Gama GT Alterado

Valores de Gama GT acima do normal, ou seja, Gama GT alto, são os valores que são considerados alterados, porque em teoria valores baixos (abaixo do normal) não são encontrados ou não tem um significado médico.

Os valores de referência são entre 08 a 61 U/L para os homens e entre 05 a 36 U/L para as mulheres, então valores acima de 61 nos homens e 36 nas mulheres são considerados alterados (esses valores pode ser um pouco diferentes entre os diversos laboratórios).

Gama-GT ou Gama Glutamil Transferase quando alterado significa que existe alguns tipo de lesão nas células que são ricas nessa enzima, principalmente os hepatócitos (células do fígado). Ingestão de bebidas alcoólicas, uso de drogas, uso de remédios e medicamentos e doenças inflamatórias e infeciosas do fígado (obstrução de vias biliares, hepatites, cirrose e esteatose hepática) são as principais causas de aumento dos níveis sanguíneos de Gama GT.

O Gama-GT quando alterado, geralmente, também está acompanhado do aumento do TGO e TGP.

Exemplos de Alterações do Gama GT:

Minha mãe é sempre muito cuidadosa com a saúde. Ela toma antidepressivos como Rivotril e Mirtazapina (rapazina). Seus exames de sangue sempre deram normais, mas ela começou a tomar esses dois medicamentos e a beber chá mate diariamente em Abril. Num exame de sangue realizado agora em Junho o GT dela foi de 76 Ul, quando o valor de referencia para mulheres no laudo do exame é de 45ul. Os remédios supracitados ou o chá podem ter alterado o GGT?

Neste caso há possibilidade de que os medicamentos sejam a causa desse aumento, não é um aumento grande, porém precisa ser observado pelo médico assistente a possibilidade de troca de medicação e talvez investigação para alguma outra causa desse aumento.

“… realizei alguns exames dentre os quais o gama gt e esse deu alterado num valor de 70 U/L, andei lendo a respeito e se diz relacionado ao consumo de álcool, mas não bebo, o que pode estar acontecendo?

Bebidas alcoólicas são apenas uma das causas do gama-gt alterado, muitas outras coisas podem causar essa alteração.

14 thoughts on “Gama GT Alterado

  1. Juliana

    Olá minha gama gt deu 47 com valor de referência 47 e minha ferritina também deu aumentada, faço uso de anticoncepcional e medicação para pressão alta e bebia aos fins de semana, será que a ferritina alterada tem a ver com algum problema no fígado?

    Resposta:
    Doenças do fígado, como a cirrose, as hepatites e a esteatose – que é o acúmulo de gordura no fígado, são algumas das causas de aumento da ferritina.

    Reply
  2. H c l

    Meu GAMA GT deu 94 U/L, estou preocupada me ajude, meu marido faleceu com hepatite C.

    Resposta:
    “Procure seu médico para saber o que está causando esse aumento!”

    Reply
  3. Aline

    Dr. meu exame de gama gt deu 2! O que pode ser? O valor é no mínimo 5, o que tem de errado?

    Resposta:
    Gama GT abaixo do normal na maioria das vezes não tem significância clínica, porém precisa levar o exame para seu médico!

    Reply
  4. Gregorio

    Fiz o hemograma completo e apenas o gama gt deu alterado no valor de 163 u/l, o que devo fazer?

    Resposta:
    deve levar o resultado para o médico que solicitou o exame, ele sabe o que fazer depois de analisar todos os dados clínicos e o resultado dos exames!

    Reply
  5. AILA

    Meus exames deram alterados
    GAMA-GT – RESULTADO: 103 U/L
    TRANSAMINASE PIRÚVICA (TGP) – RESULTADO: 59 U/L
    TRANSAMINASE OXALACÉTICA (TGO) – RESULTADO: 31 U/L
    Bilirrubina – Normal
    amilase – Normal
    Colesterol LDL – Desejável
    Tinha o hábito de tomar muito paracetamol e gosto de tomar uma cervejinha nos finais de semana. O que preciso fazer para baixar o Gama GT?

    Resposta:
    precisa descobrir a causa desse aumento e tratar essa causa, tanto paracetamol quanto bebidas alcoólicas podem elevar os níveis de Gama GT, porém somente seu médico pode dizer qual é a causa desse aumento.

    Reply
  6. Mariana de Oliveira Faria

    Tenho 22 anos e bebo bebidas alcoólicas muito pouco, levo uma alimentação balanceada sem frituras.
    Estava com a bactéria H. Pylori no estômago e fiz exame de sangue do fígado, a taxa de Gama-GT deu 69, o médico me disse que poderia ser da própria bactéria, mas fiz o tratamento para o estômago e tomei o medicamento Silimalon para o fígado, refiz os exames mais três vezes e os resultados foram os seguintes: 64 e 62

    Estou muito preocupada, porque não descobrimos a causa. Tomo anticoncepcional há muito bem, pode ser o uso do medicamento? O aumento da taxa de Gama-Gt pode piorar com o passar dos anos levando a doenças mais graves? O uso de bebidas alcoólicas deve ser proibido?

    Obrigada!

    Resposta:
    o gama gt por si só não é um sinal de gravidade atual ou futura. Eventualmente anticoncepcional como qualquer outro medicamento pode ser o causador desse aumento (pouco provável). O uso de bebidas alcoólicas deve sim ser evitado.

    Reply
  7. Carlos Fernando de Souza Silva

    Bom dia. Sou do sexo masculino, 42 anos e estou com cerca de 20kgs de sobrepeso.
    Tomo medicamentos hidroclorotiazida 25mg e losartana 75mg por dia.
    Todos meus outros exames deram bons, na faixa, exceto o
    TGO/AST : 49,4
    TGP/ALT: 94,7
    GAMA/GT: 69,9

    Isso é indício de algum problema no fígado? Ou pode ser causado pelo sobrepesso e pelo medicamento para pressão alta?
    Já tenho médico marcado mas gostaria de tentar saber mais sobre o que pode ser…

    Grato!

    Resposta:
    o sobrepeso quando associado ao fígado gorduroso (esteatose hepática) pode ser uma das causas da alterações nos seus exames, porém todas as possíveis causas precisam ser afastadas.

    Reply
  8. Milena

    Dr. Meu Gama GT deu 58 U/L sendo que o valor de referência era de 6- 42 para mulheres. Não bebo nada alcoólico, não fumo e o único medicamento que estou utilizando é o anticoncepcional. Comecei a fazer academia a 4 meses. Minha Glicose esta ótima e todos os outros exames estão Ok, fiz o Gama GT para concurso público. Haverá problema? Qual a causa disso?

    Resposta:
    Uma das causas do GGT alto é a obesidade ou sobrepeso que pode levar a ocorrência do fígado gorduroso e que pode elevar os níveis sanguíneos de gama glutamil transferase, porém é apenas uma suposição, como seu exame está apenas um pouco elevado, pode ser prudente repetir o exame para ter certeza de que realmente está elevado, a causa real dessa alteração somente seu médico poderá dizer qual é (diagnósticos não podem ser fornecidos pela internet).

    Reply
  9. Willian Silvio

    Bebi 5 latas de cerveja cerca de 30 horas antes de realizar a coleta do sangue. O resultado foi o seguinte:
    Gama GT= 154 u/i
    Bebo somente nos finais de semana, não uso nenhum medicamento contínuo, pratico esportes, estou com apenas 4kg acima do ideal. Nos últimos 15 dias anteriores ao exame, estava tomando antibióticos pois extrai os 4 sisos (2 de cada vez). Parei o medicamento no sábado e fiz o exame na terça-feira. Minha dúvida é a seguinte: Eu ter tomado essa quantidade de álcool antes de realizar o exame, pode ter causado essa grande alteração? Ou provavelmente isso alterou em pouco o resultado e posso ter algum problema de saúde?

    Agradeço a atenção desde já!

    Resposta:
    o uso de bebidas alcoólicas e medicamentos são as principais causas, porém somente seu médico pode definir exatamente o que causou esse GGT alto (gama glutamil transferase alto).

    Reply
  10. Kelly Cristina de Oliveira Machado

    Estou com o meu GGT alterado no valor de 155 u/l. A minha glicose também deu alterada 122mg/dl essa pode ser uma das causas de ter aumentado o GGT? Gostaria de saber mais detalhes. Obrigado!

    Resposta:
    “A gama glutamil transpeptidase alta e a glicose alta podem ser apenas mera coincidência ou podem fazer parte da mesma doença, porém na maioria das vezes não há uma relação direta entre uma e outra, o mais importante agora é chegar ao diagnóstico que causou o Gama GT alto e tratar essa causa (diagnóstico), da mesma forma precisa resolver a questão da glicose elevada que pode significar a presença de Diabetes.

    Reply
  11. jadilson

    Realmente quando existe um problema no fígado a taxa de gama gt aumenta. Procure um médico hepatologista que avaliará os resultados laborais e diagnosticará a causa. Eu tomei chá de casca de laranja, fiz uma dieta, e evitei frituras, comi salada de pepino dentre outras e obtive um ótimo resultado.

    Reply
  12. Flávia

    Boa Tarde!
    Me tire uma dúvida urgente: meu exame Gama-GT deu 208, só que eu nunca bebi ou seja nunca fiz uso de bebida alcoólica.
    Meu médico ficou muito preocupado e até pediu que repetisse o exame e incluiu outros.
    Grata…

    Resposta:
    Quando um exame dá alterado (aumentado no seu caso) é sempre prudente solicitar novamente o mesmo exame para verificar se isso realmente procede e já começar as investigações sobre a causa dessa alteração no exame, ou seja, tudo certo neste caso, agora basta seguir as instruções do seu médico“.

    Reply
  13. Renato Silva

    Em 2011, tive o Gama GT elevado para 332. Tomava cerveja todos os dias. Depois de tomar ciprofibrato, abster-me de álcool, fazer caminhadas e regime, consegui baixar em 30 dias para 50 u/L. Este ano, fiz de novo o exame e deu 566 U/L o Gama GT. O que devo fazer? A TGO e TGP e Fosfatase Alcalina e Hepatite B e C deram normais. Quais os riscos?

    Resposta:
    Deve voltar a seguir as orientações e prescrição que o seu médico fornecerá. Os riscos dependem da causa desse aumento!

    Reply
  14. Kelly Maia

    Dr. minha mãe toma três tipos de medicamentos antidepressivos Stelazine 5mg, Neosine 25mg e Limbritol, ela fez um exame de sangue para o médico clínico geral e o médico observou que no exame constou problemas no fígado, minha mãe não bebe, só usa estas medicações; a mesma conversou com o médico dela (psicólogo e psiquiatra) e ele solicitou o exame gama glutamil transferase sendo que o UL dela foi de 32, entendemos que o UL dela está normal porque o exame solicitado pelo médico clinico geral constou problemas no fígado? O que minha mãe deverá fazer neste caso? Estamos muito preocupados com esta situação. Desde já agradecemos o seu auxílio.

    Resposta:
    precisa escolher em qual médico confiar (provavelmente em todos) e precisa saber quais foram os motivos que levaram o clínico geral a dizer que ela tem problema no fígado. O fato de ggt dela dar normal não exclui doença no fígado, apesar de que a chance de ter ser bem menor.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *