Gama GT Alterado

Valores de Gama GT acima do normal, ou seja, Gama GT alto, são os valores que são considerados alterados, porque em teoria valores baixos (abaixo do normal) não são encontrados ou não tem um significado médico.

Os valores de referência são entre 08 a 61 U/L para os homens e entre 05 a 36 U/L para as mulheres, então valores acima de 61 nos homens e 36 nas mulheres são considerados alterados (esses valores pode ser um pouco diferentes entre os diversos laboratórios).

Gama-GT ou Gama Glutamil Transferase quando alterado significa que existe alguns tipo de lesão nas células que são ricas nessa enzima, principalmente os hepatócitos (células do fígado). Ingestão de bebidas alcoólicas, uso de drogas, uso de remédios e medicamentos e doenças inflamatórias e infeciosas do fígado (obstrução de vias biliares, hepatites, cirrose e esteatose hepática) são as principais causas de aumento dos níveis sanguíneos de Gama GT.

O Gama-GT quando alterado, geralmente, também está acompanhado do aumento do TGO e TGP.

Exemplos de Alterações do Gama GT:

Minha mãe é sempre muito cuidadosa com a saúde. Ela toma antidepressivos como Rivotril e Mirtazapina (rapazina). Seus exames de sangue sempre deram normais, mas ela começou a tomar esses dois medicamentos e a beber chá mate diariamente em Abril. Num exame de sangue realizado agora em Junho o GT dela foi de 76 Ul, quando o valor de referencia para mulheres no laudo do exame é de 45ul. Os remédios supracitados ou o chá podem ter alterado o GGT?

Neste caso há possibilidade de que os medicamentos sejam a causa desse aumento, não é um aumento grande, porém precisa ser observado pelo médico assistente a possibilidade de troca de medicação e talvez investigação para alguma outra causa desse aumento.

“… realizei alguns exames dentre os quais o gama gt e esse deu alterado num valor de 70 U/L, andei lendo a respeito e se diz relacionado ao consumo de álcool, mas não bebo, o que pode estar acontecendo?

Bebidas alcoólicas são apenas uma das causas do gama-gt alterado, muitas outras coisas podem causar essa alteração.

10 thoughts on “Gama GT Alterado

  1. Francisco

    Tive dengue e tomei muito paracetamol, será que foi isso que alterou meu gama GT para 70,8?

    Resposta:
    Pode! Pois é uma das possibilidades!

    Reply
  2. Ana

    Dr. fiz um exame de sangue admissional e o único exame q deu alterado foi o meu GGT, o normal seria de 11 até 50 u/l, o meu deu 97 u/l. Tô com medo que isso atrapalhe a minha admissão na Empresa, estou com 14 kg acima do peso será que pode ser isso e também na véspera do exame eu tomei sorvete, será que tem alguma coisa haver? Por favor gostaria de uma resposta urgente se possível. Obrigada!

    Resposta:
    Não sei quais são os critérios utilizados por essa empresa em relação ao Gama-GT! Esse sorvete da véspera não é o culpado, mas prefira frutas!

    Reply
  3. RITA DE CÁSSIA TEODOLINO MARQUES

    A dois anos foi costado nos meus exames, diabetes tipo 2, mas agora esta sob controle. Agora fiz exames de:
    TGO: 73,0 U/I
    TGP:87,0 U/I
    GAMA GT: 408,0 U/I
    Faço uso dos medicamentos: Venlaxin e Rivotril. Estou muito preocupada, pode me dizer algo.
    Grata!!!
    Rita

    Resposta:
    “Seus exames estão alterados (acima do normal), agora o seu médico precisa descobrir a causa dessa alteração (seu diagnóstico)!”

    Reply
  4. Sérgio

    Meu Gama GT deu 1.657, tomo bebidas alcoólicas, como devo proceder para baixar e existe alguma medicação caseira?

    Resposta:
    Parar de ingerir bebidas alcoólicas é um bom começo, o restante seu médico orientará!

    Reply
  5. Juliana

    Olá minha gama gt deu 47 com valor de referência 47 e minha ferritina também deu aumentada, faço uso de anticoncepcional e medicação para pressão alta e bebia aos fins de semana, será que a ferritina alterada tem a ver com algum problema no fígado?

    Resposta:
    Doenças do fígado, como a cirrose, as hepatites e a esteatose – que é o acúmulo de gordura no fígado, são algumas das causas de aumento da ferritina.

    Reply
  6. H c l

    Meu GAMA GT deu 94 U/L, estou preocupada me ajude, meu marido faleceu com hepatite C.

    Resposta:
    “Procure seu médico para saber o que está causando esse aumento!”

    Reply
  7. Aline

    Dr. meu exame de gama gt deu 2! O que pode ser? O valor é no mínimo 5, o que tem de errado?

    Resposta:
    Gama GT abaixo do normal na maioria das vezes não tem significância clínica, porém precisa levar o exame para seu médico!

    Reply
  8. Gregorio

    Fiz o hemograma completo e apenas o gama gt deu alterado no valor de 163 u/l, o que devo fazer?

    Resposta:
    deve levar o resultado para o médico que solicitou o exame, ele sabe o que fazer depois de analisar todos os dados clínicos e o resultado dos exames!

    Reply
  9. AILA

    Meus exames deram alterados
    GAMA-GT – RESULTADO: 103 U/L
    TRANSAMINASE PIRÚVICA (TGP) – RESULTADO: 59 U/L
    TRANSAMINASE OXALACÉTICA (TGO) – RESULTADO: 31 U/L
    Bilirrubina – Normal
    amilase – Normal
    Colesterol LDL – Desejável
    Tinha o hábito de tomar muito paracetamol e gosto de tomar uma cervejinha nos finais de semana. O que preciso fazer para baixar o Gama GT?

    Resposta:
    precisa descobrir a causa desse aumento e tratar essa causa, tanto paracetamol quanto bebidas alcoólicas podem elevar os níveis de Gama GT, porém somente seu médico pode dizer qual é a causa desse aumento.

    Reply
  10. Mariana de Oliveira Faria

    Tenho 22 anos e bebo bebidas alcoólicas muito pouco, levo uma alimentação balanceada sem frituras.
    Estava com a bactéria H. Pylori no estômago e fiz exame de sangue do fígado, a taxa de Gama-GT deu 69, o médico me disse que poderia ser da própria bactéria, mas fiz o tratamento para o estômago e tomei o medicamento Silimalon para o fígado, refiz os exames mais três vezes e os resultados foram os seguintes: 64 e 62

    Estou muito preocupada, porque não descobrimos a causa. Tomo anticoncepcional há muito bem, pode ser o uso do medicamento? O aumento da taxa de Gama-Gt pode piorar com o passar dos anos levando a doenças mais graves? O uso de bebidas alcoólicas deve ser proibido?

    Obrigada!

    Resposta:
    o gama gt por si só não é um sinal de gravidade atual ou futura. Eventualmente anticoncepcional como qualquer outro medicamento pode ser o causador desse aumento (pouco provável). O uso de bebidas alcoólicas deve sim ser evitado.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *