Esquecer anticoncepcional no início da cartela tem risco de engravidar?

Olá, tenho uma dúvida que está me deixando super ansiosa. Sei que de nada adiantará isso, mas sou mulher e sei que sentir isso é normal. Como estudante de Ciências Biológicas tenho conhecimento sobre todos os processos hormonais e de ovulação da mulher. Mas não sou médica, por isso venho recorrer ao auxílio de um especialista para me tirar a dúvida, já que cada caso é um caso.
Tomo pílula anticoncepcional regularmente (de 21 drágeas) com pausa de 7 dias. Não costumo esquecer de tomar a pílula, para mim isso é raro. Mas eu tinha acabado de terminar meu período menstrual. Iniciei a cartela, mas no 4º dia após o início da cartela esqueci de tomar o anticoncepcional. Portanto, esqueci uma drágea durante a primeira semana pós menstruar. Assim que lembrei tomei a drágea atrasada em 18 horas do horário que costumo tomar. Tive relações sexuais no dia anterior ao esquecimento, com esperma ejaculado no interior da vagina. Entretanto, no dia do esquecimento não tive relação sexual. Sei que em média o espermatozoide vive cerca de 3 dias dentro da mulher.
A chance de ter ocorrido fecundação é grande, média ou baixa? Sei que tomando a pílula a mulher não ovula (não matura um folículo), mas neste caso onde esqueci na primeira semana, nessas 18 horas transcorridas do esquecimento pode ter ocorrido a maturação do folículo e consequentemente a fecundação pelos espermatozoides que estavam dentro do meu corpo?

A pergunta acima é com certeza uma pequena aula de fisiologia e ajuda a esclarecer muito sobre o funcionamento do anticoncepcional e ovulação, então para resumir a resposta podemos dizer que esquecimentos no início ou no final da cartela são muito mais perigosos para a ocorrência de uma ovulação e consequente gravidez do que esquecimentos que ocorrem no meio da cartela. Isso se deve ao fato de que os esquecimentos no início ou no fim da cartela se juntam ao período de pausa, tornando dessa forma, a pausa “maior” que o normal.

As chances de uma mulher fértil tendo relações com um homem fértil (sem usar nenhum método anticoncepcional são em média de 20% a 30% por mês. Usando anticoncepcional corretamente essa chance cai para menos de 1% ao mês, então se esquecer 1 pílula do cartela (ou tomar com atraso) a chance de gravidez varia entre 1% a 20%.

Quando que o esquecimento tem mais risco de engravidar?

Esquecimentos no inicio ou no fim da cartela tem uma chance de levar a uma gravidez relativamente maior que esquecimentos no meio da cartela.

Relação antes ou depois do esquecimento oferece risco?

Relações sexuais sem proteção (sem camisinha) 1 dia antes do esquecimento, no dia do esquecimento e nos dias depois do esquecimento (até 7 dias depois) são as relações com chance de engravidar.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *