e tomei por três dias o ciprofloxacino. Não tive relação sem camisinha nesse período. O problema é que umas semana, ele colocou a “pontinha” do pênis na minha vagina ( as minhas regras tinham ido embora e já estava no terceiro dia da pílula) e uma semana depois meus seios ficaram muito inchados, como ainda estão (já se passaram duas semanas). Posso estar grávida?

    Resposta:
    a única maneira de ter certeza é fazendo um exame de gravidez, porém pelo que você contou as chances de uma gravidez são próximas de zero, ou seja, você provavelmente não está grávida!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *