Devo parar a cartela ao esquecer o anticoncepcional?

Esqueci o anticoncepcional! A partir desse fato aparecem muitas dúvidas do que seria certo fazer e o que seria errado fazer. Um desses questionamentos refere-se a continuação ou não da cartela do anticoncepcional. Devo ou não devo terminar a atual cartela? Será que parar é o melhor a fazer? Dou a pausa agora porque esqueci e começo uma nova cartela?

Na maioria das vezes parar a cartela do anticoncepcional quando ocorrem esquecimentos é uma péssima ideia. Porque esquecer de tomar por um tempo (algumas horas ou 1 dia ou que sabe mais dias) aumenta as chances de cortar o efeito do anticoncepcional e a mulher correr o risco de engravidar e caso pare de tomar a atual cartela significará mais alguns dias sem tomar as pílulas e um aumento ainda maior na chance de engravidar.

Parar a cartela além de bagunçar sua menstruação pode aumentar em muito as chances de engravidar. Salvo alguma indicação do seu médico, diante de um esquecimento do seu anticoncepcional não há indicação de interrupção da cartela. A regra geral é:

  • tome a pílula esquecida assim que lembrar;
  • continue a cartela normalmente;
  • evite ter relações ou deve usar camisinha por 7 a 10 dias depois ocorrido (esquecimento).

Na dúvida procure o médico, preferencialmente um ginecologista!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *