Receba Gratuitamente Nossas Novidades!

Não enviaremos spans e guardaremos seu nome e e-mail em sigilo.

Gama GT alto pode ser câncer?

Posted by in Doenças e Sintomas, Exames para Diagnóstico | 0 comments

fiz exames de rotina e todos estavam normais, porém o Gama-GT deu alto, bebo eventualmente, estou acima do peso e uso muito remédio para dor de cabeça especialmente o paracetamol, gostaria de saber se o gama-gt alterado pode ser câncer?

Porque o gama-gt aumenta?

Gama-GT (pode ser denominado como GGT, Gama-GT, Gama Glutamil Tranferase ou Gama Glutamil Transpeptidase) é uma enzima encontrada dentro das células do corpo, principalmente dentro das células do fígado (hepatócitos). O Gama-GT alto decorre basicamente das lesões dos hepatócitos (rompimento da célula com extravasamento do seu conteúdo na corrente sanguínea e consequente aumento dos níveis sanguíneos de todos os componentes intracelulares (além da gama-glutamiltranspeptidase as células do fígado contem muitas outras enzimas com o TGO e TGP). As lesões mais comuns e frequentes dessas células são as inflamações, que no fígado recebem o nome de hepatites. Existem vários tipos de hepatites:

  • Hepatite viral (Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C e assim por diante;
  • Hepatite medicamentosa (drogas, remédios e medicamentos;
  • Hepatite tóxica (semelhante a hepatite medicamentosa e pode ser causada por muitas substâncias químicas – drogas, venenos, produtos químicos, agrotóxico, plantas);
  • Hepatite auto-imune (causada por ação dos anticorpos em doenças auto-imunes).

Quais as causas do Gama-GT alto?

As principais causas de gama-gt alterado são:

  • Uso e abuso de bebidas alcoólicas;
  • Uso de drogas;
  • Uso e abuso de remédios;
  • Infecções por vírus (hepatites virais);
  • Obstrução de vias biliares (colestase);
  • Obesidade;
  • Esteatose hepática “fígado gorduroso”;
  • Lesões focais (câncer, abcesso, tumores, metástases);
  • Doenças auto-imunes.

Gama-GT alto pode ser câncer?

Sim! Porém estatisticamente o câncer é uma causa rara de aumento do gama-gt.

No caso do paciente acima descrito podemos identificar vários motivos para o Gama-GT alto, porém o diagnóstico da exata causa desse aumento deverá ser feito pelo médico. Levando em consideração os dados clínicos e todos os resultados dos exames realizados, além da investigação adicional que muitas vezes se faz necessária.

Recado do Dr. Charles Schwambach:

Nosso principal objetivo sempre foi oferecer para você informações de qualidade e para tornar sua busca mais fácil e para poder tirar suas dúvidas de maneira ainda mais satisfatória vou dividir os assuntos discutidos aqui no site em 2 grandes temas criando, desta forma, 2 novos sites:

Ciclo Menstrual (ciclomenstrual.blog.br)

Responde (responde.med.br)

No Ciclo Menstrual vamos tratar de assuntos relacionados aos anticoncepcionais, pílula do dia seguinte, menstruação, corrimento, gravidez e outros assuntos ligados ao universo feminino e saúde da mulher. No Responde vamos tirar dúvidas sobre saúde em geral, sintomas, doenças e tratamentos. Os dois sites entrarão no ar nos próximos dias e você poderá colaborar com ideias para conteúdo dos sites.

Abaixo você encontrará um local seguro para inserir seu melhor e-mail para receber gratuitamente nossas atualizações, novidades e informações essenciais! Não vamos enviar spans para você, seu nome e seu e-mail serão mantidos em sigilo absoluto! Obrigado e continue navegando no nosso site!


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>