O que pode acontecer se não tratar a Urease Positivo?

Tem sentido muita azia e estufamento, tudo que como me dá dor no estômago, fui ao médico e ele disse que estou com uma provável gastrite e já me receitou um remédio que comecei a tomar e já melhorei bastante e também estou cuidando na comida. Ele me pediu um exame de endoscopia que deu como resultado: pangastrite enantematosa e teste de urease positivo. A gastrite já estou tratando, mas queria saber qual o mal que essa urease pode causar se não for tratada?

Para que serve o teste de urease?

O Teste de Urease serve para a detecção da presença de uma bactéria no estômago: Helicobacter pylori.

O que significa teste de urease positivo?

O Teste de Urease Positivo significa que existe no estômago a bactéria Helicobacter pylori.

O que o Helicbacter pode causar no nosso organismo?

O Helicobacter pylori está associado com as inflamações da parede do aparelho digestivo, Inflamações geralmente de caráter crônico e com sintomas evidentes em alguns pacientes e sem sintomas em outros. Algumas pessoas podem até mesmo ter a bactéria sem ter as inflamações (portador). Essa bactéria parece estar associada com uma maior predisposição ao aparecimento de doenças do aparelho digestivo (esofagite, gastrite, duodenite, úlcera e assim por diante, inclusive pode estar associada com o aumento da predisposição ao desenvolvimento de câncer do estômago).

O que acontece se eu não tratar a Helicobacter pylori?

Para algumas pessoas pode não haver nenhum mal em não tratar (não vão ter nenhum sintoma ou doença), porém para outros pode até causar a morte, claro que estou exagerando um pouco e sendo dramático, mas o Helicobacter pylori pode estar relacionado com o aumento da incidência de câncer de estômago e o câncer de estômago pode matar, assim como as úlceras gástricas que podem ser fatais no caso de uma hemorragia importante.

É importante frisar que a grande maioria das pessoas ou não terá problemas ou os terá na sua forma mais branda, as ocorrências mais graves são também as mais raras, porém diante de um diagnóstico confirmado, você em conjunto com seu médico precisam tomar a decisão de tratar adequadamente o problema. Evite a automedicação – pode ser perigosa e trazer sérios riscos para a sua saúde.

Como deve ser o tratamento para Helicobacter pylori?

Utilizam-se antibióticos e remédios para reduzir a acidez estomacal (Omeprazol é o mais comum).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *