O que é alteração da repolarização ventricular?

“Fiz um eletrocardiograma que deu uma alteração da repolarização ventricular em parede inferior, o que significa?

Meu cardiologista pediu um exame de rotina e fiz um eletrocardiograma que apareceu: ritmo sinusal e alterações inespecíficas da repolarização ventricular em faces lateral alta e inferior. O que significa essas alterações inespecíficas da repolarização ventricular nas faces lateral alta e inferior?

O que é Eletrocardiograma?

O eletrocardiograma é um registro da atividade elétrica do coração (que pode ser um correspondente aproximado do seu funcionamento – muscular). Dentre as várias alterações que podem surgir no ECG, as alterações da repolarização ventricular estão entre as mais comuns.

O que é Repolarização Ventricular?

Precisamos entender que a repolarização ventricular corresponde eletricamente ao momento de relaxamento do músculo cardíaco que ocorre logo após o batimento cardíaco (contração do músculo do coração).

O que é Alteração da Repolarização Ventricular?

Quando algo “interfere” com o relaxamento do músculo cardíaco é que aparecem as alterações da repolarização ventricular, ou seja, quando a fase elétrica de relaxamento do músculo cardíaco está alterada é que temos o resultado de Alteração da Repolarização Ventricular.

Alteração da Repolarização Ventricular é uma doença?

Na verdade as alterações da repolarização ventricular, na esmagadora maioria das vezes não tem nenhum significado clínico, ou melhor dizendo, não significam a presença de uma doença, podem aparecer em exames de eletrocardiograma normais e também em exames com alteração. Então essas alterações nem sempre estão relacionadas a uma doença, podem aparecer em pessoas normais ou podem ser sinal de uma doença, como é o caso da pressão alta.

Quais as causas de Alterações da Repolarização Ventricular?

Alterações na repolarização ventricular são comuns em resultados de exame de eletrocardiograma (ECG) de pessoas com mais de 40 anos de idade e também pode aparecer em pacientes com pressão alta (hipertensão arterial sistêmica – HAS).

Como são classificadas as Alterações da Repolarização Ventricular?

As alterações da repolarização ventricular podem aparecer de forma difusa ou em apenas localizações isoladas (derivações ou eixos elétricos) do coração; como é o caso do paciente acima onde a alteração apareceu no correspondente elétrico (derivação do ECG) da parde inferior do coração. E no outro paciente nas paredes laterais alta e inferior.

Leia também:

7 thoughts on “O que é alteração da repolarização ventricular?

  1. Alice

    Dr. No resultado do meu Holter deu “significativa alteração na repolarização ventricular em relação aos traçados iniciais do exame”. É comum isso aparecer em eletrocardiogramas de gestante?
    Isso é grave?

    Resposta:
    Pode aparecer em qualquer pessoa e em gestantes também! Não é grave, geralmente!

    Reply
  2. Eliane Patrícia

    Fiquei mais tranquila, pois meu eletrocardiograma deu alteração discreta de repolarização ventricular, depois que li aqui!

    Reply
  3. Margarida

    Quero parabenizar a equipe que está sempre disponível para responder as perguntas enviadas, visto que muitas pessoas buscam essas informações tão preciosas. Um abraço!!!

    Reply
  4. Stephany

    A conclusão do exame de eletrocardiograma que minha mãe fez deu na conclusão: “alteração discreta da repolarização ventricular”. É grave, o que quer dizer, e o por que deu essa alteração?

    Resposta:
    A resposta geral está acima explicada na postagem, porém para o caso específico da sua mãe somente o médico dela poderá dizer qual o motivo!

    Reply
  5. Jair Silvestre

    Foi útil a informação, de forma a não deixar preocupação desnecessária.

    Reply
  6. América Marinho da Nóbrega

    Fiz um eletrocardiograma e a conclusão deu: Alteração da repolarização ventricular difusa inespecífica. Gostaria de saber se posso fazer um procedimento cirúrgico na coluna?

    Resposta:
    Provavelmente poderá operar, porém a resposta final é da avaliação pré-operatória que é realizada geralmente por um cardiologista ou anestesiologista! Claro que tudo na dependência do que o cirurgião ou o hospital preconizam!

    Reply
  7. Suely

    Alterações da Repolarização Ventricular pode impedir uma pessoa de trabalhar? Ou seja, uma pessoa pode não ser contratada por apresentar esse resultado ao fazer o eletrocardiograma como um dos exames para admissão?

    Resposta:
    Do ponto de vista médico, sendo esta uma alteração isolada, não há empecilho para o trabalho, mas precisa saber quais os critérios utilizados para a admissão no cargo em questão!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *