Receba Gratuitamente Nossas Novidades!

Não enviaremos spans e guardaremos seu nome e e-mail em sigilo.

O que é Pangastrite Endoscópica Enantematosa?

Posted by in Doenças e Sintomas | 4 comments

A Pangastrite Endoscópica Enantematosa é um resultado que aparece frequentemente quando os pacientes fazem o exame de Endoscopia Digestiva Alta: este resultado se refere ao aspecto visual da parede interna do estômago (como ela é visualizada pelo médico que faz o exame).

A “gastrite” significa que há inflamação da parede do estômago, na “pangastrite” o significado é que toda a parede do estômago está afetada por essa inflamação.

O termo “endoscópica” se refere a visualização por meio da endoscopia (exame) é o aspecto verificado pelo examinador (médico que fez o exame).

O termo “enantematosa” refere-se também ao aspecto visual da lesão que neste caso significa avermelhado e inchado.

A Pangastrite Endoscópica Enantematosa pode ser leve, moderada ou grave (ou intensa), essas são graduações da gravidade das lesões encontradas

  • Leve: Lesão discreta;
  • Moderada: lesão de grau médio;
  • Grave ou Intensa: lesão é importante e de gravidade elevada;

Resumindo:

  • Pangastrite: inflamação em todo o estômago;
  • Endoscópica: aspecto na endoscopia;
  • Enantematosa: avermelhada e inchada.

Pangastrite endoscópica enantematosa tem cura?

Sim! Pode ser tratada e curada, porém a taxa de reincidência é alta principalmente se as causas não forem afastadas.

Quais as causas da pangastrite?

Existem muitas causas para a pangastrite: ansiedade, estresse, a bactéria Helicobacter pylori, tabagismo, bebidas alcoólicas, alimentação errada, uso de medicamentos, doenças (gastrite pode ser secundária a outra doença).

Recado do Dr. Charles Schwambach:

Nosso principal objetivo sempre foi oferecer para você informações de qualidade e para tornar sua busca mais fácil e para poder tirar suas dúvidas de maneira ainda mais satisfatória vou dividir os assuntos discutidos aqui no site em 2 grandes temas criando, desta forma, 2 novos sites:

Ciclo Menstrual (ciclomenstrual.blog.br)

Responde (responde.med.br)

No Ciclo Menstrual vamos tratar de assuntos relacionados aos anticoncepcionais, pílula do dia seguinte, menstruação, corrimento, gravidez e outros assuntos ligados ao universo feminino e saúde da mulher. No Responde vamos tirar dúvidas sobre saúde em geral, sintomas, doenças e tratamentos. Os dois sites entrarão no ar nos próximos dias e você poderá colaborar com ideias para conteúdo dos sites.

Abaixo você encontrará um local seguro para inserir seu melhor e-mail para receber gratuitamente nossas atualizações, novidades e informações essenciais! Não vamos enviar spans para você, seu nome e seu e-mail serão mantidos em sigilo absoluto! Obrigado e continue navegando no nosso site!


4 Comments

  1. A pangastrite endoscópica enantematosa moderada tem haver com esofagite?

    Resposta:
    São coisas distintas, mas podem aparecer juntas e eventualmente terem a mesma causa!

  2. Posso tomar extrato de própolis para aumentar a imunidade, mesmo tendo pangastrite?

    Resposta:
    Se não lhe faz mal (aparecimento de sintomas da gastrite) pode tomar!

  3. Minha mãe fez uma ultrassonografia endoscópica e o resultado foi: PANGASTRITE ENDOSCÓPICA ENANTEMATOSA ACENTUADA, QUERO SABER O QUE DOENÇA É ESSA E SE É GRAVE.

    Resposta:
    Gastrite não é uma doença grave, mas precisa ser tratada!

  4. O meu pai está com essa doença, mas não sabemos ainda se á a mais grave!

    Resposta:
    Se não há uma classificação é porque o grau não é grave, porque se fosse haveria indicação dessa gravidade na descrição do laudo do exame!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>