Devo tomar pílula do dia seguinte ao esquecer anticoncepcional?

Esquecer o anticoncepcional é algo muito comum e frequente, tanto que alguma mulheres nem tomam a pílula porque esquecem muito ou tem medo de esquecer. Quando ocorre o esquecimento a dúvida mais frequente é o que devo fazer? Qual seria a conduta mais correta?

Devo ou não devo tomar a pílula do dia seguinte ao esquecer o anticoncepcional?

Tomar a pílula do dia seguinte numa situação de esquecimento do anticoncepcional oral é uma possibilidade, principalmente nos esquecimentos maiores (entre 2 há 4 dias), porém precisa conversar com seu médico. A pílula do dia seguinte é um remédio e como tal precisa da prescrição de um médico.

Nesta situação a pílula do dia seguinte pode ajudar a reduzir o risco de engravidar (não vai garantir que a gravidez não ocorra, mas reduz as chances de engravidar), porém seu uso com o anticoncepcional oral deve ser evitado, porque aumenta as chances de efeitos colaterais da pílula do dia seguinte: enjoo, tontura, dor de cabeça, inchaço e sensibilidade nos seios, cólicas abdominais, pequenos sangramentos, atraso da menstruação, esses são os efeitos mais comuns, porém existem casos de efeitos colaterais mais graves.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *