Engravidar tomando anticoncepcional prejudica a gravidez?

Eu estou com uma dúvida: tomo anticoncepcional há mais de 3 anos e terminei minha cartela, dei a pausa normalmente e depois não voltei a tomar, fiquei sem tomar por um tempo, voltei a tomar, comecei uma nova cartela. Será que posso ter engravidado? Se eu engravidei e voltei a tomar o anticoncepcional, isso prejudica a gravidez?

Ficar sem tomar o anticoncepcional mesmo que seja por um período curto de dias após a pausa normal pode engravidar sim. Os anticoncepcionais de uma maneira geral não prejudicam a gravidez e não costumam causar problemas nos bebês. Frequentemente vemos casos de mulheres que engravidam e estão tomando anticoncepcional. nestes casos a gestação prossegue de maneira normal e não há consequências ao feto.

É importante lembrar que na desconfiança de uma gravidez (atraso menstrual ou outros sintomas de gravidez) deve-se fazer um exame de gravidez e em caso positivo suspender o anticoncepcional imediatamente e procurar um médico ginecologista-obstetra para iniciar o pré-natal.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *