Gama GT – Gama Glutamil Transferase

Gama GT ou Gama Glutamil Transferase ou Gama Glutamil Transpeptidase é uma enzima hepática responsável pela transferência de aminoácidos no processamento de substâncias oriundas da alimentação e de outras regiões do corpo, essas reações químicas que ocorrem no fígado são muito importantes para o funcionamento de todo o nosso organismo e as enzimas aceleram essas reações.

O Gama GT é um exame de laboratório que faz parte das chamadas provas de funções hepáticas (albumina, ALT, AST, Fosfatase Alcalina, Bilirrubinas Totais e frações – bilirrubina direta e indireta e completando o grupo o Gama GT ou GGT).

O laboratório de análises clínicas mede os níveis sanguíneos dessa enzima presente no fígado e geralmente Gama GT está elevada em situações onde ocorrem infecções, inflamações ou obstrução de vias biliares, ou seja, qualquer doença que envolva destruição dos hepatócitos que são as células do fígado.

As seguintes postagens abordam de forma mais detalhada vários aspectos relacionados com esse exame de sangue, o que significa e para que serve:

  • O que é Gama Glutamil Transferase?
  • O que é Gama Glutamil Transpeptidase?

Para cada laboratório a uma faixa de resultados que são fornecidos no formato de um numeral, descubra os valores normais de Gama GT e os valores de gama glutamil transferase elevado ou alto e suas implicações para a saúde.

  • Gama GT ou Gama Glutamil Transferase Elevado
  • Gama GT ou Gama Glutamil Transferase Alto
  • Gama GT ou Gama Glutamil Transferase Baixo ou Diminuído

Como dito anteriormente as provas de função hepáticas são exames destinados ao estudo das condições e doenças do fígado e as enzimas intracelulares estão elevadas quando ocorre…

  • Causas do Gama GT Alto

Quando se descobre que os valores estão alterados queremos imediatamente saber o que fazer para baixar o Gama GT:

Este é um assunto bastante complexo e que envolve uma série de doenças e situações médicas, abaixo você encontrará uma série de postagens sobre diversos assuntos relacionados com este tema:

Alguns exemplos de casos reais:

… o resultado do meu exame de sangue deu TGP 32 u/l e o TGO 25 u/l e meu GAMA GT 53 u/l sendo este alterado era para ser ate 39 u/l e o meu deu 53 u/l o que essa alteração significa?

Pequenas alterações do Gama-GT com TGO e TGP normais pode acontecer em muitas situações comuns como uso de medicamentos ou pequenas inflamações no fígado como viroses comuns entre outras, o mais importante neste caso é a hipótese diagnóstica formulada pelo seu médico no momento que ele solicitou esses exames, sua história clínica e exame físico serão os mais importantes para realmente definir o que essa alteração significa.

Estou sentindo dores abdominais e enjoou, fui ao médico e foi realizado o exame de TGP, TGO, Gama GT, Bilirrubina, Fosfatase Alcalina, e Hepatite A, B e C. Para as hepatites deu não-reagente, o exame de fosfatase alcalina e bilirrubinas deram normais, porém a TGO deu o resultado 109 U/L, a TGP 186U/L e a Gama GT deu 153 U/L, gostaria de saber se estes resultados são preocupantes…

Sim, esses resultados são preocupantes e significam que existe algum tipo de inflamação no fígado (hepatite), precisa levar os exames para seu médico para correto diagnóstico e tratamento.

4 thoughts on “Gama GT – Gama Glutamil Transferase

    1. JOÃO

      Tenho HBs Ag não reagente,
      Anti HBc Igm não reagente
      Anti HCV não reagente

      Anti HVA IGg reagente
      Anti HVA IGm não reagente

      pelo que entendi no caso do HVA- já tive hepatite A ou fui vacinado.
      E qual a interpretação dos 3 exames de cima.

      Resposta:
      Não regente significa negativo!

      Reply
  1. MARIANA

    QUANDO O RESULTADO DO GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE DA AUMENTADO, SIGNIFICA QUE O PACIENTE ESTÁ COM HEPATITE QUE CAUSA CÂNCER?

    Resposta:
    o GGT alto indica que houve destruição do hepatócitos (células do fígado) a causa mais comum para gama GT alto é uso de bebidas alcoólicas, remédios e medicamentos e depois vem as doenças hepáticas, que incluem as hepatites e mais raramente o câncer hepático.

    Reply
  2. LEILA

    Meu nome é Leila, recebi meu resultado e exame e fiquei cabreira…
    TGO/AST Aspartato Amino Transferase (138)
    Resultado: 41 u/1

    TGP/ALT- Alanina amino Transferase (139)
    Resultado: 70 u/1

    O que será que tenho?

    Resposta:
    Seu exame está alterado. As enzimas hepáticas são substâncias intra-celulares (ficam dentro dos hepatócitos – células do fígado), quando seu valor está aumentado significa que houve destruição de “alguns” hepatócitos. Dessa forma várias podem ser as causas, as mais comuns são as inflamações no fígado, porém existem muitas outros motivos que levam o aumento do TGO e TGP

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *