Diarreia corta o efeito do anticoncepcional?

Diarreia corta o efeito do anticoncepcional?

Para responder a essa pergunta vamos antes elucidar alguns aspectos relacionados a absorção da pílula anticoncepcional.

Onde a pílula é absorvida?

A pílula anticoncepcional é absorvida no trato digestivo alto, ou seja, inicia no estômago e termina no intestino delgado.

Quanto tempo a pílula leva para ser absorvida?

A pílula anticoncepcional leva aproximadamente 4 horas são necessárias para a completa absorção.

Se eu tiver diarreia após ingerir a pílula ela pode não ser absorvida e não fazer seu efeito?

Nos casos de diarreia o trânsito intestinal é acelerado e a pílula acaba passando pelo trato intestinal superior em uma velocidade maior do que o normal, e assim não dá tempo de ser adequadamente absorvida e tem, desta forma, seu efeito comprometido.

Então, diarreia corta o efeito do anticoncepcional?

Sim! se houverem muitos episódios de diarreia dentro de um período de 4 horas depois de tomar o anticoncepcional a absorção pode ser comprometida e a pílula não fazer o seu efeito.

Há risco de engravidar se tomar a pílula e ter diarreia?

Sim! Porque a diarreia impede a absorção adequada da pílula e desta forma é como se o anticoncepcional não fosse tomado, portanto pode haver redução na proteção contraceptiva e consequente gravidez.

O que fazer se ter diarreia logo depois de tomar a pílula?

Episódios de diarreia  até 4 horas depois de tomar o anticoncepcional deve-se proceder como se a pílula não tivesse sido tomada, então, uma nova pílula deve ser ingerida.

Importante: se a diarreia foi antes de tomar a pílula ou depois de já passado 4 horas de ter tomado a pílula não tem problema! O problema é quando a diarreia ocorre concomitantemente ao horário de tomar o anticoncepcional!

11 thoughts on “Diarreia corta o efeito do anticoncepcional?

  1. Valéria

    Tomo pilula de uso continuo e apos duas horas fui ao banheiro mais não foram fezes moles foram duras, e não tomei outro comprimido, estou protegida mesmo assim?

    Resposta:
    Está protegida, somente se fosse vômito ou diarreia intensa logo após tomar o comprimido aí sim poderia reduzir a eficácia!

    Reply
  2. Nina

    Tive diarreia 4 horas e 40 minutos depois de tomar a pilula, pode afetar a eficácia do anticoncepcional?

    Resposta:
    Após 4 horas não tem mas perigo!

    Reply
  3. Ana

    Tive diarreia 2x nessa semana e tive que tomar a pílula duas vezes, nesses dois dias de diarreia, corro algum risco?

    Resposta:
    Se a diarreia foi logo depois de tomar a pílula pode sim haver risco de engravidar!

    Reply
  4. Gabriele

    Estou com diarreia intensa que começou depois de 3 dias de ter tomado a pílula do dia seguinte. É normal a pílula dar esse tipo de diarreia?

    Resposta:
    Não!

    Reply
  5. Lucia

    Tive diarreia apenas 1 x antes de tomar a pílula (umas 2 horas antes) e depois de tomar a pílula (6 horas depois) isso prejudica?

    Resposta:
    Não!

    Reply
  6. amanda

    Olá! Tomei a injeção perlutan por volta de 18:00 horas, tudo aí normal. Mas no outro dia acordei com diarreia por volta das 7 da manhã. Corre algum risco?

    Resposta:
    Injeção é feita no músculo e não tem relação com o trato gastrointestinal!

    Reply
  7. Soares

    Boa tarde, terminei minha cartela hoje e amanha vou emendar com uma outra, tomo sempre no mesmo horário e nunca esqueci uma pílula, porém, hoje tive uma diarréia e estou com medo disso atrapalhar a eficácia do remédio, corro algum risco? Mesmo iniciando uma nova cartela amanha? Obrigada!

    Resposta:
    Se a diarreia foi com menos de 4 horas depois de tomar o anticoncepcional e muito intensa, pode haver um pequeno risco, porém se vai emendar cartelas de 21 comprimidos então não há risco de engravidar!

    Reply
  8. Sara

    Tive diarreia depois de 11 horas de tomar o remédio. Corro o risco de engravidar?

    Resposta:
    Não

    Reply
  9. Sheila

    Tomei a pílula depois de 3 horas e meia tive uma diarreia fraca apenas uma vez. Corro risco de engravidar?

    Resposta:
    Talvez!

    Reply
  10. paula

    Tomei uma pílula e tive uma ida ao banheiro com diarreia cerca de 2 horas depois, mas só uma vez e não foi tão forte. Corro risco de engravidar?

    Resposta:
    Pode haver sim um pequeno risco! Deve evitar ter relações ou usar camisinha nos próximos 10 dias!

    Reply
  11. Renata

    Se eu tomar a pílula e a diarreia começar depois de 4 horas da ingestão ainda pode ocorrer gravidez?

    Resposta:
    Não!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *