Menstruação atrasada, 7 dias de atraso menstrual?

Para algumas mulheres todos os meses acontece um fato que leva a um grande alívio e tranquilidade, a descida da menstruação, porém quando a menstruação não vem um terror toma conta: Será que estou grávida? O atraso da menstruação de 7 dias é ainda mais problemático quando a mulher usa anticoncepcional e justamente após 7 dias tem que voltar a usar a próxima cartela do anticoncepcional, porém a menstruação não desceu e então, o que fazer? Voltar ou não voltar a tomar a pílula. Será que estou grávida? Devo ou não começar a próxima cartela do contraceptivo?

A menstruação ficar atrasada é normal?

Sim, atrasos eventuais da menstruação são quase tão comuns quanto a própria descida da menstruação, então pequenos atrasos podem ser perfeitamente normais e podem não significar nada que seja clinicamente preocupante.

Quantos dias a menstruação pode atrasar?

Um atraso de 7 dias ainda pode ser considerado normal e ainda não pode ser considerado um indicativo de gravidez ou de outra problema de saúde. Devemos sempre partir da premissa de que atrasos menstruais inferiores há 15 dias não devem ser considerados atrasos preocupantes para se pensar em uma gravidez, a não ser que seja muito regulada, não use nenhum método contraceptivo e teve relações sexuais sem proteção muitas vezes durante o mês anterior.

Porque a menstruação atrasa?

Quando a menstruação não vem sempre surge a dúvida do que pode ser. As principais causas para um atraso na menstruação de 7 dias são: gravidez, efeito colateral de anticoncepcional, assim como pode ser efeito colateral da pílula do dia seguinte, alterações hormonais, doenças físicas ou de ordem emocional podem causar atrasos menstruais.

Menstruação atrasada o que fazer?

Na verdade um atraso de 7 dias não há necessidade de fazer nada. Caso sua ansiedade seja muito grande e não dá mais para aguentar a espera ou suas chances de gravidez são grandes (não usa nenhum método contraceptivo e teve relação sexual no período fértil), pode fazer o exame de gravidez já, mas a orientação é aguardar até o atraso completar 15 dias para então fazer o exame. Se você toma anticoncepcional e tomou bem certo, fique tranquila e inicie a próxima cartela no dia normal e não fique preocupada porque não deve ser gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *