Contracep

O Contracep ou seu similar Depo Provera são injeções de uso trimestral, isso significa que as injeções devem ser tomadas a cada 90 dias. O Contracep tem algumas indicações médicas específicas e pode ser usado como anticoncepcional, mas também pode ser usado no controle de algumas doenças como, por exemplo, a endometriose.

Tomar Contracep parece a primeira vista uma forma simples (as injeções são tomadas a cada 90 dias) e barata (Contracep tem um preço médio bastante acessível), porém algumas coisas precisam ser apresentadas para as mulheres para que em conjunto com o médico a melhor decisão seja tomada:

  1. Contracep faz a menstruação não vir mais: tanto o Contracep como seus seus congeneres costumam levar a um processo de amenorreia (ausência da menstruação), após algumas injeções a menstruação não vem mais;
  2. Contracep causa ganho de peso: é muito comum haver aumento de peso em mulheres que usam Contracep, pode até ocorrer o contrário (a mulher emagrecer), porém a grande maioria engorda com Contracep;
  3. Contracep causa sangramentos: um efeito colateral muito incomodo para as mulheres é a ocorrência de sangramento vaginal, geralmente é um pequeno fluxo de corrimento marrom ou preto que persiste por vários dias ou por várias semanas.

Leia também:

 

5 thoughts on “Contracep

  1. Rafaella

    Tomei contracep dia 02/12 e até hoje menstruo, como fazer parar?

    Resposta:
    Difícil conseguir parar, porém consulte o ginecologista que existem alguns medicamentos que podem auxiliar!

    Reply
  2. carol

    Vai fazer um ano que estou tomando Contracep e há cinco dias estou menstruando e está aumentando o fluxo, isso é normal? Posso engravidar após acabar a menstruação?

    Resposta:
    Contracep pode causar sangramentos! Se toma anticoncepcional corretamente não vai engravidar, independente da presença de sangramento!

    Reply
  3. Tainara

    Tomo contracep faz três meses e tive relação só que não chegou a ejacular dentro foi fora, mesmo assim com medo tomei a pílula do dia seguinte, corro algum risco?

    Resposta:
    “Não, contracep é efetivo contra a gravidez!:

    Reply
  4. Larissa

    Eu tomei o contracep de 3 em 3 meses, fez um ano dia 9 de setembro. Já faz quatro meses que eu parei de tomar e não desceu a minha menstruação. Até tomei amoxicilina por que todo mundo me dizia que ia cortar o efeito da injeção e ia descer, mas não aconteceu nada e o pior de tudo é que eu estou muito inchada na barriga, parece até que to grávida. O que eu posso fazer?

    Resposta:
    Precisa procurar um ginecologista, mas precisa saber que sua menstruação vai demorar vários meses até voltar aos ciclos normais, esse é um efeito comum do Contracep.

    Reply
  5. FERNANDA

    EU TOMEI A INJEÇÃO CONTRACEP E JÁ COMPLETOU OS 90 DIAS E A MENSTRUAÇÃO ESTA DEMORANDO VIR EU DEVO EVITAR COM PRESERVATIVO DURANTE ESSE PERÍODO QUE ELA ESTA DEMORANDO? OU NÃO CORRE O RISCO DE FICAR GRÁVIDA…

    Resposta:
    contracep deve ser tomado a cada 90 dias (MAS SUA MENSTRUAÇÃO NÃO VAI DESCER A CADA 90 DIAS), é seguro contra gravidez quando corretamente tomado; e sua menstruação pode ou não descer, se descer vai ser provavelmente de forma irregular!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *