Mioma causa dor abdominal?

Miomas podem causar dor na barriga?

Fiz um ultrassom transvaginal e deu que estou com útero aumentado de volume e heterogêneo e com miomas e fiz também uma ressonância magnética da pelve, pois tenho sentido muitas dores no pé da barriga e nas costas região lombar, dores muito fortes. O resultado da ressonância foi de nódulos uterinos compatíveis com leiomiomas e meu útero está com volume estimado de 192 cm. Gostaria de saber se os miomas podem causar dor na barriga.

Miomas são um achado recorrente em mulheres que fazem os exames de ultrassom transvaginal ou ressonância magnética e essa frequência de aparecimento não se modifica muito em se tratando de pacientes com queixas (dor abdominal) ou pacientes sem queixas (assintomáticas) que realizam apenas um exame de rotina.

Frequentemente os miomas são “responsabilizados de forma inadequada” por dores abdominais, porque na grande maioria das vezes a presença de miomas não causa nenhum tipo de sintoma e principalmente, não causa dores abdominais.

Os miomas podem sim causar sangramentos menstruais com fluxo maior, são hemorragias acompanhadas de cólicas. Porém raramente os miomas ou o útero aumentado causam dores abdominais de forma contínua e intensa. Somente em casos de grandes aumentos do volume uterino e muitos miomas ou miomas muito grandes, estes podem levar a dor abdominal.

Somente cerca de 5% das mulheres que tem dor abdominal, a dor é causada por causas diversa que incluem os miomas. Cerca de 80% dos casos de dor abdominal em mulheres são causados por problemas relacionados ao funcionamento dos intestinos (constipação ou intestino preso) e cerca de 15% são causados por problemas urinários, como as infecções urinárias.

Vemos frequentemente mulheres que se submeteram a cirurgia de retirada do útero com indicação relativa (miomas uterinos não são indicações absolutas de histerectomia; histerectomia é a cirurgia de retirada do útero). Essas esmas pacientes depois de alguns meses após a cirurgia retornam ao médico com os mesmo sintoma de dor na barriga.

principal causa de dor abdominal em mulheres são os problemas de ordem funcional do intestino e frequentemente (não se sabe o motivo ainda) essas mesmas pacientes tem problemas de ordem emocional, principalmente depressão e ansiedade. Toda dor abdominal deve ser investigada, mas o primeiro achado de exame não deve ser o primeiro alvo sem que seja feita uma análise criteriosa, todos os aspectos clínicos da paciente devem ser levados em consideração para o correto diagnóstico e por consequência a escolha do melhor tratamento.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *