Esqueci o anticoncepcional, não tomei 1 dia?

Eu esqueci de tomar a pílula só um dia, aí no outro dia eu tomei junto com a outra pílula e continuei normalmente a cartela e uns 4 dias depois, tive relação sexual e ele gozou lá dentro; eu fiquei com um pouco de medo, porque foi a primeira vez que eu deixei… Mas eu acho que não tem problemas? Será que tem chance de eu engravidar por ter esquecido apenas um dia?

Esquecer a pílula é algo muito comum e quando acontece acaba gerando grande preocupação, ansiedade e dúvida nas mulheres. Abaixo apresentamos algumas situações frequentes com seu risco de engravidar e que providências tomar:

Esquecimento do anticoncepcional menor que 12 horas:

Atrasos no horário de tomar o anticoncepcional com menos de 12 horas de atraso não precisa se preocupar, basta tomar a pílula na hora que lembrar e seguir a cartela normalmente, e não há risco de engravidar. Não há preocupação desde que esses atrasos sejam eventuais (acontecem poucas vezes), caso você tome a pílula com muita variação de horário, precisa evitar, porque pode haver um pequeno risco de engravidar.

Esquecimento do anticoncepcional superior a 12 horas:

Quando o atraso for superior a 12 horas pode haver uma pequena chance de o anticoncepcional perder seu efeito e assim a mulher corre certo risco de engravidar. Porém esse risco é muito pequeno, neste caso o ideal é tomar a pílula esquecida assim que lembrar e continuar com o restante da cartela normalmente. Não se deve ter relações nos 5 dias seguintes ou usar camisinha nesse período.

Esquecimento do anticoncepcional por 1 dia:

Esquecer por 1 dia a tomada da pílula (somente viu que esqueceu quando foi tomar a próxima pílula da cartela) não causa uma possibilidade de gravidez tão grande assim, é mais preocupante quando esse esquecimento ocorre no início ou no fim da cartela. Neste caso o ideal é tomar as duas pílulas juntas, seguir o restante da cartela normalmente e não ter relações nos próximos 7 dias ou usar camisinha nesse período.

Leia também:

4 thoughts on “Esqueci o anticoncepcional, não tomei 1 dia?

  1. P.B

    Esqueci de tomar a pílula na sexta feira (era a antepenúltima), dai tomei a de sexta no sábado, e a de sábado no domingo.. Sendo que nessa terça (8/04/14), eu tive relação sem preservativo e o meu namorado gozou dentro, tenho risco de estar grávida? Ainda posso tomar a pílula do dia seguinte?

    Resposta:
    Sempre há um pequeno risco de engravidar!

    Reply
  2. Andreia

    Não tomei uma pílula de quinta dia 3 de abril de 2014 porque não tinha, perdi e não tomei; só tomei no dia a seguir a de sexta dia 4 de abril, mas não tive relações nessa quinta que não tomei, acha que posso estar grávida?

    Resposta:
    Provavelmente não vai engravidar, porém os cuidados (não ter relação ou usar camisinha) devem perdurar por até 7 dias.

    Reply
  3. Larissa

    Esqueci de tomar o anticoncepcional no sábado, na madrugada de sábado para o domingo tive relação; no dia seguinte tomei o que tinha esquecido, posso estar grávida?

    Resposta:
    provavelmente não! Estatisticamente a probabilidade é maior de que você não engravide!

    Reply
  4. LUIS HENRIQUE DE SOUZA

    Minha namorada esqueceu de tomar uma o anticoncepcional por um dia. Tivemos relação e ela tomou a que esqueceu e a do dia. Ela corre o risco de engravidar?

    Resposta:
    Sempre há um pequeno risco ao esquecer por um dia o anticoncepcional!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *