TGP

O que é TGP?

TGP é uma enzima transaminase presente em grande quantidade nas células do fígado. Enzimas são substâncias que facilitam e aceleram as reações químicas dentro do nosso corpo, sem as enzimas os processos químicos que mantém a vida seriam muito lentos e custosos a ponto de inviabilizar nossa existência. TGP e TGO são enzimas presentes em vários órgãos, porém são mais abundantes dentro dos hepatócitos (células que formam nosso fígado).

O fígado é a maior glândula do corpo e tem várias funções: produção de substâncias, depuração do sangue, reações químicas, eliminação de substâncias. O fígado é uma espécie de estação de tratamento, sendo o órgão responsável pela metabolização da maioria das substâncias presentes no sangue. Por causa da importância do fígado no nosso corpo existe um grupo de exames de sangue que podem ser feitos para avaliar o adequado funcionamento do fígado, assim como o diagnóstico de doenças e problemas hepáticos. E dentre eles temos TGP, TGO, Gama Glutamiltransferase, Bilirrubinas Total, Direta e Indireta e outros.

Qual é o significado de TGP?

TGP é uma abreviação para transaminase glutâmico pirúvica, também conhecida modernamente como ALT . Em alguns  laboratórios o resultado de exame (laudo) pode vir escrito como ALT.

Qual é o significado de ALT?

ALT é a sigla para alanina aminotransferase.

Para que serve o exame de TGP?

O exame de TGP ou exame de ALT serve para avaliar o nível dessa aminotransferase no soro sanguíneo. A TGP é encontrada quase que somente dentro das células do fígado. A TGP, é portanto, muito mais específica para doenças do fígado que a TGO. TGO está presente também nas células dos músculos e do coração.

Porque o TGP aumenta?

TGP alto ocorre quando estas enzimas são liberadas no sangue em grandes quantidades e isso ocorre quando há alterações de membranas ou destruição dos hepatócitos (células do fígado), resultando em TGP aumentado. Toda vez que uma célula que contenha TGP ou TGO sofre uma lesão, essas enzimas “vazam” para o sangue, aumentando a sua concentração sanguínea. Portanto, é fácil entender por que doenças do fígado, que causam lesão dos hepatócitos, cursam com níveis sanguíneos elevados de TGO e TGP.

Quanto mais alto o TGP mais grave é o problema?

O TGP alterado não tem uma correlação direta com o grau de lesão. A necrose (morte tecidual do fígado – necrose hepática) em si não é necessária para os níveis sanguíneos da TGP estarem aumentados (baixa correlação entre o grau de lesão do fígado e o nível das aminotransferases no plasma – soro do sangue).

Além do valor absoluto das transaminases, outra dica é comparar a relação entre os valores de TGO e TGP. Normalmente a relação TGP/TGO = 0,8, ou seja, a TGO costuma ser apenas ligeiramente maior que a TGP. Na hepatite por abuso de álcool, a TGO eleva-se mais e costuma ser pelo menos 2x maior que a TGP (TGO/TGP > 2). Nos casos de cirrose, os valores costuma ficar semelhantes (TGP/TGO = 1). Obviamente isso são apenas dicas que podem ajudar o médico a fazer o correto diagnóstico. Porém existem outros dados e exames que o médico pode se basear para fazer o diagnóstico.

O exame de TGP serve para diagnosticar qual doença?

A elevação das aminotransferases serve para diagnóstico principalmente das hepatopatias agudas (doenças agudas do fígado). O teste de ALT é geralmente feito junto com outros exames que verificam o estado do fígado – provas de função hepática, incluindo TGO (transaminase glutâmico oxalacética ou AST – aspartato aminotransferase (AST), GGT ou Gama GT ou Gama Glutamil Transferase, fosfatase alcalina, lactato desidrogenase (LDH) e bilirrubinas total e frações (bilirrubina direta e bilirrubina indireta.

O que aumenta o TGP?

As causas de TGP elevada são:

  • Hepatites virais;
  • Hepatites auto-imunes;
  • Hepatites tóxicas (as intoxicações medicamentosas com dano hepático);
  • Esteatose hepática (fígado gorduroso);
  • Bebidas alcoólicas: o uso de bebidas alcoólicas pode levar a inflamação do fígado – tipo de hepatite – causada geralmente por uso abusivo de álcool;
  • Obstrução das vias biliares;
  • Cirrose hepática.

Valor de Referência para TGP?

Os valores de referência para TGP é entre 30 e 65U/L. Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite superior 65 U/L.

Qual é o normal do TGP?

TGP é normal até 65 U/L  e TGO normal até 40 U/L. Dificilmente este tipo de exame apresenta seu valor abaixo do normal (TGP baixo), se o TGP der baixo, geralmente, não tem um significado clínico.

Quais os sintomas de TGP elevado?

O exame de TGP alto não leva a sintomas específicos, o que pode causar sintomas é a doença, ou seja os sintomas não dependem do nível da enzima no sangue e sim da causa da elevação desse nível.

Qual é o tratamento para TGP alto?

O tratamento independe do exame e do seu valor em si e sim da causa desse aumento, precisa saber qual o diagnóstico (doença ou problema que levou ao aumento do TGP) para saber qual é o melhor tratamento.

Leia também:

17 thoughts on “TGP

  1. Silmara

    Boa tarde, meus pais faleceram de hepatite C, fiz os exames e por 2 vezes deram negativo, porém, após a morte recente do meu pai decidi refazer exames e tive uma grande alteração do TGO 62,6 u/ml e TGP 121,5 u/ml. O que pode ser isso, já que meus exames de hepatite deram negativos?

    Resposta:
    A única coisa que posso dizer é que há algo relacionado com seu fígado, não dá para dizer o que é apenas com esses exames e mesmo se desse não seria possível fazer diagnóstico pela internet (a legislação brasileira não permite). Você precisa levar esses exames para seu médico!

    Reply
    1. Silmara

      Há 2 meses esse TGP estava em 57 e subiu Para 121,5 e TGO estava 32 e subiu pra 62, isso me preocupou um pouco. É normal uma alteração assim em tão pouco tempo?

      Resposta:
      Não!

      Reply
  2. Matheus

    Bom dia! Meu TGO deu 55 e o TGP deu 11 será algum problema no fígado ou no rins? Tomo muitos suplementos para academia, mas tomo o minicolim b12 para proteger, o que devo fazer?

    Resposta:
    Deve procurar o médico para saber qual a causa desse aumento, precisa conversar com ele para ver se algumas dessas substâncias que está tomando pode ser a causadora desse aumento.

    Reply
  3. Nagela

    Meu irmão esta com o tgo 83 e o tgp 50. Pode ser algo grave? Ele tem 14 anos e não ingere bebidas alcoólicas!

    Resposta:
    O valor não tem relação com a gravidade (geralmente), porém precisa saber qual é a causa, deve voltar ao médico para mostrar esses exames!

    Reply
  4. Everton Santos

    olá bom dia eu sou frentista e trabalho em contato direto com combustíveis, e fui fazer um exame periódico pela empresa e na tgp deu 69 e tgo deu 50, a médica meu uns dias de atestado e repetir o exame e deu assim tgp 65 e tgo 41, ela acha que pode ser devido o contato e inalação do combustível, pode ser isso ou gordura no fígado, porque estou com sobrepeso?

    Resposta:
    Sua médica esta tentando descobrir a causa! Obesidade pode causar aumento de Gama-GT, não necessariamente causa aumento de TGO e TGP.

    Reply
  5. Christiane

    Olá, estava tratando de uma hepatite medicamentosa, porém os exames oscilaram em 6 meses de normal a alterado. Sei que a hepatite medicamentosa seria curada se o medicamento for retirado, e foi isso que fiz, porem igual foi dito, nunca ficou totalmente normal. Já fiz todos os tipos de exames do figado, inclusive uma ELASTOGRAFIA, mas tudo normais, só o tgp e tgo estavam alterados. Meu penultimo exame deram Tgo e Tgp totalmente normais, entretanto, meu ultimo exame deu tgp alterado. Estou muito preocupada, fiz uma ultrassonografia, mas tambem estava normal, sem pedras vesicula. Perdi 25kg desde o diagnostico de hepatite medicamentosa e o hepatologista não consegue identificar a causa, seria necessario fazer uma biopsia? O exame de elastografia é confiável?

    Resposta:
    entendemos sua ansiedade e preocupação, porém o seu médico hepatologista é o mais indicado a dar essa resposta!

    Reply
  6. Ale

    Tenho 29 anos, + ou – 70 KG… meu TGO deu 25 u/l e meu TGP 68, ambas as taxas de referencia do laboratório que fiz eram 36 u/l… Já fiz uso de anabolizantes (uma vez por ano, num período de 5 anos), e consumo bebida alcoólica socialmente, em média menos que 1 vez por semana…Tomo regularmente finasterida (todos os dia de manha)… os índices são normal.. ou tenho algum risco?
    OBS: no meu exame (Completo – HEMOGRAMA, toda a parte hormonal, colesterol) esta tudo normal… com variações mínimas!

    Resposta:
    Ainda são valores que podem ser considerados normais! Porém leve o resultado ao seu médico!

    Reply
  7. Luiz Cordeiro

    Olá o meu TGP está em 120 e TGO 55, costumava consumir álcool, porém por aconselhamento médico parei totalmente há dois meses; conseguirei baixar estes valores sem maiores danos a saúde? Obrigado!

    Resposta:
    Se a causa for somente a ingestão de bebidas alcoólicas a suspensão deverá resolver sim!

    Reply
  8. Iraci

    Meu t.g.o/ast deu 32u/l e o meu t.g.p/alt deu 43u/l no exame fala que o normal para mulheres é de até 32u/l mas eu to muito preocupada. Há motivos para tal preocupação?

    Resposta:
    Valores pouco aumentados nem sempre significam a presença de uma doença, porém seu médico terá que verificar se existe ou não algum problema de saúde que possa estar causando essa alteração!

    Reply
  9. ellen sterphanie

    Olá, o resultado do meu TGO foi 35,0 U/L , e do meu TGP foi 52,0 U/L, fiquei bem preocupada com o resultado, visto que o normal pra mulher é entre 10-37 U/L( TGP)…gostaria de saber que esse valor elevado do meu TGP tem alguma relação com o uso de pilulas do dia seguinte, visto que utilizei 3 vezes?

    Resposta:
    “Pode ter relação sim com o abuso no uso da pílula do dia seguinte! “

    Reply
  10. Maria

    Estou com gordura no figado e meu exame de tgp 373 o médico falou só pra fazer um regime alimentar. Será? Obs. Meu tgo 46.
    Obrigada.

    Resposta:
    Precisa seguir as orientações do seu médico! Afastadas outras possíveis causas o gordura no fígado pode ser sim a causa, se está em dúvida deve procurar uma segunda opinião (procure outro médico). A maioria das doenças do fígado exigem regime e dieta especial!

    Reply
  11. Thai

    Meu TGP está em 5 U/L, é normal?

    Resposta:
    Está abaixo do valor de referência, porém fique tranquila, na maioria das vezes não tem significado clínico, leve os exames para seu médico e converse com ele.

    Reply
  12. Thg

    O meu foi TGO 36 e TGP 72, o que pode ser?
    estou acima do peso… peso 95kG e tenho 1,80m.

    Resposta:
    Na verdade sua resposta depende basicamente dos motivos que levaram o médico a solicitar esse exame, porque um TGP tão pouco acima do normal, pode muitas vezes ter seu resultado considerado normal, porém depende de vários fatores clínicos envolvidos. Sobrepeso pode ser uma causa, desde que descartado todas as outras!!! Precisa voltar ao médico e conversar com ele!

    Reply
  13. Wellington

    Tive DENGUE e o médico pediu um exame do TGO / TGP além do hemograma completo.
    Os valores do hemograma estão bem normalizados, porém o TGO deu 85 U/L e o TGP 204 U/L.
    Praticamente não precisei consumir remédios, a não ser um vez por soro intravenoso.
    Esses valores tendem a normalizar?

    Abraço
    Wellington

    Resposta:
    TGO e TGP tendem a aumentar por causa da dengue (podendo chegar a valores muito altos) e tendem a normalizar nas semanas seguintes à remissão da doença.

    Reply
  14. RITA DE CASSIA SOUZA

    O meu TGP deu 58,0U/L e o meu TGO 27,0 U/L. Como pode ser analisado neste caso. Aguardo resposta por e-mail ou publicação.

    Resposta:
    Dentro do limite da normalidade.

    Reply
  15. Samuel

    O meu tgo deu 36 u/l e o tgp deu 61 u/l, está ok? O meu médico disse que está elevado, só que no site está dizendo que é normal até 65 do tgp e 40 do tgo, e agora, o que vale?

    Resposta:
    Sempre seu médico em primeiro lugar! Depois o que está escrito na internet!!! Valores de TGO e TGP são normais em trono de 40, porém valores um pouco acima disto nem sempre podem ser considerados anormais, até porque na vigência de alguma doença no fígado ou em outro órgão os valores costumam ser muito mais alto que 100.

    Reply
  16. Debson Silva

    O meu tgo deu 48 e o tgp 86 tenho que procurar um médico?

    Resposta:
    Sim, seu exame está alterado e mesmo que fosse normal, ainda assim, deveria levar ao médico!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *