Eletrocardiograma

O que é Eletrocardiograma?

eletrocardiograma (ECG) é um exame médico na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração, através de um aparelho de eletrocardiograma chamado de Eletrocardiógrafo. Ou seja, explicando em português compreensível: eletrocardiograma é um exame que serve para avaliar o funcionamento do coração por meio do registro e interpretação (avaliação) de sua atividade elétrica. É um exame que permite avaliar o funcionamento do coração de maneira indireta.

O eletrocardiograma não é um exame específico, é um exame geral que pode oferecer indicativos de problemas, geralmente quando uma alteração é encontrada outros exames mais sofisticados precisam ser feitos. E quando diante de um eletrocardiograma normal e com suspeita médica grande, deve-se continuar a investigação mediante a realização de outros exames mais específicos.

Leia também:

2 thoughts on “Eletrocardiograma

  1. Cristina Cris

    Meu exame deu bloqueio de ramo esquerdo, o que pode ser isso?

    Resposta:
    É um distúrbio na condução do impulso nervoso para a contração cardíaca no ramo esquerdo, pode significar várias situações clínicas diferentes, algumas simples e outras graves! Precisa conversar com seu médico e continuar a investigação para chegar ao diagnóstico!

    Reply
  2. Crislaine

    No resultado do meu exame deu distúrbio na condução do ramo direito do feixe de his. O que significa isso?

    Resposta:
    Na maioria das vezes não tem significado clínico (não é uma doença ou problema), porém seu médico poderá lhe explicar melhor!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *