Gama GT Valores de Referência

Os valores de referência para o Gama GT podem varia um pouco de um laboratório para outro, porém isso não tem muita importância porque pequenos aumentos não são considerados importantes, apenas valores superiores a 100 nos homens e acima de 70 nas mulheres devem ser levados em consideração para considerar o exame com uma alteração importante.

Valores de Referência:

  • Homens entre 08 a 61 U/L;
  • Mulheres entre 05 a 36 U/L;

Como interpretar o resultado de Gama GT?

Resultados de exame que estejam acima dos valores referenciados são considerados exames com resultado alterado e como já citado anteriormente, valores acima de 100 são considerados com alteração importante para os homens, nas mulheres como os valores de referência são ligeiramente menores, valores acima de 70 já podem ser considerados como uma alteração importante.

Exemplos:

… e o meu gama-glutamiltransferase deu 40 U/L o que isso significa?

Neste caso em que o paciente é masculino o valor do seu exame está dentro da faixa de normalidade, está dentro dos valores de referência considerados normais, ou seja, este é um exame considerado normal.

Eliane, 34 anos, meu exame de Gama GT teve um resultado de 51U/L. Pode ser algum problema? Informo que, por um período anterior ao exame, havia feito um tratamento com anti-inflamatórios…

Neste caso de paciente mulher, o valor do GGT está levemente aumentado e pode sim ter sido causado pelo uso desses remédios, porém a causa depende também da hipótese diagnóstica que o médico que solicitou o exame formulou e da possibilidade de haver outra causa (doença). O ideal neste caso é repetir o exame em algum tempo, caso não haja outra causa aparente.

15 thoughts on “Gama GT Valores de Referência

  1. Cesar Augusto

    ola

    Eu usei anabolizantes receitados e com acompanhamento médico (recentemente). Há muito tempo atrás foi detectado no meu exame de sangue que tive contato com hepatite B, entretanto não desenvolvi a doença. Não fiz nenhum tratamento e obtive a cura sozinho e sem sintomas. Meu exame hepatite B HBsAg sempre foi não reagente.

    Fiz outros exames de sangue a pedido de meu endócrino (medicina esporte) que me receitou os anabolizantes. E deu uma alteração mínima:
    GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE – 14 U/L
    BILIRRUBINA DIRETA – 0,23 mg/dl

    Minha consulta de retorno com ele é só daqui a 1 mês, devo procurar um especialista para iniciar um tratamento?

    Resposta:
    Seus exames estão dentro do limite do normal, leve o resultado ao seu médico no retorno!

    Reply
  2. diego

    Olá, tenho 24 anos esse é o resultado do meu exame é normal?

    Dosagem serica de TGO/AST
    Transaminase Glutamico Oxalacetica 18 U/L
    Dosagem serica de
    TGP/ALT Transaminase Glutamico Piruvica 16 U/L
    Dosagem serica de
    GGT – Gama Glutamil Transferase 14 U/L

    Resposta:
    “Os valores estão dentro dos limites da normalidade!”

    Reply
  3. Milka

    Olá, meu TGP: 9 u/l, TGO: 20 u/l e GGT: 6 u/l, está tudo normal?

    Resposta:
    Dentro dos limites da normalidade!

    Reply
  4. Márcio

    Oi, tenho 29 anos, meu gama GT deu 54 U/l, referência de 15 U/l a 60 U/l, preciso me preocupar? Dentro da normalidade? Obrigado!

    Resposta:
    é um valor dentro dos limites da normalidade.

    Reply
  5. Fabiano Melo

    Olá fiz o meu gama gt e o resultado foi 99ul/l, isto pode ser alguma lesão ou é normal, há pouco mais de três meses eu fiz um exame e o resultado do meu gama gt foi 70 e agora aumento o que isto pode ser?

    Resposta:
    precisa conversar com seu médico para saber o que pode ser, diagnósticos não podem ser fornecidos pela internet!

    Reply
  6. CESAR AUGUSTO TOGNETTI

    Meu TGP está em 49 u/l e GGT 68,1 u/l, devo me preocupar? Sei que meu principal problema é a cervejinha, bebo ao menos 4 vezes por semana, nada exagerado, mas isso pode estar influenciando neste resultado e estes valores são considerados preocupantes?

    Resposta:
    Estão acima do normal!

    Reply
  7. Fernanda

    Tenho 37 anos, fiz essa semana um exame de sangue, jejum 12 horas, onde a doutora solicitou os exames. TGP,
    GGT, fosfatase alcalina alp, bilirrubinas e tgo.

    Meu resultado: normal feminino
    tgo: 23 u/l ——————– 31 u/l
    tgp: 16 u/l ——————— 31 u/

    bilirrubinas,soro valores referência
    direta: 0,10 mg/dl ————– 0,00 a 0,30 mg/dl
    indireta: 0,16 mg/dl ————- 0,20 a 0 ,80 mg/dl
    total: 0,26 mg/dl —————- 0,20 a 1,10 mg/dl

    ggt (gama gt) 81 u/l —————- valor ref. fem de 8 a 41 u/l

    fosfatase alcalina (alp), soro

    98 u/l val. acima de 17 anos: 35 a 104 u/l

    Gostaria de saber se deu algum problema, pois o gama gt deu 81 u/l foi o único que deu acima do valor como não entendo direito queria saber se deu alguma coisa no exame pois faço tratamento para obesidade. Aguardo resposta, ficarei super agradecida porque estou preocupada com o resultado do exame. Me falaram que pode ser hepatite e a pessoa que me falou não é médica e só uma conhecida minha. Obrigado e aguardo resposta!

    Resposta:
    seu exame de Gama-GT está acima do normal, porém não dá para saber qual é o diagnóstico (causa desse aumento), porém fique tranquila que não deve ser hepatite porque seus outros exames estão normais.

    Reply
  8. Daiane

    Olá, Tenho 24 anos. Fiz o exame de Gama GT, e o resultado foi de 46 U/L. Esse valor é considerado um pouco elevado segundo as referências do laboratório onde fiz que é de 38U/L. Está muito acima?

    Resposta:
    muito pouco acima do normal.

    Reply
  9. Wellington Diego

    Olá, tenho 22 anos e meu GAMA GT deu 46, um técnico em análises clínicas do laboratório afirmou que está elevado, pode ser um problema sério?

    Resposta:
    para homem este valor é considerado normal!

    Reply
  10. July

    MEU GAMA DEU 964, PODE SER CÂNCER?

    Resposta:
    pode ser muitas coisas e câncer é um dos diagnósticos mais raros.

    Reply
  11. fabio araujo filho

    Fiz exame de sangue e o TGO deu 26,2 U/L – o TGP deu 28,2 U/l e o GAMA GT deu 94,8 U/l – pergunto existe alguma lesão seria no figado?

    Resposta:
    analisando apenas os valores laboratoriais não dá para dizer se existe uma lesão ou não. Nem sempre os valores dos exames são diretamente proporcionais a gravidade da lesão. Aparentemente parece não ser nada de muito sério, porém somente seu médico poderá afirmar isso com alguma precisão!

    Reply
  12. FRANCISCA EUNICE MORAES VILELA

    Minha taxa de gama gt é de 9, isso é normal?

    Resposta:
    “está dentro dos limites da normalidade!”

    Reply
  13. Elaine

    Estou em tratamento por causa do Gama GT alterado o meu está em 198 qual a dieta certa para se baixar?

    Resposta:
    Você deve alimentar-se de alimentos simples, naturais e variados (frutas, vegetais e cereais, quanto mais integral melhor), deve evitar alimentos industrializados e alimentos gordurosos.

    Reply
  14. marcia aparecida baeta

    Meu marido fez o exame gama gt e o resultado deu 511 ul, isto é grave? Me responda por favor! Obrigado!

    Resposta:
    é uma alteração importante o gama gt está alto (bastante alto), porém a gravidade do caso nem sempre tem relação direta com os valores do gama glutamil transpeptidase, a gravidade do caso vai depender mais da causa desse aumento do gama gt.

    Reply
  15. Vanessa

    Olá, meu marido está com o Gama de 1318 U/L , sei que o normal é até 63, gostaria de saber quanto tem que estar o Gama para ser cirrose, pois o exame de ultrassom do abdômen dele não deu cirrose ainda, mas se ele continuar bebendo quero saber em quanto tempo ele tem antes de ter uma cirrose já que o Gama dele aumenta 100 números por mês em média…

    Resposta:
    “O gama gt (gama glutamil transferase ou gama glutamil transpeptidase) estando elevado significa que há inflamação e destruição dos hepatócitos; a cirrose é a consequência a longo prazo desta situação que está sendo causada pelo álcool (cirrose alcoólica), geralmente podem levar vários anos para a cirrose se instalar definitivamente no fígado, porém tudo depende da quantidade de álcool ingerido e de fatores de predisposição próprios do corpo do seu marido.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *