O que é Gama GT?

O que significa Gama GT?

O significado de Gama GT: é Gama Glutamil Transpeptidase ou Gama Glutamil Transferase é uma enzima hepática, uma enzima presente no fígado. Também muitas vezes vemos a Gama-GT abreviada como GGT. A GGT é uma enzima localizada dentro das células do fígado (hepatócitos), quando ocorre destruição das células hepáticas a enzima entra na corrente sanguínea e os níveis sanguíneo aumentam; esse nível na corrente sanguíneo é detectado no exame de sangue.

Qual a função da Gama GT?

Esta enzima, presente no fígado e em menor grau em outros órgãos, assim como quase todas as enzimas do nosso organismo, serve para acelerar processos químicos. É por meio das enzimas hepáticas que o nosso fígado é capaz de metabolizar as diversas substâncias no nosso organismo, desde as substâncias que ingerimos até aquelas produzidas dentro do próprio corpo. TGO e TGP (ou melhor AST ou ALT) são outros marcadores importantes na avaliação do fígado.

Qual o valor normal da Gama-GT?

Ao fazer o exame de sangue podemos encontrar valores normais ou alterados (exame com resultado de Gama GT alto, não existe valores baixos para esse marcador da função hepática) . Os valores de referência são para o homens entre 08 a 61 U/L entre 05 a 36 U/L para as mulheres (pequenas variações nesses valores podem ocorrer nos diferentes laboratório).

Gama-GT Alterado: Resultado de Exame com valor acima do normal!

Vários são os motivos que causam alterações nos níveis sanguíneos (aumento) do Gama-GT. Como essa enzima é abundante no fígado e o fígado é o principal órgão de metabolização das substâncias no nosso organismo, na verdade, quase tudo que ingerimos passa pelo fígado para que ele faça mudanças nas estruturas das moléculas das substâncias químicas para que elas possa ser melhor aproveitadas ou melhor excretadas pelo nosso corpo.

Quais as causas da Gama Glutamil Transferase Alta?

As principais causas do aumento do Gama-GT são:

  • Hepatite Viral: Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C e assim por diante;
  • Hepatite Medicamentosas: uso de medicamentos provocam com frequência Gama-GT elevado. Os medicamentos que frequentemente aumentam o Gama-GT são: fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, ácido valproico e anticoncepcionais (contraceptivos) são as principais causas da elevação no soro dos níveis de gama glutamil transpeptidase causados por uso de medicamentos, porém é importante salientar que quase todos os medicamentos podem causar alterações.
  • Hepatite por Intoxicações: assim como os medicamentos o uso e abusos de substâncias também pode provocar uma hepatite tóxica, dentre as substâncias que podem causar temos como uma das principais as bebidas alcoólicas;
  • Obstruções de vias biliares;
  • Tumores e Cãncer.

Gama GT Alterado: Resultado de Exame com valor abaixo do normal!

“Medicamente” falando é uma situação incomum, na verdade ela é uma situação quase que hipotética, porque o limite mínimo é 5, valores de Gama-GT normais ou baixos servem na verdade mais para se fazer diagnósticos diferencias entre diferentes doenças do fígado e vias biliares. Existem substâncias (remédios e medicamentos) que podem reduzir o níveis de Gama-GT, como é o caso da azatioprina, estrógenos, clofibrato e metronidazol. Importante: jamais utilize medicamentos sem receita médica! Mesmo com essa possibilidade de reduzir os níveis no sangue de Gama-GT estes remédios não devem ser usados com este fim.

Quais as Consequências para Gama GT alto?

O Gama GT é um marcador de disfunção e inflamação no fígado (principalmente). A elevação nos níveis por si só não levam a um problema e sim significa que existe um problema a ser tratado. Essas alterações quando presentes são consequências de uma outra causa, o importante é descobrir o que está causando e o tratamento é a resolução da causa da elevação nos valores do Gama GT no sangue (soro).

Qual tratamento para Gama-GT Alto?

Não existe um tratamento específico para Gama Glutamil Transferase, o que deve-se tratar é a causa dessa elevação, assim que a causa for tratada e afastada os níveis sanguíneos vão baixar

O que posso fazer para baixar o Gama GT?

Para baixar os níveis de Gama-GT deve-se tratar ou afastar-se da causa que levou ao aumento do gama-gt: se a causa é o abuso de bebidas alcoólicas ou outras drogas deve abster-se do seu uso, se foi algum medicamento, seu médico deve fazer a substituição por outro e caso seja por alguma doença ou problema de saúde este deve ser diagnosticado e tratado adequadamente e naturalmente o Gama-GT vai diminuir com a resolução do problema que causou a elevação.

Leia também:

 

26 thoughts on “O que é Gama GT?

  1. Camila

    Meu ggt deu 48. Tgo e tgp deram normal.
    Nunca bebi e nem fumei. To acima do peso. 85kilos (1,70m).
    Tem cálculos na vesícula. Esse aumento é devido aos calculos? Vou fazer a cirurgia mês que vem e o médico me informou que qualquer alteração no fígado a cirurgia se complica. Sendo que na ultra deu tudo normal.
    Minha preocupação real é saber se fazer cirurgia com o gama-gt alterado, faz complicar mais a cirurgia?

    Resposta:
    Somente em caso de obstrução cálculos podem aumentar o gama-gt. Não há relação entre a cirurgia e o gama-gt!

    Reply
  2. igor

    Meu gama gt deu 134u/l, isso quer dizer que estou com hepatite b ou não?

    Resposta:
    Apenas significa que o gama-gt está alterado. A Hepatite B é apenas umas das inúmeras causas do aumento do gama-gt!

    Reply
  3. Mara

    Olá!! O Gama-Glutamil Transferase de minha irmã deu um valor altíssimo (305U/L). Gostaria muito de saber se isso é grave.

    Resposta:
    O valor do exame não tem relação direta com a gravidade do caso!

    Reply
  4. Hosana

    Minha sogra tem 83 anos o Gama gt deu 85,andou tomando muito medicamento pra dormir, será que foi por isso que deu alto?

    Resposta:
    talvez! Precisa conversar com o médico dela sobre qual a possível causa desse nível alto de Gama-glutamiltransferase.

    Reply
  5. Spon

    Meu Gama GT sempre foi alto desde 2005. Quando paro de beber ele vai diminuindo bem devagar, e quando volto a beber ele sobe bem rápido. Fiz um exame em dez/2013 e deu 179, dei um tempo na bebida e caiu para 157. É assim.. Importante lembrar que não bebo tanto assim, tem gente que bebe muito mais que eu e não tem esse problema. Mas estou diminuindo a bebida (cerveja e vinho), parar não tem como! O que pode acontecer?

    Resposta:
    um processo inflamatório crônico no fígado decorrente do uso de bebidas alcoólicas pode levar a cirrose hepática.

    Reply
  6. Bianca Rabelo

    Peguei meu resultado hoje e me assustei: 1350 U/L.
    Vi as perguntas anteriores, e não vi nenhum resultado parecido.
    Teria alguma explicação para tão elevado?
    Poderia me responder via e-mail também?

    Resposta:
    O resultado do Gama GT analisado isoladamente é diretamente proporcional ao grau de lesão do tecido hepático, que pode não ter relação direta com a gravidade da doença, o mais importante é descobrir qual a causa desse aumento!

    Reply
  7. Leandro Augusto Azevedo Rodrigues

    Boa tarde! Fiz umas análises de rotina em que o meu colesterol encontra-se em 260 e ggt 183; gostava de saber se com uma dieta é suficiente pois suponho que seja da bebida e da má alimentação? Obrigado!

    Resposta:
    Parar de beber, alimentar-se de maneira mais saudável e fazer exercícios físicos de maneira regular são os primeiros passos para uma melhora, tudo com orientação e acompanhamento médico!

    Reply
  8. Ademir

    Fiz o exame e deu 101.50 u/l e também estou 20 kg acima do peso, o excesso de peso é o causador do aumento do gama glutamil transferase?

    Reposta:
    A obesidade ou o sobrepeso pode ser uma das causas do aumento do Gama GT, porém somente seu médico pode afirmar com certeza qual é a causa!

    Reply
  9. Rosangela Ferreira

    Gostaria de saber se o uso do tamoxifeno pode interferi na taxa do Gama GT, pois o meu está em 93?

    Resposta:
    É possível sim!

    Reply
  10. LAUDITE

    Há 04 meses atrás eu fiz exame de gama gt e o resultado foi de 46 U/, agora repeti novamente o exame e já deu 82 U/, será que é dos remédios que eu tomo, atorvastatina, losartana, pantoprazol e cálcio?

    Resposta:
    É uma possibilidade, porém precisa conversar com seu médico para afastar outras causas.

    Reply
  11. Ézio Clementoni

    Estava internado tomando antibióticos (penicilina, garamicina, tienan) para uma infecção nas nádegas e fiz esse exame de gama gt não sei porque; O resultado foi 250. Será que a medicação pode ter influenciado no resultado? Já havia feito um ultrassom para averiguar apêndice e aproveitou e viu todos órgãos possíveis e não deu nada.

    Resposta:
    É uma possibilidade, mas afirmar com certeza é quase impossível, precisa conversar com seu médico sobre a causa desse Gama GT alto.

    Reply
  12. Neto

    Meu Gama GT está em 99 (acima do limite). Faço uso frequente de omeprazol.
    - esse indice é preocupante?
    - o uso de omeprazol tem alguma relação?
    Obrigado!

    Resposta:
    “Está um pouco aumentado, a preocupação deve ser principalmente com a causa do aumento; pode estar relacionado com o uso do omeprazol, mas somente seu médico pode fazer essas ponderações!”

    Reply
  13. Beth

    Meu filho tem 23 anos e já toma remédio para colesterol. Agora está com colesterol normal, mas triglicérides 205, porém as enzimas do fígado estão tgo 35 tgp 75 e ggt 203; o moleque sai todo fim de semana e claro bebe com os amigos. Gosta também de tudo que é gorduroso, mas durante a semana coloco em dieta. Estou preocupada com essas enzimas teria algo para fazer para melhora-las? O ultrassom do fígado e vias biliares deu normal e hepatite c não reagente. Agradeço a orientação!

    Resposta:
    Antes de mais nada precisa de acompanhamento médico regular, deve parar de beber bebidas alcoólicas, fazer exercícios e seguir uma dieta preferencialmente feita por uma nutricionista… esses deslizes de final de semana são suficientes para causar tais alterações (desde que afastadas as outras causas), mas a opção é dele, ele quem deve escolher entre a saúde e a falta dela!

    Reply
  14. Zeti

    Meu exame de gama gt deu 160 u/l… Estou preocupadíssima ….tenho 43 anos!

    Resposta:
    é um exame alterado, precisa conversar com seu médico!

    Reply
  15. juniorj

    O uso de maconha pode alterar o gama gt?

    Resposta:
    pode!

    Reply
  16. Vagner Alves

    Bom amigo, meu exame do GGT deu 592,0 U/L isso quer dizer que está bem alto. Como posso fazer para baixar?

    Resposta:
    “Para baixar o GGT precisa descobrir qual é a causa (qual é o diagnóstico) desse aumento e tratar adequadamente esta causa!”

    Reply
  17. Heitor

    Pois bem, meu exame indicou Gama GT 5 u/l… estou no limite mínimo, o que isso significa?

    Resposta:
    isso é bom! Sempre é bom ter exames normais!

    Reply
  18. joão

    olá meu nível de gama GT apresentou resultado de 89 U/l sabendo que o valor de referência é de 10 a 71 U/l, então está anormal, mas está muito elevado, sabendo que a causa pode ser o consumo de vinho?

    Resposta:
    Está levemente alterado, o vinho pode ser uma das causas, porém somente seu médico dar uma certeza maior (podem existir outras causas).

    Reply
    1. João

      Estou obeso 115 kg, utilizo Angipress CD para pressão alta. Não faço exercícios. A esteatose está ligada com o Gama GT?

      Resposta:
      Sim, esteatose hepática – fígado gorduroso pode ser um dos causadores da elevação do Gama GT.

      Reply
  19. WALTER MARQUES

    MEU RESULTADO DE GAMA GLUTAMITRANSFERASE DEU 66 U/L. ESTÁ MUITO ALTO OU O MESMO ESTÁ MODERADO.
    UM ABRAÇO!

    Resposta:
    “Para homem seu exame está dentro dos limites da normalidade!”

    Reply
  20. bia

    Meu resultado de 27,00 U/L e para mulheres os valores de referência é de 5 a 26, então está moderado, correto?

    Resposta:
    Seu resultado ainda é normal, ou pode ainda ser considerado normal!

    Reply
  21. Nelly

    O uso de anticoncepcional pode aumentar a taxa do gama gt? Eu uso anticoncepcional há uns 9 anos [Tamisa 20] e fiz um exame de sangue onde o meu gama gt deu 76 U/L bem acima do normal. Não faço uso de nenhum outro medicamento e quanto à bebida pode se dizer que bebo socialmente.

    Resposta:
    medicamentos estão na lista dos possíveis causadores do GGT alto, porém o ideal é afastar outras causas, precisa voltar ao seu médico!

    Reply
  22. Diego

    Faço uso de medicação contínua desde criança. Em meu caso uso Tegretol CR e Gardenal, mas já tomei quase todos os anticonvulsivos.
    Fiz um exame completo de sangue nesse sábado e o resultado já saiu. Está tudo muito bem forma que minha taxa de carbamazepina está abaixo do mínimo e que, principalmente, meu GGT está em 7,1 para um máximo permitido de 6,0. Não entendo muito, mas pelo que já li isso não é nada bom.
    Isso significa que já estou ferrado? É um valor muito acima do limite (7,1)? Conseguirei reduzir esse nível e voltar a uma taxa normal para não comprometer meu fígado, uma vez que necessito de medicações anticonvulsivas?
    Abraços.

    Resposta:
    Seu GGT (gama glutamil transferase) está um pouco elevado e isso pode ser causado pelos próprios remédios que você toma, porém eles são necessários e como o exame está apenas um pouco elevado fique tranquilo, o ideal é conversar sobre essa sua preocupação com seu médico, de forma que ele pode te ajudar a resolver essa alteração do exame.

    Reply
  23. Eunice de Lacerda

    O uso de vinho pode causar aumento de Gama GT?

    Resposta:
    Sim, o vinho é uma bebida alcoólica e seu abuso pode sim elevar os níveis sanguíneos de Gama-GT.

    Reply
  24. paulo

    Meu resultado obtido de gama gt deu 355.0 u/L
    Valores de Referência: homens: 60 U/L
    ESTE FOI O RESULTADO DO GAMA GLUTAMIL TRANSPEPTIDASE
    O QUE DEVO FAZER? JÁ QUE ESTÁ ALTO DEMAIS?

    Resposta:
    O seu exame de gama GT é alto e semelhante a qualquer outra situação parecido, sempre friso que o tratamento do gama glutamil transferase alto deve ser realizado priorizando a causo da elevação dos níveis sanguíneos dessa enzima, não adianta tentar apenas reduzir o valor do gama gt, precisa na verdade descobrir o que está causando esse aumento e tratar a causa (que geralmente é o uso e abuso de álcool ou medicamentos e inflamações ou infecções virais do fígado.

    Reply
  25. Marcelo Alves

    Muito boa a descrição, entretanto, outra causa para a elevação do GAMA GT, seria a obesidade, que acarreta evolução de gordura no fígado. Assim a elevação desta enzima no sangue pode aumentar até 500 U/L. Para o tratamento, somente a dieta alimentar.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *