Gama GT alto pode ser Cirrose?

Meu marido está com gama gt de151 u/l e ele e alcoólatra isso pode ser cirrose?

Tenho 28 anos e fiz o exame de sangue para poder operar, pois preciso fazer uma cirurgia, o resultado do Gama GT deu 1.030. Isso quer dizer que estou com cirrose? Faço um consumo alto de bebida alcoólica! Tem como reverter esse quadro?

Cirrose pode causar Gama GT alto?

Sim! Porém dentre todas as causas de Gama GT alto a cirrose é uma das mais incomuns, podemos até dizer que é uma causa relativamente rara, porque a cirrose é uma doença terminal e quando se instala no fígado boa parte do tecido sadio (hepatócitos – células do fígado) já foram destruídos e na verdade o gama GT elevado significa que existe dano atual ao fígado (destruição de células do fígado está acontecendo agora), na cirrose geralmente o gama gt não sobe muito porqu não há mais muitas células no fígado para serem destruídas.

Na verdade ter gama gt alto não significa que tem cirrose, significa apenas que o Gama GT está elevado! O álcool é com certeza um dos principais motivos para esse aumento, para saber se já  tem cirrose precisa fazer outros tipos de exame (exame de imagem e/ou biópsia do fígado). Cirrose é apenas uma das possibilidades diagnósticas.

O mais importante significado do Gama GT alto nesses dois pacientes dos exemplos acima é que essas pessoas precisam parar de beber imediatamente, porque com o tempo podem sim desenvolver cirrose.

2 thoughts on “Gama GT alto pode ser Cirrose?

  1. Tancredo Jose de Sa

    Meus exames TGP,TGO e GGT deram alterados faço uso de omeprazol diariamente e faço uso de bebida alcoólica socialmente isso pode ser a causa dessas alterações?

    Resposta:
    Talvez!Porém precisa conversar melhor sobre isso com seu médico!

    Reply
  2. Pedro Sergio

    Meu gama gt está em 200… O que faço?

    Resposta:
    Deve ir ao médico para descobrir qual é a causa desse aumento e tratar a causa, de imediato – enquanto aguarda a consulta com o médico – deve suspender o uso de bebidas alcoólicas e começar com uma alimentação equilibrada (ricas em vegetais e pobre em gordura).

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *