Existem casos em que a mulher não tem período fértil?

O que significa não ter período fértil?

De uma maneira simples de entender podemos dizer que o significado de não ter período fértil é a mulher não ter durante o seu ciclo menstrual nenhuma possibilidade de gravidez, isso pode ser consequência da ausência da ovulação ou da impossibilidade de engravidar por outras causas.

A mulher pode não ter período fértil?

Sim! Muitas mulheres não tem período fértil e ouso dizer que a maioria das mulheres não tem período fértil. Isso se deve a uma série de fatores que apresentamos abaixo.

Quando a mulher não tem período fértil?

A mulher não tem período fértil nas seguintes situações:

(vamos citar aqui apenas condições em que a ausência de ovulação é o fator preponderante para a ausência de período fértil, porém existem outras causas de infertilidade e por consequência ausência de dias férteis)

  • Mulheres estéreis: mulheres que não podem ter filhos não possuem períodos férteis;
  • Doenças: algumas doenças apresentam como consequência ciclos anovulatórios – não ocorre ovulação e portanto não há período fértil, podemos citar como exemplos: Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP e a Hiperprolactinemia;
  • Mulheres que usam anticoncepcionais hormonais: os anticoncepcionais tem como objetivo principal não deixar que a mulher produza e libere óvulos, desta forma, sem ovulação, não há períodos férteis;
  • Menopausa:  menopausa consiste na falência ovariana que decorre da produção ineficiente de hormônios e não ovulação, não havendo ovulação não há período fértil.

Leia também:

 

One thought on “Existem casos em que a mulher não tem período fértil?

  1. Dayane

    Boa noite! Gostaria de saber se a pílula do dia seguinte perde a eficácia se for muito utilizada? Obrigado!

    Resposta:
    Não! Mas seu uso deve ser eventual, muito, muito, muito eventual!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *