Exame de HIV

O exame de HIV (teste de HIV 1 e 2) é um exame para a detecção do vírus da AIDS. A detecção do vírus HIV é feita de forma indireta pela pesquisa da presença dos anticorpos circulantes na corrente sanguínea (por esse motivo chama-se de exame Anti-HIV), não se verifica diretamente a presença do vírus e sim verifica-se a presença de anticorpos contra o vírus do HIV o que por consequência leva o médico a conclusão de que o paciente está realmente  ou não infectado (HIV portador),  para ser considerado com AIDS (sigla em Inglês) ou SIDA (sigla em Português)  é necessário ter os sintomas da doença causada pelo HIV.

O exame de HIV pode dar 2 resultados distintos:

  • Reagente ou positivo: significa que o exame é positivo para a presença de anticorpos para o vírus HIV (presume-se que a pessoa tem o vírus);
  • Não Reagente ou Negativo: significa que o exame é negativo para a presença de anticorpos para o vírus HIV (presume-se que a pessoa não tem o vírus).

Em decorrência do exame de HIV ser um teste indireto ele pode levar a alguns equívocos:

  • Fazer o teste cedo demais: o exame de HIV somente começa a dar positivo a partir do vigésimo dia, porém convencionou-se 30 dias para fazer o exame (janela imunológica – tempo entre a infecção e o aparecimento de anticorpos na corrente sanguínea). E deve ser repetido ao completar 6 meses para ter certeza de que realmente não tem HIV (algumas pessoas tem o sistema imunológico mais lento e podem demorar até 4 meses para positivar o exame;
  • Falso Positivo: HIV reagente pode ocorrer por reações cruzadas com um anticorpo semelhante, pode então dar exame positivo mesmo não tendo o vírus (atualmente é uma situação incomum devido à melhora nas técnicas e realização de exame confirmatório);
  • Falso Negativo: pode ocorrer por causa da janela imunológica ou por falta de reação imune adequada ou falha no exame (atualmente é uma situação incomum devido à melhora nas técnicas e realização de exame confirmatório).

Sempre que se faz teste de HIV, deve-se também fazer exames para outras DSTs (comportamento de risco) como Sífilis (VDRL), Hepatite B (HbsAg), Hepatite C (Anti-HCV).

Leia também:

13 thoughts on “Exame de HIV

  1. Carlos Alberto

    Tive uma situação de risco e após 33 dias fiz um exame em CTA, resultado não reagente, não tenho sintomas de infecção, devo repetir o exame?

    Resposta:
    Sim! O ideal é fazer novamente entre 4 e 6 meses depois da situação de risco!

    Reply
  2. Lucas

    Fiz dois exames um em setembro de 2013 anti-hiv 1 e anti-hiv 2 deram negativo e fiz mais um no mesmo mês, mas em 2014 deu não reagente e fiz outros também como VDRL e hepatites e deram não reagente, mas mesmo assim sinto sintomas ainda, o que eu faço?

    Resposta:
    Converse com seu médico sobre sua preocupação e sobre sua ansiedade!

    Reply
  3. Jullyana

    Dr. Gostaria de saber se passados 5 anos após ter um envolvimento com uma pessoa soro positiva eu estaria infectada, há 3 anos atrás tive minha filha exames tudo normais tive alteração na toxoplasmose mais foi contida, tive ela agora descobrir que estou gestante novamente fiz todos os exames de novo e tudo deu normal. Estou com medo em ter transmitido pra minha família. Estou ansiosa me ajude. Posso confiar nos meus exames?

    Resposta:
    Se os seus exames estão negativos, fique tranquila e siga sua vida de forma normal e tranquila porque você não tem o vírus!

    Reply
  4. L. Rodrigues

    Boa tarde, meu resultado da leitura foi 796.97. Reagente.

    O que devo tomar como conhecimento por este valor ser assim, tão alto?

    Resposta:
    Leve esse resultado para seu médico!

    Reply
  5. ANDRE MATOS

    NÃO REAGENTE =0.58
    ESSE VALOR PODE SUBIR? TENHO POUCO HIV?
    PORQUE ESSE 0.58 PELO AMOR DE DEUS!

    Resposta:
    “Não reagente é negativo! Não importa o valor numérico! Não existe ter pouco HIV, ou tem ou não tem.”

    Reply
  6. Neto

    Doutor eu fiz o todos exame teu tudo negativo só não de HIV deu positivo e mim pedido para fazer outro eu fiz e possível ser negativo porque todos os outros deram negativos?

    Resposta:
    Os exames são independentes e um resultado não depende dos outros!

    Reply
  7. Gustavo

    Prezados fiz exames de HIV em out/13, fev/14 e abr/14 todos deram negativos. Fui hj fazer aquele teste rápido a moça trouxe o resultados de outro paciente com mesmo nome dps ela refez o teste e disse que deu positivo. Então expliquei ela fez o rápido e deu positivo devo confiar nela (SUS) os nos exames de laborátorio. Sem contar que a mesma ficava comentando nos corredores sobre a confusão de exames e trocas que eles fizeram.

    Resposta:
    Se está em dúvida refaça o exame e procure um médico! Precisa conversar com um médico sobre os motivos de fazer tantos exames de HIV!

    Reply
  8. Daniel

    Boa noite, fiz um exame de VDRL que deu não reagente, fui informado que como se trata de um exame que pesquisa a presença de anticorpos de uma forma geral significa que nada no meu sangue está alterado… Essa informação serve também para o hiv? Se este exame de VDRL deu negativo significa que não tenho nenhuma doença incluindo o hiv ou ele só serve para os anticorpos relacionados a sífilis?

    Resposta:
    “Para saber se tem ou não tem HIV precisa fazer outro exame!”

    Reply
  9. Fabio Souza

    Bom dia doutor,

    Estou preocupado com o exame que eu fiz, não tive tempo de ir ao medico ainda, irei passar o que esta especificação no exame.

    Conclusão: NÃO REAGENTE , no exame esta desta forma.

    * as informaçoes contida nesre laudo devem ser interpretadas considerando-se a normatizaçao prescrita na portaria SVS/MS n 151, de 14 de outubro de 2009, inclusive sua conlusao a qual redigida conforme determinado pela referida portaria,

    * em caso de procedimentos NAO REAGENTES, onde haja suspeita de infecção pelo HIV, uma nova amostra deve ser coletada 30 dias apos a data desta amostra.

    * em caso de REAGENTE o resultado nao é definitivo como diagnostico sorologico do hiv, sendo obrgatoria a realização da segunda etapa,…

    Doutor estou preocupado com isso..

    Resposta:
    o que importa para você neste momento é a conclusão: não reagente, ou seja, negativo. O restante é com o seu médico!

    Reply
  10. Cristiano Costa

    Boa Noite Dr, eu gostaria de esclarecer algumas duvidas. Tive uma relação de risco sem preservativo com uma pessoa com sorologia desconhecida, 34 dias depois desse situação fiz um TESTE RÁPIDO no cta= NÃO REAGENTE 84 Dias “depois da situação de risco” fiz pelo laboratório Unimed uma PESQUISA DE ANTICORPOS HIV 1 & 2 método Quimioluminescência = NÃO REAGENTE. Fiz também exames de HEPATITES B; Hepatite C, VDRL e SÍFILIS = NÃO REAGENTE. Fiz um HEMOGRAMA COMPLETO com um RESULTADO dentro da normalidade. Sinto dores no peito, osso estalando e as vezes uma leve dor de cabeça, tive também Caseum ou Caseo (uma bola branca na boca, nas amígdalas , e com um forte cheiro, já foi extraídos) não tive ínguas nem rash na pele. POSSO CONFIAR NESSES EXAMES ANTI_HIV? Pois o ministério da saúde diz que a janela imunológica é de 60 dias. E o ultimo exame que eu fiz tinha janela imunológica de 84 dias. Pode me auxiliar no que posso fazer daqui pra frente?

    Resposta:
    “fique tranquilo, pode e deve confiar nos exames – foi por isso que você os fez – porque confia neles e caso ainda esteja com algum problema de saúde procure um médico e da próxima vez use camisinha para não ficar ‘grilado’ novamente!”

    Reply
  11. douglas

    ANTICORPOS ANTI HIV 1 E 2
    Material: soro
    Metodo: quimioluminescencia
    Resultado: NÃO REAGENTE
    Valores de referencia:
    Nao reagente: ausencia de anticorpos do Hiv
    Reagente: presença de anticorpos do HIV
    Estou com muita dúvida, pois no geral diz não reagente, mas embaixo diz reagente; se puderem me explicar melhor. Muito obrigado! Exatamente isso que está no meu exame!

    Resposta:
    de tudo o que está escrito apenas importa o resultado: NÃO REAGENTE que é o mesmo que negativo

    Reply
  12. Natalia

    Oi! Eu fiz o teste do hiv e o resultado deu não reagente, mas na observação estava escrito: não reagente ausência de anticorpos do hiv e o outro deu reagente presença de anticorpos do hiv; eu estou com o hiv?

    Resposta:
    o importante é o seu resultado que deu negativo, o que está escrito nas observações apenas estão lá para orientações (é escrito em todos os exames de HIV deste laboratório).

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *