Intoxicação Alimentar por Chocolate

São poucas as pessoas capazes de resistir a tentação de comer um chocolate ou há vários deles. Em épocas de festas como a Páscoa ou o Natal é comum ocorrerem intoxicações alimentares decorrentes da ingestão excessiva de chocolate.

Dizem que comer Chocolate faz bem a saúde, é verdade?

O chocolate contém um tipo de gordura que não eleva o colesterol, possui diversos antioxidantes que  atuam contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento, também contém vitaminas ( A, B, C, D e E)  e minerais, como ferro, fósforo e magnésio. Além de que o Chocolate estimula, no organismo, a liberação de substâncias como a serotonina, substância que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar, aliviando assim o stress, a ansiedade e a depressão.

Leia também:

 

O Chocolate pode fazer mal para a saúde?

Embora contenha nutrientes e substâncias que trazem benefícios ao nosso corpo, o chocolate é um alimento rico em gorduras e carboidratos – açúcares, o que lhe proporciona um alto valor calórico que, em excesso, pode levar ao acúmulo de gordura corporal, portanto seu consumo deve ser moderado, inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são poucos recomendados devido as gorduras do leite ( saturadas).

Qual é o tipo de Chocolate mais saudável?

Quanto mais puro (cacau) melhor, quanto maior o percentual de chocolate melhor e quanto menos leite, gorduras e açúcar melhor, então o melhor chocolate para a saúde é o chocolate amargo com maior percentual de cacau.

Se comer muito Chocolate, pode ter intoxicação alimentar?

A intoxicação alimentar por chocolate raramente decorre da ingestão do cacau em si, porém como o chocolate que compramos contém outros componentes (leite, gorduras, açúcares e corantes), essas substâncias podem causar alergias e intoxicação alimentar, principalmente o consumo excessivo das gorduras presentes no chocolate pode causar diarreia. Assim como o leite e os corantes podem causar alergias alimentares. e o açúcar pode causar diabetes.

Quais os sintomas da intoxicação alimentar por chocolate?

Diarreia é o sintoma mais comum, porém podemos encontrar frequentemente, além da diarreia: dor abdominal – cólicas, dor de cabeça, náuseas, vômitos e mal-estar.

O chocolate é contra indicado para alguma pessoa?

O chocolate é contraindicado a todos as pessoas com alguma alergia, intolerância ou proibição específica de consumir algum dos ingredientes da formulação (que raramente é o cacau o problema).

  • Enxaqueca: algumas pessoas podem ter aumento das crises por ingestão de chocolate;
  • Intolerância a lactose: maioria dos chocolates comuns vai leite (preferir formulações sem lactose;
  • Diabetes: a maioria dos chocolates tem muito açúcar (preferir formulações sem açúcar);
  • Alergia: alergias são principalmente causadas pelo corante presente na formulação ou pelo leite;
  • Esteatose hepática: chocolate tem bastante gordura.

Com qual idade crianças podem comer chocolate?

O consumo de qualquer doce (incluindo o chocolate) não é indicado nos primeiros dois anos de vida. Depois disso o consumo deve ser permitido apenas em pequenas quantidades e deve ocorrer com baixa freqüência (apenas algumas vezes no mês).

Qual o tratamento para Intoxicação Alimentar por Chocolate?

Assim que os sintomas surgirem, um médico deve ser procurado e ele tomará todas as medidas necessárias de acordo com o diagnóstico estabelecido. Alguns cuidados gerais são importantes:

  • Suspender imediatamente a ingestão de chocolates e todo tipo de alimento gorduroso, açucarado ou com leite;
  • Manter a alimentação normalmente;
  • Oferecer bastante líquidos;
  • Medicamentos sintomáticos podem ser necessários (dor, vômito ou diarreia);
  • Seguir as orientações do seu médico.

Leia também:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *