Norfloxacino corta o efeito do anticoncepcional?

Estou na minha segunda cartela do anticoncepcional, porém tive um problema de cistite e tomei Norfloxacino e Cystex, sendo que eu pesquisei e encontrei que o norfloxacino corta o efeito do anticoncepcional; eu e meu namorado fizemos sexo sem camisinha, fiquei preocupada acabei tomando a pílula do dia seguinte, sendo que estou na dúvida se o anticoncepcional vai continuar fazendo efeito por causa do norfloxacino, o que eu faço? Continuo com a cartela ou paro?

Norfloxacino é um antibiótico muito utilizado para o tratamento de infecções urinárias, este antibiótico pertence ao grupo das quinolonas (Ciprofloxacino, Norfloxacino, Levofloxacino, entre outros). As quinolonas são um grupo de antibióticos que podem apresentar efeito sobre a eficácia dos anticoncepcionais (existe muita discordância em relação ao fato da norfloxacina cortar ou não cortar o efeito dos anticoncepcionais), porém, conheço mulheres tomando anticoncepcional bem certinho engravidaram durante o uso de antibiótico para cistite.

Minha recomendação é que durante o uso de Norfloxacino a mulher deve evitar ter relações sexuais ou usar camisinha. Nunca deve-se parar de tomar a cartela de anticoncepcional, porque isso sim, com certeza, pode causar a ocorrência de gravidez. Isso significa que sim, norfloxacino pode cortar o efeito do anticoncepcional.

Norfloxacino corta o efeito do anticoncepcional?

Essa é uma possibilidade cogitada por alguns médicos, mas não é uma situação de unanimidade. Na dúvida é melhor usar camisinha durante o uso do antibiótico e pelo menos nos 7 dias posteriores ao uso.

Norfloxacino corta o efeito da pílula do dia seguinte?

Provavelmente não!

Usando Norfloxacino quando é perigoso ter relação?

Relações durante os dias em que está tomando o antibiótico e pelo menos nos 7 dias posteriores ao uso do antibiótico pode haver risco de gravidez.

Usar camisinha durante os dias do antibiótico evita a gravidez?

Deve usar durante os dias que toma o antibiótico e também pelo menos 7 dias depois de parar de tomar o antibiótico.

Tomei apenas 1 comprimido de antibiótico, será que tem risco?

Não! Mas se continuar o tratamento passe a usar camisinha durante o tratamento e pelo menos 7 dias depois de parar o tratamento.

12 thoughts on “Norfloxacino corta o efeito do anticoncepcional?

  1. jhennyfer

    Oi! Estou em duvida! Estou com infecção urinária e ontem fui com meu namorado sem camisinha e ele ejaculou dentro. A noite comecei a tomar o antibiótico norfloxacina, e tomo anticoncepcional, corro o risco de engravidar ou de estar grávida?

    Resposta:
    Se toma anticoncepcional corretamente não vai engravidar e esse antibiótico não corta o efeito do anticoncepcional!

    Reply
  2. Adriana Ferreira

    Tive relação sexual com meu namorado a 2 dias e sem proteção. Hoje preciso começar a tomar o antibiótico Norfloxacino. Tomo meu anticoncepcional normalmente mas não sei se posso tomar Norfloxacino por causa dessa relação que tive a 2 dias posso engravidar mesmo não tendo nenhuma relação sexualidade durante e após o uso do antibiótico?

    Resposta:
    Relação antes de tomar o antibiótico não tem risco e a partir de começar a tomar terá que prevenir com camisinha até pelo menos 7 dias depois de ter terminado o tratamento com antibiótico!

    Reply
  3. Maria

    Oi, tomei norfloxacino durante 7 dias tomando um comprimido de 12 em 12 horas, porem nesse período continuei tomando meu anticoncepcional normalmente. Meu ultimo comprimido de antibiótico foi numa quarta de manhã e na quarta a noite tomei meu anticoncepcional normalmente, e tive relação com meu namorado na quinta a tarde sem camisinha e ele não ejaculou dentro. Corro grande risco de engravidar?

    Resposta:
    O risco de engravidar devido a possibilidade desse antibiótico reduzir o efeito do anticoncepcional é uma possibilidade presumida (não real), então pode existir, assim como pode não haver nenhuma possibilidade de engravidar. Desta forma, não dá pata quantificar o risco, mas podemos adiantar que é pequeno.

    Reply
  4. lara

    Os antibióticos de dose única para cistites cortam o efeito da pílula contraceptiva como os que são receitados para tratamento de médio prazo (7 a 10 dias)?

    Resposta:
    “Provavelmente não! Cada medicação deve ser analisada individualmente!”

    Reply
  5. Pamela

    Estou fazendo uso do Norflox cortou totalmente o efeito, minha menstruação veio antes do tempo, sem falar que o fluxo da menstruação está muito forte, eu sinto o tempo todo descer.

    Reply
  6. Renata

    Tenho uma dúvida: o antibiótico corta o efeito da pílula só se quando eu tiver relação sexual desprotegida eu estiver tomando o antibiótico?
    Por exemplo, tomo pílula há mais de um ano, fiquei com infecção urinária e tomei antibiótico (Norfloxacino) por 7 dias e continuei tomando a pílula direitinho.
    Terminei de tomar o antibiótico segunda e quarta (hoje) fiz sexo sem camisinha com meu marido e ele gozou dentro. Estou tomando essa cartela de pílula (Gracial) há três semanas, ou seja, amanhã será o último comprimido.
    Queria saber se tem chance de eu ficar grávida? Ou só se eu tivesse feito a relação quando eu estivesse tomando o antibiótico?
    Obrigada!

    Resposta:
    Caso o antibiótico interfira com o anticoncepcional (risco de cortar o efeito), esse risco permanece por até 7 dias depois de parar de tomar o antibiótico (no mínimo), pode ser até mais tempo!

    Reply
  7. Joyce

    Tive relação s/ preservativo com meu namorado ontem (16 de ago) e hoje (17 de ago) dedpois do almoço comecei a tomar o livepax levofloxacino, estou na pausa de 7 dias do anticoncepcional, corro risco de engravidar mesmo tendo tomando o antibiótico depois da relação?
    Obs: ele não ejaculou dentro de mim.

    Resposta:
    Provavelmente não!

    Reply
  8. Mel

    Pois bem, quero relatar o que aconteceu comigo. Tive uma infecção leve na bexiga, o médico me receitou norfloxacino 500mg durante 7 dias tomando um comprimido por dia. No período do tratamento com o antibiótico continuei tomando meu anticoncepcional Microvlar normalmente eu já estava tomando o anti a 7 dias quando o médico receitou o antibiótico. Continuei tendo relações normais com o meu parceiro e não tive problema nenhum de gravidez, minha menstruação veio normal, então para mim o antibiótico não cortou o efeito do contraceptivo. Espero ter ajudado com o meu relato.

    Reply
  9. Julia

    Tomei o norfloxacino durante 3 dias e no último dia tive relação sem camisinha, tomo anticoncepcional e não houve ejaculação dentro, mas depois continuamos. Há risco?

    Resposta:
    A chance de engravidar numa situação dessa é muito pequena! Porém sempre há um pequeno risco

    Reply
  10. Ronilda

    Olá eu tomo o anticoncepcional level e estou na última semana, porém comecei a tomar o antibiótico há quatro dias e tive relação sem preservativo um dia depois de começar a tomar o antibiótico, queria saber se o antibiótico cortou o efeito do anticoncepcional e engravidar?

    Resposta:
    Depende do antibiótico, as chances de um antibiótico cortar o efeito do anticoncepcional são pequenas e podem ocorrer apenas depois de alguns dias de uso, use camisinha durante o tempo que toma o remédio.

    Reply
  11. Jaqueline

    Boa Tarde, eu tomei por 7 dias o Norfloxacino, porem já estava no final da minha cartela de AC. Minha dúvida é se na próxima cartela que comecei, se vou estar segura ou não, pois tive relação sem preservativo e estou muito preocupada. Desde já agradeço a atenção.

    Resposta:
    já vai estar segura, mas o ideal é nos primeiros dias dessa cartela usar camisinha.

    Reply
    1. Inara

      Estou no sexto dia de uso do antibiótico norfloxacino e já tomo anticoncepcional há 4 anos, há algum risco de cortar todo o efeito do anticoncepcional? Agradeço desde já.

      Resposta:
      Todo o efeito não, não irá cortar todo o efeito do anticoncepcional, porém pode haver influencia na eficácia do anticoncepcional!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *