O que é teste de urease positivo?

O que significa quando o resultado da Endoscopia dá teste de urease positivo?

O teste de Urease realizado durante a execução da endoscopia digestiva alta é um teste feito para verificar a presença da bactéria Helicobacter pylori (associada a gastrite, esofagite e duodenite – inflamações) e quando positivo significa que tem essa bactéria. Se negativo, significa que não foi detectada a presença da bactéria.

A presença da bactéria não necessariamente significa que também existe alguma doença associada (gastrite, úlcera ou cancro no estômago). Muitas pessoas tem Helicobacter pylori e não apresentam nenhum sintoma ou doença associada, porém quando essa bactéria esta colonizando o estômago as chances desses problemas estarem acometendo essa pessoa são maiores.

18 thoughts on “O que é teste de urease positivo?

  1. Alcides G. Machado

    O Dr. é um anjo Bom.

    Reply
  2. PRISCILA

    Prezado, boa tarde.
    Gostaria de tirar uma dúvida fiz uma endoscopia alta na qual constatou que eu tinha h pylori, na endoscopia foi retirado um polipo para biopsia, porem na biopsia tinha uma nota assim:”pesquisa de h pylori negativa”. Afinal qual resultado é mais confiável? Porque deram resultados diferente? Desde já agradeço.

    Resposta:
    todos os dois são confiáveis, mas a biópsia (em teoria) é mais confiável. Na dúvida trata-se, porém é seu médico que deve tomar a decisão em conjunto com você.

    Reply
  3. Lucicleia Alves Izidrio

    Fiz uma endoscopia digestiva alta e descobri que estava com esofagite enantematosa distal moderada, pangastrite e duodenite enantematosa, quero saber se essa medicação que estou tomando pyloripac ibp a pessoa fica boa? Cicatriza as lesões ou não?

    Resposta:
    é um bom medicamento e está sendo usado com o objetivo de você curar suas lesões, porém o resultado final somente descobriremos no final (depois de tomar), além do remédio deve cuidar com a alimentação, evitar bebidas alcoólicas, parar de fumar e todos os outros cuidados que seu médico orientou!

    Reply
  4. Josue do Nascimento

    Fiz endoscopia hoje cedo e tenho os resultados na mão, levarei somente semana que vem ao médico, mas gostaria que o sr. me falasse sobre isso, se possível, grato.

    Esôfago – Junção esôfago -gástrica situada a 2cm situado acima do pinçamento fragmático, mucosa do terço inferior, apresentando erosão longitudinais, não confluentes, recoberta com fino exudato fibrinoso, Cardia permeável.

    Estomago – Mucosa antral apresentando pontilhado enantemático esparso recoberto com fino exsudato fibrinoso. Fundo e corpo de aspecto endoscópico normal, motilidade e elasticidade normais, Piloro central e permeável. Lago mucoso límpido e de volume normal. A manobra de retrovisão observou-se cardia alargada.

    Duodeno – Mucosa bulbar e de segunda porção de aspecto endoscópico normal.

    o dia gnóstico foi este: Esofagite grau A Hérnia Hiatal.
    Gastrite enantematosa exaustiva antral discreta.
    Teste de urease: Positivo.

    Resposta:
    A esofagite e a gastrite significam a inflamação no esôfago e estômago, presença de uma hérnia entre o estômago e esôfago e o Teste de Urease é positivo (presença de Helicobacter pylori). Os diagnósticos clínicos e o tratamento somente pode ser fornecido pelo seu médico.

    Reply
  5. Marisa Policarpo

    Boa tarde dr, meu exame deu pangastrite e urease positivo; vou fazer uma cirurgia bariátrica, isso pode cancelar ou até mesmo atrasar minha cirurgia? Deu também pedra na vesícula. Obrigada, fique com Deus e que Deus te ilumine sempre.

    Resposta:
    pode precisar tratar antes da cirurgia, porém essa decisão depende do médico que vai fazer a cirurgia! Não há porque cancelar, pode atrasar um pouco!

    Reply
  6. Raphaela Godoy

    Dr° bom dia! Vou fazer a cirurgia bariátrica, essa urease irá de alguma forma atrasar minha cirurgia ou até mesmo cancelar?

    Resposta:
    provavelmente não, porém depende da decisão do médico que vai fazer a cirurgia, se precisar tratar antes, não há problema porque o tratamento é de alguns dias.

    Reply
  7. Lena Vitoriano

    Muitíssimo obrigada por usar do seu tempo, que certamente já é muito resumido para esclarecer nossas duvidas e acalmar nossos corações aflitos. Que nosso amoroso criador lhe proteja por muitos e muitos anos.

    Reply
  8. Renata

    Olá, fiz um exame de endoscopia e acusou pangastrite com teste de urease positivo o que significa isso? Uma boa tarde!

    Resposta:
    pangastrite é a inflamação de todo o estômago e teste de urease já está devidamente explicado na postagem acima!!!

    Reply
  9. kallyane

    Minha sogra fez o exame e deu positivo, pode ser que ela tenha câncer?

    Resposta:
    esse teste não serve para a detecção de câncer, apenas serve para a detecção da presença de urease.

    Reply
  10. Denilson

    Meu exame deu Esofagite erosiva grau 2 de Savary-Miller modificada, é GRAVE?

    Resposta:
    a esofagite erosiva grau 2 isoladamente tem baixa gravidade, porém outros fatores e situações clínicas precisam ser avaliadas concomitantemente.

    Reply
  11. Marci

    Bom dia Dr.
    O uso de Annita combate a bactéria Helicobacter pylori?

    Resposta:
    não!

    Reply
  12. Elane

    Dr. minha endoscopia deu pangastrite endoscópica enantematosa leve, o que isto significa?

    Resposta:
    Pangastrite significa uma inflamação de todo o estômago, endoscópica porque foi o exame que foi realizado, leve é o grau da inflamação (pouca inflamação nos casos leves).

    Reply
  13. Michele

    Dr, meu exame endoscópico deu teste de urease positivo e na biópsia deu negativo, já tive helicobacter pylori e úlcera a 4 anos atrás e fiz dois tratamentos para erradicar a bactéria e foi erradicada, quando fiz esse ano deu isso, o que o sr. diz?

    Resposta:
    Os testes acima mencionados não são 100% exatos e podem eventualmente fornecerem resultados falsos positivos e falsos negativos, neste caso vale (para mim – assim eu orientaria meus pacientes, mas você precisa conversar com seu médico), tudo vai depender dos sintomas clínicos, sintomas nítidos eu trataria o H. pylori e sem sintomas eu não trataria, apenas refazer o exame em algum tempo e reavaliar.

    Reply
  14. José de Aguiar

    Dr. fiz uma endoscopia e deu urease positivo, essa doença tem cura? Ainda vou levar o exame ao meu médico, mas gostaria de ouvir sua opinião. Fica com Deus.

    Resposta:
    O teste de urease dando positivo, não significa que você tem uma doença, na verdade significa que tem uma bactéria no estômago, que pode ser combatida e eliminada com tratamento adequado (antibióticos específicos).

    Reply
  15. Lariane

    O que é gastrite endoscópica enantematosa exsudativa moderada?

    Resposta:
    Isso significa que há uma inflamação na parede do estômago (gastrite), de aspecto vermelho e edemaciado – inchaço (enantemática), com secreção (exsudativo) de grau médio (moderado).

    Reply
  16. elaine

    Dr gostaria de saber quem faz o uso de cannabis e tem o h. pylori, quais os riscos?

    Resposta:
    não há uma relação direta, porém são duas situações que podem causar problemas de saúde e uma delas é evitável então é melhor parar de dar um tapinha!!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *