Menstruação marrom e pouca é sinal de gravidez?

Está é uma dúvida muito comum entre as mulheres, pois ela nasce do medo de estar grávida e está associada ao desconhecimento e a situações de possível exposição ao risco de engravidar, então a mulher já pensa em uma possível gravidez quando a menstruação muda de quantidade ou aspecto: a menstruação vem com fluxo menor e/ou com cor marrom, às vezes com aspecto de borra de café e o primeiro pensamento é: será que estou grávida?

Há quem diga que isto é um sinal de gravidez, não posso afirmar que não seja, porém estatisticamente e clinicamente falando, sempre o mais provável é que se a mulher engravidou, então não ocorre sangramento ou menstruação, essa é a regra geral: se engravidou então não menstrua.

Isso é ainda mais verdadeiro nas mulheres que tomam algum tipo de anticoncepcional, pois as chances de estarem grávidas são sempre pequenas e as chances de terem alterações da menstruação são muitos grandes (sangramentos, escapes, menstruação diferente e assim por diante).

Mas, aí você pode contrapor meu raciocínio dizendo que a grávida pode ter sangramento! E eu digo: sim, mas essa não é a regra e sim a exceção.

Quando menstruação marrom e pouca pode ser um sinal de gravidez?

Nas mulheres que não usam anticoncepcional (pílula anticoncepcional oral de uso diário, injeção, pílula do dia seguinte, ou outra forma de anticoncepção segura) e de maneira geral tem a menstruação regular e sempre com o mesmo aspecto que tiveram relação de risco para engravidar, posso afirmar que a menstruação fora de época ou na época certa, mas com cor marrom e pouca menstruação pode ser um sinal de alerta para a possibilidade de uma gestação, então se essa for a desconfiança então um exame de gravidez e/ou uma consulta com o médico será, ou serão necessários.

Algo que também precisa ser lembrado é que a menstruação, mesmo nas mulheres mais reguladas, nem sempre vem com o mesmo aspecto, isso é ainda mais comum nas mulheres que tomam anticoncepcional, onde a variação do tipo de menstruação é ainda maior, então eventualmente a menstruação pouca e marrom ou tipo borra de café ou escura pode apenas ser uma menstruação normal que veio com aspecto diferente do habitual.

A pílula do dia seguinte é uma grande causadora de sangramentos e menstruações de aspecto diferente, que podem vir de qualquer forma ou quantidade, então pode ser que depois de tomar a pílula do dia seguinte a menstruação venha pouca e marrom. Isso aliado ao motivo de ter tomado a pílula do dia seguinte (motivo: medo de gravidez), leva a mulher a continuar com esse medo, então qualquer alteração na menstruação é encarada como uma provável gravidez.

Menstruação marrom é sinal de gravidez?

Não!

Pouca menstruação é sinal de gravidez?

Não!

O que pode ser sinal de gravidez, então?

Menstruação diferente pode ser sinal de gravidez! Porém outros sinais são muito mais significativos e importantes para se pensar em gravidez do que a menstruação diferente.

Para exemplificar: tive uma paciente que a menstruação dela era super  regular e com um aspecto sempre igual, então ela não tomava nada para evitar, porque estava tentando engravidar,  “era uma tentante”, a menstruação dela atrasou 10 dias, quando veio, foi tipo uma sujeirinha marrom, ficou 2 dias e foi embora, alguns dias depois fez o exame de gravidez e deu positivo, então é como eu expliquei: menstruação marrom e pouca pode ser um sinal de gravidez importante se for uma menstruação diferente em uma mulher que não toma anticoncepcional e pode estar grávida porque teve relações para engravidar.

One thought on “Menstruação marrom e pouca é sinal de gravidez?

  1. Jeanne

    Oi. Quando termino a cartela de anticoncepcional minha menstruação passa uma semana para vir. Mais aí passo 3 dias menstruada e começo a tomar de novo. Deste jeito corro risco de engravidar? Sempre foi assim! Desde quando comecei a tomar.

    Resposta:
    Cada marca ou tipo de anticoncepcional tem um número certo de pausa entre as cartelas (a maioria é de 7 dias de pausa entre as cartela, existe também anticoncepcional com 4 dias de pausa e anticoncepcional sem pausa). A pausa sempre deve ser feita com o número certo de dias e a sua menstruação não deve e não pode ser usada como parâmetro (você não menstrua quando usa anticoncepcional – apenas tem sangramento de privação hormonal; e esse sangramento ou menstruação – se quiser continuar chamando de menstruação – não tem mais nenhuma importância).

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *