Começar a cartela atrasada corta o efeito do anticoncepcional?

Eu estou tomando anticoncepcional (pílula Ciclo 21) há mais de 5 meses e tomo sempre bem certinho, só que esse mês fiz uma viagem a acabei confusa e esqueci de tomar o anticoncepcional no dia certo, na verdade eu estava na pausa e esqueci de voltar a tomar e acabei tomando a primeira pílula um dia depois do normal, no mesmo horário de sempre, então comecei a carta do meu anticoncepcional atrasada 1 dia. Começar a cartela com atraso corta o efeito do anticoncepcional?

Atualmente já é sabido que a pílula anticoncepcional apresenta uma alta eficácia no combate a gravidez como método isolado ou com associação com o uso da camisinha (ideal porque também protege contra doenças venéreas), sua eficácia é próxima de 100% quando usada corretamente.

Porém, a eficiência da pílula depende de tomar de forma correta:

  • Tomar todos os dias no mesmo horário (pequenas variações de até 1 hora não tem importância);
  • Nunca esquecer de tomar;
  • Nunca interromper a cartela;
  • Iniciar a cartela no dia certo (primeira cartela no dia que a menstruação desce e as outras cartelas depende do número de dias da pausa);
  • Fazer a pausa corretamente.

Não iniciar a tomada da pílula no dia certo, ou seja fazer uma pausa maior do que o normal é uma situação que reduz a eficácia da pílula e cria um risco de gravidez, principalmente porque o início da cartela e o final da cartela são os momentos de maior risco de gravidez quando se esquece de tomar a pílula ou não se toma corretamente.

Quanto maior o número de dias que se inicia a nova cartela da pílula de forma atrasada maiores são as chances de gravidez:

  • Atrasar 1 dia tem um risco pequeno;
  • Atrasar 2 dias tem um risco médio;
  • Atrasar 3 dias tem um risco alto;
  • Atrasar 4 dias ou mais tem um risco altíssimo.

Começar a cartela com atraso corta o efeito do anticoncepcional?

Sim! A pilula protege a mulher durante os dias que toma o anticoncepcional e também durante os dias que não toma (pausa), porém atrasar o início da nova cartela aumenta o risco de gravidez porque reduz a eficácia contraceptiva da pílula.

O que fazer se esqueci de começar a cartela no dia certo? O que fazer quando comecei a cartela do anticoncepcional atrasada?

Deve tomar os mesmos procedimentos de como se fosse a primeira cartela, ou seja, não deve ter relação nesse mês ou usar camisinha em todas as relações desse mês; pilula do dia seguinte não é indicada, aumenta o risco de problemas relacionados ao seu uso.

Leia também:

 

27 thoughts on “Começar a cartela atrasada corta o efeito do anticoncepcional?

  1. Yasmim

    Deveria começar no 7 dia a cartela e comecei no 8, tomo anticoncepcional há 3 meses. Posso usar camisinha nos 7 primeiros dias e depois usar sem camisinha, corro risco de engravidar? Ou devo usar camisinha o mês inteiro?

    Resposta:
    O melhor é não esquecer de tomar certo! Usar camisinha nos 7 primeiros dias já resolve!

    Reply
  2. Mari

    Boa tarde. Tomo a Molieri, e dei a pausa, numa sexta feira teria que voltar a tomar, porem esqueci e voltei a tomar domingo, tomei 3 comprimido que são dos dias que esqueci, quais são os riscos?

    Resposta:
    Terá que usar camisinha por 10 dias, depois disso não haverá mais risco de engravidar!

    Reply
  3. Larissa

    Voltei a tomar o anticoncepcional na sexta e no sábado atrasei por 3 hrs e tive relações sexuais sem camisinha na outra sexta, corro o risco de engravidar MSM tendo tomado corretamente o resto da semana? E já uso o anticoncepcional há meses e raramente me atraso ou esqueço!

    Resposta:
    Não há risco por causa de um atraso de apenas 3 horas, o risco existe apenas para atrasos com 12 horas ou mais!

    Reply
  4. Ketlen Oliveira

    Ola, queria saber se depois que tomei uma cartela errada depois da pausa no 8 dia devo ter que tomar a outra cartela que começar nos dias que tomava anteriores nos dias certos ou tenho que tomar após que acabar a cartela que tomei errado tomar em sequencia a esta errada?

    Resposta:
    Comece a tomar assim que menstruar e use camisinha nos primeiros dias, cuidado dessa vez, tome certo!

    Reply
  5. Ariana

    Oi tomo ciclo 21 há uns 5 anos estava querendo engravidar terminei a última cartela fiz a pausa ela desceu e não iniciei outra cartela. Só a acostumei com o fluxo menor por causa do anticoncepcional e sem ele meu fluxo é mais. Tinha que ter iniciado outra cartela esse domingo. Se eu quiser volta a tomar anticoncepcional como faço tenho que toma todos atrasados?

    Resposta:
    Pode começar agora e terá que usar camisinha todo esse primeiro mês, pois somente estará protegida na próxima cartela (tomar os comprimidos atrasados não vai servir para nada, terá que usar camisinha do mesmo jeito)!

    Reply
  6. Kel

    Olá tomo o level a seis meses, sempre certinho. Minha pausa era até dia 30/06 mas me confundi e só comecei a tomar no dia 2/07. E o melhor é que tive relação no dia que esqueci de tomar. Hoje me dei conta e resolvi parar até que venha a menstruação. Tem possibilidades de engravidar?

    Resposta:
    Sim, existe uma pequena chance! Terá que usar camisinha nas próximas duas semanas! Parar a cartela foi um erro ainda maior do que ter esquecido de começar a nova cartela, pois isso somente serve para aumentar a chances de engravidar!

    Reply
  7. Maria

    Eu tomo o Selene a anos já, mas era pra mim ter começado a 2 semanas atrás a minha nova cartela, nessa semana eu tive relações e tomei pilula do dia seguinte, eu devo começar uma nova cartela agora ou ficar esse mês sem tomar? Help

    Resposta:
    Se parou de tomar então deve começar do zero novamente, isso significa esperar a menstruação descer e então no primeiro dia da menstruação voltar a tomar! Isso serve para você ter certeza que não está grávida e seguir o ritmo normal do seu ciclo

    Reply
  8. Ju

    Sempre tomei certinho. Na última cartela dei pausa de 7 dias, normal. Ao iniciar a nova cartela, quis mudar de horário, então acabei atrasando 16 horas do horário habitual. Já tive relação. É possível uma gravidez?

    Resposta:
    Não!

    Reply
  9. Sol

    Dei a pausa e esqueci de voltar a tomar no dia certo, atrasei 3 dia, posso engravidar?

    Resposta:
    Sim!

    Reply
  10. Bruna

    Olá, eu deveria ter começado minha cartela numa sexta feira, e comecei no sábado. Mas tomei, no sábado, OS DOIS COMPRIMIDOS DE VEZ, que foi o que a ginecologista tinha aconselhado fazer quando eu esquecesse.
    Na segunda feira eu tive relação com meu parceiro, mas ele não gozou dentro e meu período fértil só começa daqui a 5 dias.
    Eu posso ter engravidado dessa relação na segunda feira?
    Obrigada.

    Resposta:
    Existe sim ma pequena chance de gravidez, porém o mais provável é que você não engravidou nessa relação porque as chances de engravidar são realmente muito pequenas!

    Reply
  11. Ana

    Olá,
    Tomo Diminut há 3 anos, porém na ultima cartela esqueci de tomar no horário certo e tomei 13 horas depois, fiz relação sem camisinha dois dias após o atraso. Há risco de engravidar?

    Resposta:
    Muito pequeno o risco!

    Reply
  12. Renata

    Olá, tomo o anticoncepcional Tantin e ele não possui pausa, porém atrasei 12h e 5 minutos para iniciar a nova cartela, na bula diz que se pode atrasar no máximo 12h, corro risco de engravidar? Em quanto tempo vou estar devidamente protegida?

    Resposta:
    12 horas ou 12 horas e 5 minutos é a mesma coisa! Fique tranquila! Se estiver muito preocupada, use camisinha por 7 dias!

    Reply
  13. Evanizia

    Tomo o anticoncepcional há 1 ano, quando tem algum problema MESMO!
    E ele também só contem 0,03g tem algum problema de engravida ou faz a mesma eficacia de qualquer outro que possui mais gramas?

    Resposta:
    Todo anticoncepcional tomado corretamente é eficiente! Você pode tomar o tempo que quiser! ou o tempo estipulado pelo seu médico!

    Reply
  14. Karyne

    Boa tarde! Dei a pausa de 7 dias e acabei esquecendo de tomar ontem que era o 8º dia, sendo que tomo sempre as 23:00. Assim, acordei hoje e me recordei, tomei o remédio em torno de 11:20. Ainda estou menstruando! Tenho que utilizar o método de barreira? Ou não corro riscos? Obrigada!

    Resposta:
    Provavelmente não deve haver risco de engravidar!

    Reply
  15. Maria

    Tomo anticoncepcional há uns dois anos sempre tomei certinho. Esse mês não sei onde estava com a cabeça acabei de tomar a cartela no sábado e domingo já comecei outra sem dar o intervalo. O que fazer: continuo a cartela ou espero a menstruação vir e iniciar outra cartela? Eu corro risco de engravidar?

    Resposta:
    Você decide: todas as duas opções são possíveis, não há risco de engravidar por emendar a cartela!

    Reply
  16. Carol

    Olá. Eu tomo anticoncepcional a 10 meses, mas Mês passado eu comecei a tomar o anticoncepcional com dois dias de atraso,e não tive nenhum tipo de relação sexual. Esse mês comecei a tomar o anticoncepcional no dia certo, no horário certo, mas tive relação sexual sem proteção e meu namorado gozou dentro…
    Há algum risco de gravidez? Estou um pouco preocupada e insegura :(

    Resposta:
    Não!

    Reply
  17. Fani

    Olá. Tomo anticoncepcional faz 5 meses. Tive relação no último dia da pausa, porém, tive um atraso de 12h para iniciar a nova cartela. Corro risco de engravidar? Deveria ter tomado a pílula do dia seguinte?

    Resposta:
    Não há risco de engravidar!

    Reply
  18. Renata

    Olá! tomei anticoncepcional por um mês sempre no mesmo horário, porém ao iniciar a segunda cartela eu atrasei 9 horas pra tomar a primeira pílula, mas prossegui tomando no horário certo, porém, 3 dias depois desse atraso eu tive relações sexuais sem camisinha, corro risco?

    Resposta:
    Não!

    Reply
  19. Lu

    Sou virgem, nunca tomei anticoncepcional. Minha médica me orientou a começar a tomá-lo no oitavo dia após o início da menstruação hoje, porém li na bula que deveria ter iniciado no primeiro dia do ciclo. Estava pretendendo ter relações no final do mês. A partir de quanto tempo estarei realmente protegida?

    Resposta:
    Começando desta forma que não é a mais correta estará 100% protegida a partir da segunda cartela, então este mês terá que usar camisinha!

    Reply
  20. Le

    Olá! Tomo o anti sempre certinho, mas esse mês me confundi e acabei dando 5 dias de pausa ao invés de 4. Sendo que tive relações nos dias 10 e 11, e voltei a tomar o anti no dia 18, corro algum risco?

    Resposta:
    Sempre há um pequeno risco de engravidar quando começa a cartela 1 dia depois do dia correto!

    Reply
    1. Ágatha

      Tenho 23 anos de idade e tomo pílula anticoncepcional há mais de 1 ano, sempre com muita disciplina. Nesse mês, acidentalmente, comecei a cartela com 1 dia de atraso e tive relação sexual desprotegida 7 dias depois do início da cartela (há 5 dias atrás). Hoje senti meus seios doloridos, o que não é comum. Quais as minhas chances de estar grávida?

      Resposta:
      Muito pequena a chance de estar grávida!

      Reply
      1. Ágatha

        Dúvida: O fato de ter começado a cartela com 1 dia de atraso conta como 1 pílula esquecida?

        Resposta:
        “Sim! Esquecimento no início da cartela é maior o risco de engravidar!”

        Reply
  21. Claudia

    Tomo Mercilon Conti. Essa pílula tem um ciclo de 28 dias, não havendo assim interrupção mas ha menstruação. Atrasei 12 horas e meia a tomar a primeira pílula da nova cartela e tive relação sexual na semana anterior ao esquecimento. As chances de eu estar gravida são grandes?

    Resposta:
    Não há chance de engravidar!

    Reply
  22. Catarina

    Olá! Tem um mês que comecei a tomar anticoncepcional, e atrasei alguns dias a nova cartela. Para começar a tomar novamente vou ter que esperar a minha menstruação descer? O meu atraso está de 4 dias. E depois de quanto tempo vou poder ter relações sem o uso de preservativo?

    Resposta:
    “Se tiver certeza que não está grávida poderá iniciar já e terá que cuidar durante todo esta cartela, como se fsse a primeira novamente!”

    Reply
  23. Gabriela

    Olá! Tenho uma dúvida. Tomo o anticoncepcional Yasmin há mais de um ano, porém, este mês fiz uma pausa de 8 dias ao invés de 7 (início cartela: 4/09) e tive uma relação sexual sem proteção no dia 6/09. Tomei a pílula do dia seguinte (Pilem) 10 horas após a relação sexual e continuo tomando a pílula anticoncepcional Yasmin normalmente.
    Gostaria de saber se corro o risco de uma gravidez? Obrigada!

    Resposta:
    Se usar camisinha nos próximos 7 dias praticamente não haverá risco, porém sempre há um pequeno risco!

    Reply
  24. Natani

    Boa tarde! Faço uso do yaz a 1 ano, porém nessa última pausa acabei me confundindo e iniciando a cartela no quarto dia de pausa e não no quinto! Existe algum problema ou risco iniciar a cartela um dia antes do correto?

    Resposta:
    Não!

    Reply
    1. Thaina

      Olá, eu tomo o minian há quase 4 anos. Ai eu fiz a pausa de 7 dias e era pra mim começar uma nova cartela na sexta, mas acabei começando na segunda e tive relação na terça. Corro algum risco?

      Resposta:
      “Sim!”

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *