Exame de HIV não reagente, mas deu um valor de 0,19?

Venho recebendo muitas perguntas no site a respeito do número que aparece logo após o resultado não reagente (negativo) do exame de Anti-HIV. Abaixo listarei alguns exemplos de perguntas que mandaram para nós:

Doutor ao longos dos anos já fiz vários exames para o HIV e todos dão resultado negativo (não reagente). No entanto, aparece uma porcentagem mínima de anticorpos para o HIV, a qual fica bem abaixo dos valores de referência. Porque isto ocorre?

Meu exame deu não reagente, porém logo a frente deu o bendita numeração: 0.19. Agora o que todos querem saber, por favor não fuja da resposta, isso quer dizer que existe um pouco do vírus no corpo?

Deu não reagente, metodologia índice 0,223, o que significa esse número se o exame é negativo? Não teria que ter dado zero?

Fiz um exame após 3 meses de uma relação desprotegida (uma mulher fez sexo oral em mim e por vacilo não coloquei camisinha) e deu o seguinte laudo: HIV1/HIV2, ANTICORPOS E ANTÍGENO, soro.

Métodos: Imunoensaio quimioluminescente de 4a geração – CMIA

HIV1 : envelope (antígeno recombinante e peptídeo sintético)
HIV2 : envelope (peptídeo sintético)
Anticorpo monoclonal contra antígeno p24

RESULTADO: NÃO REAGENTE (NEGATIVO) Índice: 0,19

VALOR DE REFERÊNCIA:
Não Reagente : Inferior a 1,0
Indeterminado: De 1,0 a 7,0
Reagente : Superior a 7,0

Sei que deu negativo. Mas qual a possibilidade de este valor no futuro aumentar e dar positivo? Este índice (0,19) mede a quantidade de anticorpos no seu corpo? Ou é apenas um dado?

São muitas perguntas, mas as dúvidas são as mesmas, vou responder essas dúvidas em perguntas separadas.

O que mede o exame de Anti-HIV?

Mede a presença de anticorpos para o HIV e também, modernamente, mede na 4º geração do ELISA, que é superior às gerações antigas pelo fato de também pesquisar o antígeno P24, uma proteína existente no vírus HIV. O ELISA 4ª geração é, portanto, um teste duplo que procura por anticorpos e pelo próprio vírus. Deste modo, a janela imunológica é bem mais curta.

O resultado não reagente deveria vir com o número zero?

Não! Raramente isso ocorrerá!

Então quer dizer que tenho um pouco de HIV, já que não deu zero?

Não! O exame detecta anticorpos e existem outros vírus que possuem semelhança com o vírus do HIV, como e o caso do vírus da gripe, então o exame dá um determinado valor (pequeno) que são na verdade anticorpos semelhantes (reação cruzada) aos anticorpos para o HIV. Não existe essa história de um pouco de HIV, ou tem ou não tem!

Mas o valor pode subir no futuro?

Sim se você pegar o HIV algum dia, mas o resultado atual é negativo e por consequência não tem o vírus do HIV no seu corpo, desde que respeitada a janela imunológica, que no caso dos exames atuais varia entre 30 a 120 dias da data do contágio. Se o seu resultado atual é não reagente significa que é negativo e que não tem HIV e por consequência o exame não irá aumentar!

O que é janela imunológica?

É o tempo entre o contágio e a positivação dos exames. Se pegar HIV hoje e fazer o exame hoje o resultado será sempre negativo, porque ainda não deu tempo para o organismo produzir anticorpos e não existem vírus em número suficiente para serem detectados pelos exames. Precisa existir um tempo entre o contágio e a realização dos exames e esse tempo que os exames levam para acusar a presença do vírus é a janela imunológica.

17 thoughts on “Exame de HIV não reagente, mas deu um valor de 0,19?

  1. Gilberto rodrigues

    Meu exame deu 0.19. E então consequentemente não reagente! Graças a Deus, eu acredito nisso. Só que estou sentindo umas dores de íngua debaixo do sovaco. Será por que?

    Resposta:
    Muitos tipos de infecções e inflamações cursam com ínguas, então terá que ir ao médico se as ínguas continuarem!

    Reply
  2. Dali

    Dr meu exame deu 25.1 nao reagente como foi falado os valores nesse caso tem importacia ou nao?

    Resposta:
    O valor (número) não tem importância, estando dentro do que é considerado não reagente é negativo e é isso o que importa! Alguns tipos de exames o valor tem importância, mas não é o caso de HIV, onde o que importa é: acima do limite = positivo; abaixo do limite = negativo!

    Reply
  3. francisco matias batista

    Tive uma relação perigosa depois de dois anos foi que eu fiz o teste e deu não reagente, será preciso eu fazer outro?

    Resposta:
    Depois de 2 anos pode ficar bem tranquilo e não precisa repetir o exame!

    Reply
  4. francisco matias batista

    Doutor eu joguei vídeo game com uns ferimentos nas mãos e nos dedos, isso pode contagiar-me com esse vírus hiv?

    Resposta:
    Não!

    Reply
  5. cleber

    Fiz um exame e deu não reagente.
    Logo em baixo de Reagente: 1.1 Que significa?

    Resposta:
    O importante é o seu resultado, então se deu não reagente significa negativo! O restante que está escrito no papel aparece para todos que fazem esse exame!

    Reply
  6. JOAQUIM

    MEU EXAME VEM COM DEFINIÇÃO:
    E PRIMEIRA VEZ
    CUT OFF DA AMOSTRA 0,17
    CUT – OFF 1,00
    CONTROLE POSITIVO HIV 1 = 20,06
    CONTROLE POSITIVO HIV II =62,60
    CONTROLE NEGATIVO= 0,2
    ME AJUDA! EU DEVO FAZER OUTRO EXAME

    Resposta:
    Todo exame vem com tudo isso escrito e não deve olhar para isso! O que importa é o seu resultado! Qual foi o valor do seu resultado?

    Reply
  7. Rodrigo de Souza

    Uma pesquisa sérica para anticorpos anti HIV com valor de ,0245 após tomados os 28 dias da medicação PEP pós exposição pode indicar que o remédio não surtiu efeito? Vou repetir o exame ainda com 60 dias e 90 dias após o contato de risco. O senhor deve estar acostumados com esses número e pela sua experiencia clínica, esse valor nesta fase poderia ser um indicativo de alguma coisa? E se esse valor aumentar no próximo exame, mas ainda constar como não reagente, poderia indicar que estou infectado? Obrigado!

    Resposta:
    Rodrigo! O exame dando não reagente simplesmente é negativo e pronto, o valor numérico não importa (estando abaixo do limite qualquer valor é negativo)! Então não olhe para esse valor, pois ele pode aumentar ou diminuir, o importante é que está negativo. Repita conforme orientação do seu médico! Fique tranquilo!

    Reply
  8. Guilherme

    Fiz sexo sem camisinha á 6 meses, e fiz o teste rápido ontem, e deu NÃO REAGENTE, quer dizer que eu definitivamente não tenho o vírus HIV?

    Resposta:
    6 meses é um tempo bom e dá uma grande segurança, e dá quase para afirmar o que você espera, mas somente seu médico poderá afirmar isso para você, ou seja, peço perdão, mas não posso te dizer isso pela internet, pois seria como diagnosticá-lo e a lei brasileira não permite! Mas fique tranquilo!

    Reply
  9. val

    Olá, fiz o exame de HIV e deu o resultado de 115,46, e deu amostra regente, estou contaminado? Pois este valor é menor que 1,20, e porque este valor tão alto?

    Resposta:
    Você deve levar esse exame para seu médico!

    Reply
  10. Antonio

    Dr, bom dia.

    Tive uma relação de risco. Fiz sexo oral em um travesti sem camisinha. Ele ejaculou fora da minha boca, mas depois voltei a chupá-lo. Tomei os remédios da PEP por 28 dias. Fiz um teste rápido 42 dias após a situação e deu NÃO REAGENTE.

    Depois de 66 dias do risco fiz um exame Quimioluminescência (CIMA) e deu: 0.32 NÃO REAGENTE.

    Valores de referência:
    Não reagente: superior a 0.80
    Indeterminado: entre 0.80 e 1.20
    Reagente: superior a 1.20

    Posso ficar tranquilo? Por que deu esse índice 0.32? É um pouco alto, não?

    Resposta:
    Não reagente é não reagente (o valor não importa dentro da faixa de não reagente). Você deve repetir o exame entre 4 a 6 meses depois do ocorrido!

    Reply
    1. Antônio

      Dr refiz o exame e agora esse índice deu 0.45 ainda não reagente. Esse índice pode subir mais e eu estar com HIV?

      Resposta:
      Enquanto estiver como não reagente é negativo, se seu contato foi a mais de 4 meses raramente pode positivar ainda, se seu contato foi a mais de 6 meses as chances de positivar depois disso são quase zero!”

      Reply
  11. Ageu

    Doutor. O vírus HIV, tem semelhança com o vírus da gripe?

    Resposta:
    Algumas!

    Reply
  12. gilvanete ferreira dos santos machado

    Recebi o resultado do exame de hiv e deu o seguinte:
    amostra não reagente para o hiv – ausência de anticorpos do hiv na amostra;
    amostra reagente para o hiv – presença de anticorpos do hiv na amostra;
    isso quer dizer que estou infectada? E se tiver, o que devo fazer?

    Resposta:
    “Você deve apenas ver o seu resultado e dispensar todos esses outros dizeres! Leve o exame para seu médico!”

    Reply
  13. Jhon

    O meu exame de hiv deu 0,145, o certo não seria 0,00?

    Resposta:
    Raramente o exame será zero, sempre dá um valor, mesmo sendo negativo!

    Reply
  14. Larissa

    Quando o teste do HIV da amostra não reagente para HIV quer dizer que temos a doença?

    Resposta:
    Se o resultado é não reagente significa que não foi detectado anticorpos contra o HIV e por analogia deduz-se que não existe o vírus no corpo desde que respeitada a janela imunológica!

    Reply
  15. Carlos Adriano

    Se eu fizer sexo oral em pessoa do mesmo sexo, homem que seja soro positivo e em 15 dias eu fizer sexo com outra pessoa com penetração, eu posso contaminar essa pessoa? Ou só há risco de contaminação após 90 dias do sexo com o soro positivo.

    Resposta:
    “Pode levar algumas semanas ou meses para o portador do HIV ter uma carga viral suficiente para contaminar outras pessoas! Mas não dá para saber a partir de quando isso ocorre!”

    Reply
  16. Carla

    Fiz um exame anticorpos ANTI-HIV e o resultado deu 0,173; doutor entrei em pânico, por favor tire minha duvida!

    Resposta:
    Qual é a dúvida, você não perguntou nada!!! O valor numérico não tem importância, apenas olhe para o resultado que no seu caso deve ser (pelo valor) não reagente, ou seja negativo!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *