O que fazer ao esquecer de tomar o anticoncepcional?

O que fazer quando esqueço a pílula?

O que deve ser feito ao esquecer o anticoncepcional depende basicamente do tempo de esquecimento, abaixo temos vários exemplos que contemplam várias situações reais, encontre aquela que mais se adapta ao seu caso e leia as orientações. Fique ciente de o que está aqui escrito tem apenas o objetivo de orientação e o que deve realmente ser feito deve ser prescrito a você pelo seu médico, evite a automedicação, ela é desnecessária e pode ser perigosa para a saúde.

Acesse a postagem especifica para o número de dias que ficou sem tomar:

_________________________________________

Perguntas Frequentes:

Posso engravidar se eu esquecer a pílula?

Sim! O risco de engravidar ao esquecer o anticoncepcional depende do tempo de esquecimento, quanto maior o número de pílulas esquecidas maior a chance de engravidar. Outro fator de risco é quando ocorreu esse esquecimento: esquecimentos no início ou no final da cartela são muito mais perigosos e com risco maior de engravidar do que esquecimentos que ocorrem no meio da cartela, quando o risco de engravidar é menor. Além disso podemos dizer que esquecimentos eventuais são menos perigosos que esquecimentos frequentes e suscetivos.

Esqueci a pílula, quando que a relação é perigosa para engravidar?

Relações ocorridas depois do esquecimento são relações de risco (até 7 dias depois do esquecimento – desde que tomando o restante da cartela normalmente). Relações que ocorreram antes do esquecimento não oferecem perigo.

O que fazer ao esquecer o anticoncepcional por algumas horas?

“Eu tomo anticoncepcional sempre de forma correta e na hora certo, porém esse dias fui a uma festa e cheguei de madrugada em casa e aí vi que não tinha tomado meu anticoncepcional, já havia passado 7 horas da hora normal de tomar, tomei o comprimido nessa hora, e agora o que faço, corro risco de engravidar?”

Esquecimentos eventuais por menos de 12 horas, geralmente não oferecem risco de engravidar, tome o anticoncepcional assim que lembar e continue a cartela normalmente.

“Tomo a pílula de forma irregular, mas nunca me atraso por mais de 5 horas, não tomo o anticoncepcional exatamente no mesmo horário, acabo sempre tomando, com umas horinhas de diferença, isso diminui a eficácia?”

Tomar o anticoncepcional todos os dias em horários diferentes pode eventualmente influenciar na eficácia do anticoncepcional, reduzindo seu efeito de proteger a mulher da gravidez, criando assim, um pequeno risco de engravidar. Neste caso a única coisa a ser feita é corrigir essa distorção e tomar o mais próximo possível de uma hora fixa.

O que fazer ao esquecer de tomar a pílula por 1 dia?

“Olá, estou com uma dúvida e queria saber se tenho risco de estar grávida. Na segunda-feira a noite eu esqueci de tomar meu anticoncepcional, e só fui perceber que tinha esquecido o anticoncepcional no dia seguinte então tomei os dois juntos na terça-feira. Nesta mesma noite eu tive relação sexual.  O dia que eu esqueci já estava iniciando a segunda semana da cartela. Corro o risco de estar grávida?”

Esquecer de tomar o anticoncepcional por um dia provoca redução na eficácia do anticoncepcional e um pequeno risco de engravidar. No meio da cartela (como no exemplo) o risco é menor, se for no início ou fim da cartela o risco é maior. Neste caso deve tomar a pílula esquecida assim que lembrar (geralmente junto com a do outro dia, pois esqueceu por 1 dia), seguir a cartela normalmente e evitar ter relações ou usar camisinha por 7 dias depois do esquecimento.

O que fazer ao esquecer de tomar a pílula por 1 dia 2 vezes na mesma cartela?

“Preciso de ajuda, esqueci de tomar a pílula por duas vezes na mesma cartela, a primeira foi no dia 09 e a outra foi no dia 14 e no dia 16 desceu uma borra marrom tipo borra de café, bem esquisito e agora está descendo um corrimento branco, eu fiz um teste de gravidez e deu negativo, será que eu estou grávida? Me ajuda…”

Esquecer a pílula uma vez já aumenta as chances de engravidar, porém esquecer 2 vezes na mesma cartela aumentam ainda mais a chance de engravidar. Exame ou teste de gravidez somente deve ser feito se houver indícios de gravidez, o mais importante seria atraso da menstruação – fazer o exame de gravidez a partir de 15 dias de atraso da menstruação ou a critério do seu médico. Corrimento branco ou sangramento tipo borra de café não são indicativos de gravidez. Neste caso deve seguir as mesma orientações de quando esquece a pílula por 1 dia.

Corrimento Branco: sinal comum de infecção vaginal, geralmente por fungo.

Corrimento Marrom tipo borra de café: sinal comuns de problemas hormonais (como no caso acima – privação hormonal por esquecimento da pílula) ou é um sinal de infecção vaginal.

O que fazer ao esquecer de tomar a pílula por 2 dias?

“Olá! Tenho uma dúvida; esqueci de tomar a pílula no dia 15 e tive relações neste mesmo dia e voltei a esquecer no dia 16 e costumo tomar a pílula há noite . No dia 17 tomei as três. Há possibilidades de eu estar grávida?”

Sim há possibilidade de engravidar sim. Esquecer o anticoncepcional 2 dias seguidos aumenta as chances de falha da pílula. Neste caso deve tomar assim que lembrar todas as pílulas, seguir a cartela normalmente e evitar relações ou usar camisinha por pelo menos 7 dias depois do esquecimento.

O que fazer ao esquecer de tomar a pílula por 3 dias ou mais?

“Esqueci de tomar o anticoncepcional 4 dias seguidos no meio da cartela e tive relação sem proteção no 3º dia do esquecimento, quando lembrei tomei todos de uma vez. No outro dia estava vindo uma borra de café, mas continuei a cartela normalmente. Posso ter engravidado?”

Sim! Pode ter engravidado. Esquecer o anticoncepcional por 3 dias ou mais aumentam muito a possibilidade de cortar o efeito do anticoncepcional, e pode engravidar. Neste caso há duas possibilidades tomar todas as pílulas assim que lembrar e continuar a cartela normalmente ou interromper essa cartela e começar já em seguida uma nova cartela, porém nos dois casos há risco de engravidar e o médico deve ser consultado sobre o que fazer. Não se deve ter relações por pelo menos 7 dias depois do esquecimento, ou seja por 7 dias depois que já está tomando anticoncepcional novamente ou usar camisinha nesse período.

Não voltei a tomar a pílula depois da pausa, o que fazer? Comecei a cartela com atraso?

É uma situação semelhante ao esquecer de tomar e deve seguir as mesmas orientações conforme o tempo de esquecimento já descritas nesta postagem. Para voltar a tomar uma nova cartela precisará ter certeza de que não está grávida (esperar a menstruação descer novamente ou fazer um exame de gravidez ou seguir as orientações do seu médico).

Quando a relação oferece risco de engravidar ao esquecer o anticoncepcional?

Relações feitas durante e após o esquecimento podem oferecer risco de engravidar, relações feitas antes do esquecimento não oferecem risco.

Tem risco de engravidar na pausa do anticoncepcional?

Não! Desde que tomou corretamente toda a cartela e desde que volte a tomar a nova cartela no dia correto.

Devo tomar a pílula do dia seguinte ao esquecer o anticoncepcional?

É uma possibilidade principalmente nos esquecimentos maiores, porém precisa conversar com seu médico. A pílula do dia seguinte pode ajudar, porém seu uso com o anticoncepcional oral deve ser evitado, porque aumenta as chances de efeitos colaterais.

Quando fazer o teste de gravidez ao esquecer o anticoncepcional?

Salvo alguma orientação diferente do seu médico o exame de gravidez é indicado quando há indícios de gravidez (sintomas de gravidez), ou seja, sua preocupação em estar grávida não é indício de gravidez, não deve fazer o exame apenas porque está preocupada (por isso o médico é importante nessa hora). Se a sua ansiedade for muito grande, então pelo menos faça o exame no momento certo – que não é logo depois do esquecimento – espere pelo menos 15 dias depois do esquecimento para fazer o exame de sangue e pelo menos 20 dias para fazer o teste de farmácia – se fazer antes disso pode dar negativo e você ainda ficar em dúvida.

Porém existem duas situações que são o momento certo de fazer o exame: quando ocorre atraso da menstruação por 15 dias ou mais; e quando seu médico solicitar!

Devo parar a cartela ao esquecer o anticoncepcional?

Na maioria das vezes essa é uma péssima ideia, parar a cartela além de bagunçar sua menstruação pode aumentar em muito as chances de engravidar. Salvo alguma indicação do seu médico, diante de um esquecimento não há indicação de interrupção da cartela.

A regra geral é tomar a pílula esquecida assim que lembrar e continuar a cartela normalmente, evitando ter relações ou deve usar camisinha por 7 a 10 dias depois do esquecimento.

A menstruação não desceu, devo começar a nova cartela ou esperar?

Salvo orientação diferente do seu médico, deve voltar a tomar a sua nova cartela do anticoncepcional independente da sua menstruação (não importa se veio ou não veio, e não importa se veio igual ou diferente do que sempre vem). Caso haja algum dúvida em relação a possibilidade de estar grávida, faça o exame de gravidez assim que o atraso da menstruação completar 15 dias.

Se eu perder um comprimido, como faço a pausa?

Continue a cartela normalmente (as pílulas restantes devem ser tomadas um dia antes do habitual – um pílula deve ser tomada para compensar a pílula perdida, tome a próxima da sequência e continue o resto da cartela até terminar um dia antes do normal). Faça a pausa como sempre!  A pausa sempre tem um número correto de dias (7 dias ou 4 dias – para a maioria das pílulas). Nunca faça a pausa maior que a correta (pausa maior tem risco de engravidar), pausas menores que o habitual não há risco.

 Leia também:

 

42 thoughts on “O que fazer ao esquecer de tomar o anticoncepcional?

  1. Sheyla

    Olá, eu tomo anticoncepcional contínuo por conta da endometriose. Faz 34 dias que voltei a tomar corretamente, porém esqueci de tomar uma pílula na quinta (04/02) e só lembrei na na sexta (05/02) no horário normal (24 horas depois). Tomei as duas e continuei a cartela. Tive relação sexual sem camisinha no domingo. Há risco de gravidez?

    Resposta:
    Se você toma anticoncepcional de forma contínua esquecer um dia não vai levar ao risco de engravidar, porém deve evitar pois isso pode prejudicar o tratamento da endometriose!

    Reply
  2. Ana

    Costumo tomar minha cartela todo dia nove horas. Fui começar a segunda e atrasei uns vinte cinco minutos ou seja, tomei nove e vinte e cinco mais ou menos. Tomar a próxima nove ou nove e pouco?

    Resposta:
    Alguns minutos de diferença não tem a menor importância! Tome sempre as nove (ou nove e pouco)!

    Reply
  3. Dayane

    Boa noite gostaria de saber comecei a tomar o anticoncepcional um mês, fiz a pausa de 7 que caiu na quinta na sexta deveria tomar o primeiro comprimido, mais esqueci tomei agora no sábado deve tomar dois?

    Resposta:
    Sim, deve tomar dois e usar camisinha por 7 dias!

    Reply
  4. Joana

    Olá Dr,
    Hoje é domingo e percebi que esqueci de tomar a pílula de terça feira, percebi só agora. Tive relação sexual na noite de sábado para domingo, mas iniciamos sem camisinha e depois colocamos e ele ainda levou um tempo pra gozar (gozou na camisinha), posso engravidar? O que eu faço? continuo a cartela normalmente? Hoje é dia 28 e essa cartela vai terminar dia 04. Obrigada.

    Resposta:
    Continue a cartela normalmente!

    Reply
    1. Joana

      E quanto a gravidez, preciso me preocupar? Deve fazer uso de PDS?

      Resposta:
      Relações até 7 dias depois do esquecimento podem ocasionar gravidez, então deve usar camisinha ou não ter relações! Não posso opinar em relação ao uso da pílula do dia seguinte porque a lei brasileira proíbe que médicos façam diagnósticos ou prescrevam medicamentos pela internet!

      Reply
  5. Talita

    Boa tarde, faço uso do Yasmin me confundi e tomei a drágea inativa, mais era o ultimo comprimido da cartela que acabaria nesse dia segunda-feira, só fui perceber o erro na terça-feira as 16:00 meu horário habitual é as 8:00 da manhã ou seja mais de 12 horas de atraso, eu o tomei mesmo assim e achei melhor me privar de relações sexuais durante a pausa. Minha menstruação veio e eu retornei a tomar a nova cartela no meu dia habitual terça-feira as 8:00 da manhã e nos 7 dias seguidos da nova cartela usei preservativo e não esqueci mais nenhum comprimido, estou tomando no mesmo horário todos dias. Ainda assim corro risco de engravidar nesse ciclo?

    Resposta:
    Não!

    Reply
  6. Luana

    Oi, perdi um comprimido da sexta feira e nesse dia tomei o comprimido do sábado o que devo fazer se esta faltando o do sábado porque tomei no lugar da sexta?

    Resposta:
    Siga tomando sempre um comprimido até acabar a cartela um dia antes do normal! Faça a pausa com o número certo de dias e comece a nova cartela um dia antes do normal! Tudo será adiantado em 1 dia e não há risco de gravidez desta forma!

    Reply
  7. Brena

    Esqueci de tomar a pílula durante dois dias e a menstruação veio. Devo tomar a pílula ou não?

    Resposta:
    Deve tomar as pílulas esquecidas, seguir a cartela normalmente e usar camisinha pelos próximos dias!

    Reply
  8. Danielly

    Sempre tomo meus comprimidos no mesmo horário, todos os dias, mas no oitavo comprimido eu vomitei duas horas depois de tomar e tive relações sexuais no mesmo dia. Não tomei outra pílula e continuei as outras normalmente, já estou na pílula 10 hoje. Corro risco de engravidar?

    Resposta:
    “Sim, há um pequeno risco!”

    Reply
  9. Let

    Eu estou no décimo dia do segundo mês do anticoncepcional e tive relação sem proteção acontece que esqueci de voltar a tomar o anticoncepcional da pausa um dia, mas tomei logo que lembrei… Corro risco de gravidez?

    Resposta:
    Provavelmente não há mais risco de engravidar!

    Reply
  10. Flávia

    Olá, eu transei com meu namorado dois dias antes de esquecer de tomar meu anticoncepcional. Tive que tomar duas pílulas juntas. Corro risco de engravidar?

    Resposta:
    Relações depois do esquecimento oferecem risco, relações antes do esquecimento não!

    Reply
  11. Ler Silva

    Ola,tive relação no terceiro dia da pausa do anticoncepcional e meu namorado ejaculou em mim,mas a menstruação desceu no quinto dia. O problema que esqueci de voltar tomar o anticoncepcional, corro o risco de engravidar?

    Resposta:
    Se ter relações depois do esquecimento pode engravidar, deve voltar a tomar o anticoncepcional e usar camisinha nas primeiras semanas!

    Reply
  12. Taynara

    Olá, fiquei nove meses sem tomar remédio. Atualmente comecei a tomar remédio novamente pois comecei a namorar novamente, estava tudo indo muito bem. Até que faltava 4 comprimidos para a cartela acabar e justamente nesse dia, tive relação e ele gozou dentro. No próximo dia tomei o comprimido do dia e o que eu esqueci. A cartela acabou, a minha menstruação veio dentro da pausa dos sete dias, mas ela veio bem fraquinha. Algumas pessoas me disseram que é normal devido eu estar tomando remédio agora pois fiquei muito tempo sem tomar e outras dizem que não. Eu corro risco de está grávida?

    Resposta:
    Sempre há uma pequena chance de gravidez ao esquecer o anticoncepcional e ter relações depois do esquecimento! É normal a menstruação diminuir com o anticoncepcional!

    Reply
  13. thais

    Eu esqueci de tomar o anticoncepcional no primeiro dia , ai eu tomei no segundo dia os dois remédio juntos, e na mesma cartela no quinto dia eu tomei o remédio do quinto e do sexto dia antecipando o do sexto, mas depois continuei tomando a cartela certinho. Tive relação sem camisinha faltando 3 dias para acabar a cartela, posso correr o risco de engravidar?

    Resposta:
    “Provavelmente não!”

    Reply
  14. Liana

    Olá! Casei faz 2 mês, sempre tomei o remédio corretamente, tomei nos 3 meses que antecederam o casamento e tudo. Mas nessa última cartela eu esqueci do 2º comprimido e só fui perceber no dia seguinte no horário de 09:00 que sempre tomo quando fui tomar o do outro dia, então tomei os dois. Mas nesse dia que eu esqueci, durante a noite eu tive relação sexual com me marido. Posso estar grávida? Quantos dias depois posso fazer um exame e ter certeza do resultado?

    Resposta:
    A possibilidade de gravidez é pequena! Deve esperar entre 15 a 20 dias depois da relação para fazer o exame de gravidez de sangue. Porém o ideal é somente fazer o exame se tiver sinais objetivos de gravidez, como a ausência da menstruação (atraso menstrual superior a 15 dias)! Ou melhor de tudo seri você fazer o exame de gravidez quando seu médico indicar!

    Reply
  15. Caaahzinha

    Oi, eu estou na segunda cartela, e tive relações com meu namorado, sem camisinha, e ele gozou dentro? Posso estar gravida? (nunca esqueci de tomar o remédio, em nenhum dia desde o primeiro)!

    Resposta:
    Se toma certinho não tem perigo de engravidar!

    Reply
  16. Leticia

    Já é a 5° cartela que eu tomo do anticoncepcional se eu fizer sem camisinha e ele gozar dentro tem perigo de gravidez? E não nesse mês eu tomei a pilula um dia antes da pausa, tipo ao invés de dar pausa de 7 dias dei de 6, mas a menstruação desceu, mas interfere nos outros meses?

    Resposta:
    Não vai engravidar se toma anticoncepcional, pode fazer sem camisinha! Pausa menor que o habitual não há perigo de gravidez!

    Reply
  17. Ana Bella Lopes

    Tomei Gracial por 6 anos e dei uma parada por dois meses e pedi a minha ginecologista para receitar um anticoncepcional mais fraco, o iumi! Só que no meio da cartela tive esquecimento de pelo menos 4 comprimidos, dois seguidos e depois 2 alternados… em seguida veio uma espécie de menstruação estranha, muito pouca, mas era sangue, em seguida tomei o resto da cartela normalmente! Nesse período tive relações sexuais constantes! Há riscos de gravidez, já que veio essa menstruação estranha?

    Resposta:
    “Sim há risco de engravidar!”

    Reply
  18. Vanessa

    Minha última menstruação foi 17/9 e não desceu esse mês de outubro, hoje faz 15 dias de atraso; eu devo fazer logo o exame de sangue?

    Resposta:
    A partir de 15 dias de atraso da menstruação (se há possibilidade de gravidez) o exame pode ser feito!

    Reply
    1. Lauren

      Olá Dr. Minha menstruação veio no período certo após o término da 1ª cartela, na qual tomei corretamente. Comecei a 2ª cartela no dia correto, porém no 2º dia desta 2ª cartela esqueci de tomar a pílula. Quando lembrei já tinham se passado 12hs (Era para tomar as 19hs, tomei as 8:30 da manhã seguinte), mas não mantive relação sexual. Tomei a pílula mesmo assim e as 19hs no 3º dia tomarei essa 3ª pílula. Fiz correto? O risco de gravidez é alto, considerando que essa é a 2ª cartela? Terá algum atraso na minha menstruação no final deste mês (após o término desta 2ª cartela)?

      Resposta:
      “Fez correto! Se não teve relação nos 10 dias que seguiram depois do esquecimento não tem perigo de engravidar! Em teoria não deve haver nenhuma interferência na sua menstruação!”

      Reply
  19. rafaela

    Oi. Fiz a pausa normalmente de 7 dias, veio a menstruação, comecei a tomar o anticoncepcional no dia certinho que devia mesmo, tomo sempre pela manhã, mais quando já foi no primeiro dia de remédio mesmo ja tive relação, tem algum problema por ser só o primeiro remédio da cartela?

    Resposta:
    Não!

    Reply
  20. Rebeca

    Esqueci de comprar o anticoncepcional ao terminar a pausa, e tive relações no último dia de pausa, tem problema se eu voltar a tomar o anticoncepcional um dia depois do dia correto?

    Resposta:
    Sim! Você corre um pequeno risco de engravidar!

    Reply
  21. Juliana

    Ol! Tomo Adolles a 3 anos, 28 comprimidos sem pausa, mas tive relação e dois dias depois parei de tomar a pílula e estava no meio da cartela, passei a usar camisinha desde então, mas já faz 32 dias que não menstruo. Nesse período tomei metronidazol para gardnerella, senti cólicas meus mamilos ficaram doloridos por quase 2 semanas mas já passou, não tenho nenhum sinal de que vou menstruar, estou muito preocupada e ansiosa. tenho medo de ter ovulado assim que parei de tomar e engravidado por conta dessa ultima relação que tive antes de parar a cartela. Me diga o que pode ter acontecido por favor.

    Resposta:
    Não há nada de anormal em ter atraso menstrual numa situação parecida com a sua, porém se quer saber se está grávida somente o exame de gravidez poderá dizer!!!

    Reply
  22. Isabela

    Dr., costumo esquecer as vezes de tomar no horário certo mas logo quando lembro eu tomo. Ontem tive relações com o meu namorado, porém foi o único dia que eu não tomei a pílula e nem tinha me lembrado. Se eu tomar junto com a de hoje (que é a última da cartela), mesmo assim, tenho chances de estar grávida?

    Resposta:
    “Se tiver relação sem proteção nos próximos dias, poderá engravidar!”

    Reply
  23. Lu

    Bom, eu tomo o Microvlar há um ano quase e tomo todo dia ao meio-dia. Meu namorado ejacula dentro daí gostaria de saber se mesmo eu tomando certo e na hora certa se corro risco de engravidar? E qual antibiótico que não posso tomar para não correr risco de engravidar? Porque tenho rinite e tomo antialérgico, isso é perigoso para cortar o efeito do anticoncepcional ou não? Por favor me responda…

    Resposta:
    Se toma anticoncepcional corretamente não vai engravidar! A lista de remédios que podem interferir é muito ampla e não vou escrever aqui, todo vez que tomar um remédio pergunte ao seu médico se não interfere com o anticoncepcional!

    Reply
  24. julyana

    Olá, estou com uma dúvida, toma anticoncepcional Triquilar há 3 anos. Terminei minha cartela, dei a pausa e depois não voltei a tomar, fiquei sem tomá-la por 16 dias, e agora depois desses 16 dias, comecei uma nova cartela, posso ter engravidado, e se sim, isso prejudica a gravidez?

    Resposta:
    Pode ter engravidado, provavelmente não afeta o bebê, mas o ideal é fazer um exame de gravidez e em caso positivo suspender o anticoncepcional imediatamente!

    Reply
  25. Bruna Martins

    Olá, estou quase no final da cartela ( faltam 4 comprimidos pra acabar) e vinha tomando os comprimidos regularmente. Tive relações com o meu namorado e nesse mesmo dia tomei a pílula normalmente, no entanto, nos dois dias que se seguiram pós relação me esqueci de tomar e quando me lembrei tomei dois comprimidos de uma vez. Um tinha mais de 12 horas de esquecimento e o outro 6 horas. Corro o risco de estar grávida?

    Resposta:
    “Sempre há um pequeno risco!”

    Reply
  26. bainca

    oi tomo anticoncepcional todo dia as 22:00 hrs e tomei a pílula como de costume, sendo que ao corda 6:00 hrs do outro dia tinha que tomar outro remédio que estou tomando, mas me enganei de remédio acabei tomando o anticoncepcional novamente que era para ser tomado somente ás 22:00 hrs e agora o que eu faço?

    Resposta:
    Tome as pílulas restantes no horário certo, ou seja, vai ter que tomar hoje mais uma pílula e a cartela acabará um dia antes, faça a pausa corretamente (número certo de dias sem tomar) e comece a nova cartela normalmente (um dia antes do normal.

    Reply
  27. Thais

    Olá, meu anticoncepcional é de 21 dias, sendo que tomei apenas 20 dias, pois perdi um comprimido, eu perdi o comprimido da terça então tomei o da quarta, minha cartela era pra acabar no sábado, então acabou na sexta, sendo que na mesma semana transei sem camisinha e no domingo depois da cartela acabar, eu também transei sem, corro o risco de estar grávida? E por eu ter apenas tomado 20 comprimidos eu tenho que voltar a tomar no sábado ou no domingo? Que no caso seria uma pausa de 7 dias, agora serão de 8, porque sempre volto a tomar no domingo porém terminei a cartela na sexta, como faço ? Obrigada!

    Resposta:
    “Não á risco de gravidez até o presente momento, porém a pausa deve ser de 7 dias, uma pausa de 8 dias leva ao risco de engravidar!”

    Reply
  28. Mylla

    Sempre esqueço, estou tomando de 4 em 4, esqueci quatro dias fui e tomei depois de 4 dias, esqueci de novo e tomei ontem os 4 de novo; hoje tive relação e falta só o comprimido de hoje que é o último. Será que tenho chance de ter engravidado?

    Resposta:
    Sim!

    Reply
  29. Suyane

    Olá, eu esqueci de tomar o anticoncepcional por 3 dias, e estou tomando de 2 comprimidos por dia para corrigir a cartela mais ai um sangramento ocorreu como se fosse a mestruação mais não tenho dores e nem estou enxada mais mesmo assim estou tomando o anticoncepcional… está correto?

    Resposta:
    A única coisa correta era não ter esquecido!!!! Mas o que está fazendo está bom! Use camisinha ou não tenha relação pelos próximos 10 dias no mínimo, porque você corre risco de engravidar!

    Reply
  30. Jennyfy

    Estou na segunda cartela, porém esqueci de toma um dia e mesmo assim continuei a cartela normal, no outro dia com apenas um comprimido com 15 dias depois tive relação a qual ele gozo dentro. Corro risco de engravida? Durante o mês esquecer uma e mesmo assim seguir normal tem risco? Obrigada!

    Resposta:
    Sim! Esquecer o anticoncepcional sempre tem risco de engravidar!

    Reply
  31. Viviane

    Dr. esqueci de tomar 02 comprimidos de Qlaira no 18º dia e o outro dia não me lembro, e tomei esses no próximo dia (sendo assim 02 pilulas de 01 vez). Minha menstruação esta atrasada 14 dias e estou sentindo muitas cólicas, dores no seio, e o abdômen esta muito inchado. Pode ser gravidez ou algum problema hormonal ou infecção? Fiz o exame Beta HCG 02 dias após atraso e deu negativo. Esse mês não estou tomando a pílula e perdi o apetite.

    Resposta:
    Pode ser gravidez, assim como pode ser outras coisas, procure um médico!

    Reply
  32. Priscilla

    Olá Esqueci de tomar o anticoncepcional por 3 dias quando lembrei tomei os 3 e no dia seguinte tomei o outro no msmo horário Porém nesse dia tive relações sem proteção posso estar grávida?

    Resposta:
    Pode sim estar grávida!

    Reply
  33. Nathalia

    Tive uma leve diarreia no 5º comprimido e tive relação antes e depois disso. Tenho risco de estar grávida?

    Resposta:
    “Provavelmente não!”

    Reply
  34. LÍGIA

    Olá, a minha duvida é a seguinte, eu não faço pausa entre cartelas. Já tomo há 3 meses seguidos sem interrupção, porem esta semana tive a primeira falha desses 3 meses, no dia que notei, tomei os dois comprimidos juntos e tomei a pilula do dia seguinte 16 horas depois do coito, pois não tinha como comprar antes. Qual a possibilidade de estar grávida?

    Resposta:
    “Pequena!”

    Reply
  35. Juliana

    Boa tarde!
    Esqueci de tomar o remédio por três dias no começo da cartela, mais continuei tomando. E no fim da cartela desceu. Posso estar grávida mesmo tendo descido para mim? Pois estou sentindo uns enjoos.

    Resposta:
    “Até pode estar grávida, porém tudo conta a favor de que não esteja grávida! A regra é se há menstruação não há gravidez!”

    Reply
  36. Valéria

    Olá, então esqueci de tomar meu anticoncepcional 3 dias seguidos (quinta, sexta e sábado), tive relação com meu esposo quinta e sábado sem camisinha, todos duas relação ele gozou dentro! Domingo só tomei um comprimido só. E agora veio uma borra preta com um pouco de cólica! Posso estar grávida?

    Resposta:
    “Sim, sempre há chances de engravidar ao esquecer o anticoncepcional!”

    Reply
  37. Marina

    Olá, tive relação no 19º dia da minha cartela pela manhã (minha cartela é de 24 comprimidos). Sempre tomo o comprimido às 11hrs sem falta, porém viajei e deixei a cartela em casa. No outro dia quando cheguei tomei os dois comprimidos. Há possibilidade de estar grávida?

    Resposta:
    “Sempre há uma pequena chance, mas é muito pequena!”

    Reply
  38. Vitoria Viana

    Oi, eu tomo o anticoncepcional QLaira, e eu esqueci de tomar minha pilula no 24 dia, me dei conta só depois de 12 horas. Na bula diz que eu não devo tomar o comprimido esquecido e iniciar uma nova cartela!! O que eu faço? Eu corro algum risco?

    Resposta:
    “As principais orientações estão acima na postagem, porém estas orientações servem apenas como orientação, o ideal é seguir aquilo que seu médico mandou ou a bula, quem decide é você. Desde que use camisinha nos próximos dias, todas as opções dão o mesmo resultado!”

    Reply
  39. Nara

    Olá. Por que corro mais risco de engravidar, esquecendo de tomar alguns anticoncepcionais durante a cartela, do que na pausa de 7 dias entre elas (se no caso de esquecer 1 ou 2 dias, eu já acabo menstruando da mesma maneira)? São diferentes nesse caso? Obrigado.

    Resposta:
    Porque a pausa programada faz parte do tratamento contra a gravidez, se você der somente a pausa não corre risco, porém se além da pausa programada você fazer outras pausas (esquecer a pílula por exemplo) então foge do padrão e cria um risco de engravidar. A pílula tenta imitar o ciclo da mulher e a pausa (redução hormonal) faz parte do ciclo normal da mulher.

    Reply
  40. lilian

    Olá, no mês de março, estava no sexto comprimido da cartela e tive diarreia uma hora após de tomar o comprimido. Não tomei uma pílula adicional neste dia, como indicado. Continuei a tomar o anticoncepcional normalmente e utilizei preservativo em todas as relações até iniciar a nova cartela no inicio de abril. Gostaria de saber, se nessa nova cartela já estou protegida.

    Resposta:
    Sim!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *