O que é janela imunológica?

O que é janela imunológica?

A janela imunológica é um período de tempo. É o tempo transcorrido entre o contágio e a positivação dos exames capazes de detectar o agente causador da doença e desta forma confirmar o diagnóstico.

A janela imunológica existe para quase todos os tipos de doenças que são transmissíveis, vamos usar como exemplo o HIV. Se pegar  o vírus do HIV hoje e fazer o exame amanhã, o resultado será sempre negativo, porque ainda não deu tempo para o organismo produzir anticorpos e não existem vírus em número suficiente para serem detectados pelos exames. Precisa existir um tempo entre o contágio e a realização dos exames e esse tempo que os exames levam para acusar a presença do vírus é a janela imunológica.

O tempo da janela imunológica é muito variável: desde poucos dias até vários meses. O tempo da janela imunológica depende principalmente do causador (patógeno) e da capacidade de reação do sistema imunológico do hospedeiro (paciente), assim como também depende da tecnologia do exame (técnica utilizada para realizar o exame, tipo de exame). Para o vírus do HIV a janela imunológica varia entre 30 a 120 dias (um pouco menos e um pouco mais para alguns pacientes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *