Comer chocolate faz bem?

O chocolate é bom para a saúde?

O tipo de chocolate correto e chocolate na dose (quantidade) certa pode sim trazer benefícios para a saúde. O tipo de chocolate que é melhor para a saúde é o chocolate amargo com a maior quantidade possível de cacau, sendo o ideal acima de 70% de cacau. Devemos ingerir o máximo de 15 gramas de chocolate ao dia, o que equivale a um bombom grande ou 2 bombons pequenos ou 3 tabletes.

O chocolate ao leite tem pouca quantidade de cacau e muito açúcar e gordura, situação que é ainda pior no chocolate branco que não possui nada de cacau e tem muito açúcar e gorduras. Podendo dessa forma aumentar os risco de Diabetes e Obesidade.

Quais os nutrientes do chocolate?

Os nutrientes do chocolate são:

  • Cálcio
  • Gorduras
  • Proteínas
  • Açucares
  • Vitaminas
  • Flavonoides

Quais as vantagens do chocolate para a saúde?

O chocolate amargo (70% de cacau) em pequenas quantidades diárias pode ajudar a reduzir a pressão arterial (melhora da hipertensão arterial) em decorrência dos flavonoides presentes em grande quantidade no cacau. Chocolate também pode melhorar o funcionamento do cérebro e amenizar os sintomas da depressão. Para alcançar essas vantagens do chocolate para a saúde a ingestão precisa ser diária, sendo o ideal em torno de 10 gramas (2 tabletes) de chocolate amargo com 80% de cacau.

Chocolate engorda?

Sim! Chocolate de qualquer tipo é altamente calórico e não deve fazer parte de nenhuma dieta para emagrecer, principalmente o chocolate ao leite e o chocolate branco, já o chocolate amargo com alta concentração de cacau pode ser usado em pequenas quantidades.

Leia também:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *