Cisto Simples

Recebi o resultado do meu exame e está escrito assim: presença de cisto simples em ovário esquerdo. Será que poderei engravidar com esse cisto? será necessário fazer cirurgia?

Dentre os vários tipos de cistos, os cistos simples, como o próprio nome já diz, são os cistos comuns e encontrados em vários órgãos: ovários, tireoide, mamas, fígado e rins por exemplo. Quase todos os órgão do nosso corpo podem aparecer cistos. Cistos são formações que popularmente são confundidas com tumores e muitas vezes são confundidos com câncer. A grande maioria dos cistos simples são benignos.

O que é cisto?

O cisto é um tipo de formação bastante peculiar que compreende uma cápsula que envolve um conteúdo geralmente líquido (ou gelatinosos), em alguns casos o cisto pode conter mais de uma cavidade ou câmara (cisto septado) ou pode ter um conteúdo formado por líquido e outros tecidos mais densos (cisto complexo).

O que é um cisto simples?

O cisto simples é aquele que tem a formação mais simples que existe – uma única cápsula envolvendo um conteúdo líquido ou semi-líquido, este tipo de cisto é na maioria das vezes benigno e pode ser funcional como no caso dos cistos simples dos ovários (faz parte do funcionamento normal – ovulação) ou podem ser cistos relacionados com condições clínicas.

Causas do Cisto Simples:

As causas dos cistos simples dependem do órgão em que o cisto apareceu, por exemplo, no caso de um cisto simples no ovário direito ou no ovário esquerdo, a causa é geralmente funcional decorrente de ações hormonais. Cistos simples de rim não tem causa definida na maioria das vezes. Cistos simples de tireoide estão quase sempre associados com doenças da tireoide.

Sintomas dos Cistos Simples:

Cistos simples não costumam ter sintomas, porém tudo depende da localização, do órgão envolvido, da causa do cisto, porém os sintomas tendem a ser diretamente proporcionais ao tamanho do cisto.

Tratamento de Cisto Simples:

O tratamento assim como os sintomas vão depender do órgão e das causas do cisto ou cistos.

Cisto Simples tem que operar (fazer cirurgia)?

Como já dito anteriormente tudo depende do órgão e da causa:

  • Ovários:

Cisto ovariano simples geralmente não há necessidade de operar, cistos pequenos apenas faz-se controle regular com ultrassom e tratamento (conforme avaliação médica; somente a cirurgia é indicada em cistos grandes ou em caso de rompimento (emergência médica);

  • Rim:

Cisto renal simples geralmente não precisa operar apenas acompanhamento médico regular para controle;

  • Tireoide:

Cisto tiroideo simples dependem de uma avaliação médica mais invasiva para decidir sobre a necessidade de cirurgia (punção aspirativa e ultrassom);

  • Útero:

Cisto uterino raramente há necessidade de cirurgia;

  • Mama:

Cisto mamário simples na maioria das vezes a cirurgia não é indicada, porém uma avaliação médica mais invasiva pode ser necessária (punção aspirativa), o tamanho e os sintomas dos cistos de mama, podem também definir o tratamento;

  • Fígado:

Cisto hepático simples na maior parte das vezes apenas se faz controle periódico com ultrassonografia.

Quem tem cisto simples no ovário pode engravidar?

Cistos simples de ovário podem ou não ter relação com dificuldade de engravidar, cistos simples único ou poucos cistos pequenos, geralmente não tem relação com infertilidade, porém no caso de policistos ou micropolicistos pode sim existir dificuldade para engravidar desde que seja averiguada a existência da SOP – Síndrome dos Ovários Policisticos.

Cisto Simples pode ser câncer?

Como já dito anteriormente, a maioria são benignos, raramente cistos simples indicam câncer.

One thought on “Cisto Simples

  1. Lorraine

    Foi muito útil, tirou uma grande dúvida!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *