Mioma pode causar aborto?

Fiz ultrassom e deu que estou com útero em AVF, heterogêneo com volume aumentado em decorrência da presença de várias formações miomatosas em miométrio e subserosos, estou querendo engravidar, mas fiquei com medo, pois minha amiga disse que quem tem miomas pode não engravidar e se conseguir pode ter aborto, já tive um filho do primeiro casamento, mas agora casei novamente e queria engravidar. Quem tem mioma pode ter um aborto?

Miomas são muito comuns em mulheres naquelas que tem sintoma e também naquelas que não tem sintoma (queixas). Se pegarmos aleatoriamente algumas mulheres na rua e submetermos essas mulheres a um exame de ultrassom transvaginal, vamos verificar que uma parte dessas mulheres vão apresentar mioma ou miomas no útero, ou seja mioma é mais comum do que se imagina.

É comum o médico encontrar miomas quando está realizando a cirurgia de cesariana, isso significa que essa mulher engravidou e teve uma gestação, então a mulher pode engravidar e ter uma gravidez normal mesmo tendo miomas. Porém temos mulheres que tem mioma e apresentam dificuldade de engravidar, mas miomas tendem a causar aborto de maneira proporcionalmente maior que dificuldade de engravidar.

Quais miomas podem causar aborto?

Tipo de Mioma que podem causar aborto depende da localização do(s) mioma(s), esse  é um fator importantíssimo para a ocorrência de aborto em decorrência do(s) mioma(s):

  • Mioma subseroso: raramente relacionado a abortos;
  • Mioma miométrio: pode estar relacionado a abortos;
  • Moma endométrio: frequentemente relacionado a abortos;

Outro fator importante para a ocorrência de aborto causado por mioma(s) é o tamanho desse(s) mioma(s). Quanto maior o mioma maior a chance de um aborto, assim como também o número de miomas presente no útero, quanto maior o número de miomas maior as chances de aborto.

Qual o tratamento para esses miomas para não ter aborto?

O tratamento para mioma vai depender de vários fatores: idade da mulher, desejo de engravidar, tamanho, número e localização dos miomas, sintomas associados. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos ou cirurgia. Se a mulher já está grávida, muito pouco pode ser feito, pois o tratamento com remédios é contra-indicado e a cirurgia pode ser de alto risco.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *