TGO

O que é TGO?

TGO é uma enzima (enzimas são substâncias que auxiliam, facilitam e aceleram as reações químicas no corpo), a TGO e a TGP são um tipo especial de enzima chamada de transaminase ou aminotransferase presente em grande quantidade nas células do fígado. Os exames do Fígado são as chamadas provas de função hepática: um conjunto de exames formado por, além do TGO e TGP, Fosfatase alcalina (FA), Gma-Glutamiltransferase, também conhecido pela abreviação de GGT ou Gama GT, Bilirrubinas (bilirrubina direta, bilirrubina indireta e bilirrubinas total), TAP (tempo de protrombina ativada) ou TP (tempo de protrombina) e INR, Albumina, 5′ nucleotidase (5′NTD) e LDH (lactato desidrogenase).

Qual é o significado de TGO?

TGO é uma abreviação para transaminase glutâmico oxalacética, também conhecida modernamente como AST. Em alguns laboratórios aparece nos exames como AST.

Qual é o significado de ALT?

ALT é a sigla para aspartato aminotransferase.

Para que serve o exame de TGO?

exame de TGO ou exame de AST serve para avaliar o nível dessa enzima aminotransferase no soro sanguíneo. A TGO está presente também nas células dos músculos e do coração, enquanto que a TGP é encontrada quase que somente dentro das células do fígado. A TGP, é portanto, muito mais específica para doenças do fígado que a TGO.

Porque o TGO aumenta?

TGO alto ocorre quando estas enzimas são liberadas na corrente sanguínea em grandes quantidades e isso ocorre quando há alterações de membranas ou destruição dos hepatócitos (células do fígado), resultando em TGO aumentado.

Quanto mais alto o TGO mais grave é o problema?

TGO alterado não tem uma correlação direta com o grau de lesão. A necrose (morte tecidual do fígado – necrose hepática) em si não é necessária para os níveis sanguíneos da TGO estarem aumentados (baixa correlação entre o grau de lesão do fígado e o nível das aminotransferases no plasma – soro do sangue).

É importante salientar que é perfeitamente possível ter uma doença hepática crônica e té certo ponto grave e possuir transaminases normais. Isso é muito comum em pessoas com hepatite C crônica, por exemplo. Assim como acontece na cirrose em fase final, pois não há mais muita células hepáticas para serem destruídas. Portanto, a ausência de alterações na TGO e TGP não descarta doenças do fígado.

O exame de TGO serve para diagnosticar qual doença?

A elevação das aminotransferases serve para diagnóstico principalmente das hepatopatias agudas (doenças agudas do fígado). O teste de AST é geralmente feito junto com outros exames que verificam o estado do fígado – provas de função hepática, incluindo TGP (transaminase glutâmico pirúvica ou ALT – alanina aminotransferase), GGT ou Gama GT ou Gama Glutamil Transferase, fosfatase alcalina, lactato desidrogenase (LDH) e bilirrubinas total e frações (bilirrubina direta e bilirrubina indireta.

O que aumenta o TGO?

As causas de TGO elevada são:

  • Hepatites virais;
  • Hepatites auto-imunes;
  • Hepatites tóxicas (as intoxicações medicamentosas com dano hepático);
  • Esteatose hepática (fígado gorduroso);
  • Bebidas alcoólicas: o uso de bebidas alcoólicas pode levar a inflamação do fígado – tipo de hepatite – causada geralmente por uso abusivo de álcool;
  • Obstrução das vias biliares;
  • Cirrose hepática.

Qual o valor de referência para TGO?

Os valores de referência, ou seja, valores considerados normais para um exame de TGO são entre 5 e 40U/L.

Qual é o normal do TGO?

TGO normal até 40 U/L, os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite superior sempre ao redor de 40 U/L. TGP é normal até 65 U/L. Dificilmente este tipo de exame apresenta seu valor abaixo do normal (TGO baixo), se o TGO der baixo, geralmente, não tem um significado clínico.

Quais os sintomas de TGO elevado?

exame de TGO alto não leva a sintomas específicos, o que pode causar sintomas é a doença, ou seja, os sintomas não dependem do nível da enzima no sangue e sim da causa da elevação desse nível.

Qual é o tratamento para TGO alto?

O tratamento independe do exame e do seu valor em si e sim da causa desse aumento, precisa saber qual o diagnóstico (doença ou problema que levou ao aumento do TGP) para saber qual é o melhor tratamento.

Leia também:

 

8 thoughts on “TGO

  1. tania

    Meu filho de 1 ano e 3 meses deu 57,5 u/l é muito grave fiquei preocupada!

    Resposta:
    A gravidade não depende neste caso do valor do exame, mas sim da causa (diagnóstico) que fez o exame alterar!

    Reply
  2. Farias

    Boa noite, TGO 108 e TGP 30 pode são anormais em idoso de 89 anos? Obrigado!

    Resposta:
    O TGO está acima do normal!

    Reply
  3. Gilberto

    Olá. Gostaria de saber se o uso de Xarelto e Ancoron podem elevar os níveis de TGO e TGP.

    Resposta:
    Talvez!

    Reply
  4. sabrina

    Meu marido fez um exame e o TGO deu 68,03. Ele suspeita ter sofrido de um infarto? é possível ou esse TGO é mais para alguma anomalia no fígado? Aguardo ansiosa a resposta!

    Resposta:
    Nenhum diagnóstico é possível ser feito com unica e exclusivamente o exame de TGO! Diagnósticos não podem ser feitos pela internet (a lei brasileira proíbe o fornecimento de diagnósticos ou tratamentos pela internet! Infarto é diagnosticado por meio de um Eletrocardiograma e enzimas específicas do coração (não com TGO), para avaliação hepática muitos outros exames são necessários!“

    Reply
  5. Joane

    Bom dia!
    Meu esposo fez exame de TGO e deu alterado gostaria de saber se pode ter sido por causa da injeção de hepatite que ele tomou a menos de um mês?
    O nível dele deu 96 e o limite é 50?

    Resposta:
    Essa é uma possibilidade remota!

    Reply
  6. Solange Lima

    Olá. o TGO e TGP de meu filho de 1a e 4m deram alterados. TGO 86,7 valor de referência 33 e TGP 84,3 valor de referência 49.
    Não fez uso de medicação nos último mês, tomou vacina (gripe A, tetra viral, tríplice bacteriana, meningite c) será que vacinas podem alterar o valor?

    Resposta:
    É uma das possibilidades!

    Reply
  7. Priscila

    Olá… gostaria de saber se tomar antibiótico forte e fizer exame de sangue 30 dias depois pode alterar o tgo? Obrigada.

    Resposta:
    Pode ocorrer, porém o mais provável é que não seja do antibiótico, se todos as outras causas foram afastadas o antibiótico até pode ser o culpado!

    Reply
    1. Waldeck Salles

      Oi, gostaria de saber e o uso de alopurinol de 100g pode elevar o TGO e o TGP, pois no decorrer de 1 mês os níveis aumentaram muito. No exame mais antigo 16/04 o TGO era 24 e o TGP era 31 em 06/06 o novo exame estava TGO= 101 e o TGP= 79 nesse período entre exames fiz uso por uns 23 dias do alopurinol de 100g.

      Resposta:
      O uso do alopurinol pode ser a causa (pouco comum), seu médico precisa fazer o diagnóstico da causa desses aumentos nos seus exames.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *