Nódulo Miomatoso

O que é Nódulo Miomatoso?

Fiz um ultrassom transvaginal e entre muitas coisas que estavam escritas no laudo fiquei preocupada com o seguinte: … útero amentado de volume com miométrio heterogêneo devido à presença de vários nódulos miomatosos. O que é um nódulo miomatoso?

Os nódulos miomatosos uterinos ou miomas uterinos (miomatose uterina) são tumores benignos e não são câncer e raramente se transformam em um tumor maligno. Podem aparecer em mulheres jovens, logo depois da puberdade, porém são mais comuns a partir dos 40 anos de idade. Os miomas tendem a aumentar de tamanho na gravidez e depois voltam ao normal. Com a menopausa os nódulos miomatosos tendem a regredir ou mesmo desaparecer, devido à diminuição dos hormônios no corpo feminino.

Causas do Nódulo Miomatoso

As causas que levam ao aparecimento dos miomas não se sabem exatamente, mas acredita-se que haja uma predisposição genética quanto uma maior sensibilidade à estimulação hormonal (principalmente estrogênio) nas mulheres que apresentam miomas.

Tamanho do Nódulo Miomatoso

Os miomas variam em tamanho, em alguns casos, da mesma forma que aparece na descrição acima, podem causar um crescimento acentuado do útero, simulando uma gravidez de até 5 ou 6 meses.

Tipos de Nódulo Miomatoso

Os nódulos miomatosos dependendo de sua localização no útero recebem o nome de:

  • Mioma Subseroso: para os nódulos  localizados na superfície externa do útero;
  • Mioma Intramural: para os nódulos localizados no miométrio;
  • Mioma Submucoso: para os nódulos localizados no endométrio ou logo abaixo dele.

Sintomas do Nódulo Miomatoso

Nódulos miomatosos não apresentam sintomas na sua grande maioria (a maioria dos miomas são assintomáticos), eventualmente podem estar associados à dor em abdômen inferior, cólicas menstruais, irregularidade ou sangramentos eventuais, hemorragia durante a menstruação (sangramento abundante) e por consequência anemia e fraqueza. Podem causar aumento do volume abdominal (quando o útero está muito aumentado) e eventualmente causar problemas urinários devido a pressão sobre o trato urinário.

Tratamento para Nódulo Miomatoso

O tratamento para os nódulos miomatosos ou miomas pode ser desnecessário (maioria dos casos) medicamentoso e/ou sintomático (boa parte dos casos) e excepcionalmente o tratamento cirúrgico se faz necessário.

17 thoughts on “Nódulo Miomatoso

  1. katia melo

    Foi muito bom saber tirei minhas duvidas, porque fiz transvaginal e deu miomatoso agora to segura pela informação, obrigada e que Deus abençoe a todos.

    Reply
  2. Aurea

    Obrigado! Tirou minhas dúvidas e preocupações! Excelente!

    Reply
  3. Jorge Almeida

    Interressa-me saber mais detalhes de tratamentos de nodulos uterino. Mas duma forma geral estou mais ou menos satisfeito.

    Reply
  4. Joelma Santos

    A explicação foi excelente, acabei de fazer uma ultrassom e apresentou esse resultado. Mesmo sabendo que estamos sendo acompanhadas por médicos, tem sempre uma ansiedade e uma aflição para entender o que está acontecendo conosco.

    Reply
  5. Silvana S do nascimento

    Gostei da explicação, foi muito bom tirar a minha duvidas e de outras pessoas, no meu exame transvaginal deu Nódulos miometriais, já estou fazendo o tratamento, estou mais tranquila, muito obrigada!

    Reply
  6. Rejane Oliveira de Sousa

    Estou com característica que você descreveu e tava com medo de ser câncer. Obrigada ajudou bastante. Na ultrassom registrou nódulos miomatosos e estou sangrando muito quando fico menstruada e estou com anemia. O médico passou remédio para anemia e para hemorragia. Espero melhorou sem precisar operar… Obrigada pela informação.

    Reply
  7. Valda Santos Soares

    Parabéns! Meu muito obrigado, tirou todas as minhas dúvidas!

    Reply
  8. Gisele Ribeiro

    Adorei a explicação, pois descobri hoje que existem alguns desses nódulos em meu endométrio. Vou buscar tratamento. Obrigada!

    Reply
  9. Fran

    É boa sua explicação, me ajudou a tirar muitas duvidas; obrigado!

    Reply
  10. Minha esposa tem cisto no seio, é grave?

    Minha esposa tem cisto na mama, é serio?

    Resposta:
    Geralmente não, a grande maioria dos cistos mamários são benignos!

    Reply
  11. Marinete Moreira de Carvalho Ferreira

    É preciso operar nódulo miomatoso medindo 1,1×0,08 localizado na parede anterior e o ovário esquerdo medindo 3,1 x 2,5cm sugestiva de cisto hemorrágico, conclusão precisa operar ou não? Tem tratamento?

    Resposta:
    Depende! Existem muitos aspectos que precisam ser levados em consideração para decidir qual é o melhor tratamento. A resposta definitiva somente pode ser dada pelo seu médico!

    Reply
  12. Patricia

    Gostei muito da explicação, pois estou com esses sintomas e fiquei preocupada, agora li o texto e fiquei mais tranquila.

    Reply
  13. Roseana Guedes F. Santos

    Muitíssimo obrigado!

    Nossa, Que alívio!!!

    À você_pessoa maravilhosa e de bom coração que postou esta resposta neste site_ que respondeu sobre os nódulos miomatosos… meu muito obrigado.
    Você não imagina o quanto faz o meu sofrimento e o sofrimento das pessoas diminuírem.
    Eu estava leiga sobre o assunto e encontrei na sua resposta o alívio que eu precisava.

    Que o Pai Celestial o/a abençoe!!!

    Jesus te Ama e eu também irmão/ã

    Reply
  14. Simone dos Passos

    Adorei a explicação, entendi bem mesmo!

    Reply
  15. m a s

    Foi muito bom para mim, minha usg endovaginal deu nódulo miomatoso, já estava pensando que era um câncer, fiquei aliviada, obrigada!

    Reply
  16. Irenilza Martins

    Gostei muito, esse tipo de explicação tira muitas dúvidas!

    Reply
  17. Cristiane Maria

    Adorei, resposta objetiva e explicativa!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *