Hepatite A – IgG Anti-HAV e IgM Anti-HAV

Se eu tenho o exame de Hepatite A anti-HVA IgG reagente e IgM não reagente, significa que eu fui vacinado algum dia e os anticorpos estão presentes? Ou significa que eu tenho hepatite A?

O IgG anti-HAV e IgM anti-HAV são exames de detecção de anticorpos e servem de forma indireta para verificação da presença (ou contato anterior) com o vírus da Hepatite A.

Na doença aguda e nos meses seguintes a infecção o IgM anti-HAV é reagente, ou seja se reagente ou positivo para IgM anti-HAV significa infecção atual ou recente e se não-reagente ou negativo significa ausência de infecção atual ou recente.

Na vigência da infecção atual (final da doença aguda) começa a aparecer o IgG anti-HAV e depois que aparece pela primeira vez sempre estará positivo no sangue, ou seja se exame reagente ou positivo para IgG anti-HAV significa que a pessoa está em fase de infecção ou já teve contato com o vírus (infecção – doença antiga ou imunização prévia) e se não reagente ou negativo significa infecção inicial ou sem nenhuma forma de contato com o vírus.

Tabela para Anti-HAV:

  • IgM – e IgG – = sem contato com o vírus;
  • IgM + e IgG – = hepatite A inicial;
  • IgM + e IgG + = hepatite A final em remissão ou recente;
  • IgM – e IgG + = já teve hepatite A ou já teve contato com o vírus (vacina, por exemplo);

2 thoughts on “Hepatite A – IgG Anti-HAV e IgM Anti-HAV

  1. MARIA MARGARETE OLIVEIRA SOUZA

    Meu enxame deu anti hav igm deu negativo e o valor referente é não reagente, isto que dizer que tenho o vírus da hepatite A. O MÉDICO PEDIU PARA TOMAR A VACINA JÁ TOMEI 2 DOZES!

    Resposta:
    IgM negativo significa que não tem atualmente um tipo de anticorpo no sangue (que é o IgM) para combater o vírus da hepatite A.

    Reply
  2. Wagner Santos

    Fiz uma série de exames, inclusive de sangue e tudo normal exceto pelo fato de aparecer o HAV IgG reagente. Mas lembro-me bem, que ano passado tomei a vacina contra a hepatite… Como saber realmente se tenho ou não a doença?
    Abração a todos…

    Resposta:
    HAV IgG reagente significa que você já teve contato com o vírus da hepatite A, provavelmente foi infectado e teve a doença na sua infância, situação mais comum de ocorrer!

    wagner

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *