O que posso fazer para baixar o Gama GT?

Como baixar o Gama GT?

Quando os valores do exame dão alterados e no caso do Gama GT dão valores altos ou em alguns casos muito altos, uma dúvida muito comum e que leva muitas pessoas a procurar uma solução superficial e rápida para baixar valores de Gama GT, porém a principal providência deve ser diagnosticar a causa (os valores de gama GT apenas se elevam quando existe algo causando isso) e a partir de descoberto o motivo desse aumento, deve-se afastar ou tratar esse motivo (se a causa é o abuso de bebidas alcoólicas ou outras drogas deve abster-se do seu uso, se foi algum medicamento, seu médico deve fazer a substituição por outro; e caso seja por alguma doença ou problema de saúde este deve ser  tratado e naturalmente o Gama-GT vai diminuir).

Vou dar um exemplo em que a causa do aumento da Gama GT parece ser a Dengue:

Há pouco tempo estive com dengue, fui ao médico, fiz exames e foi comprovada a doença. Pouco tempo depois meus exames de sangue seguiam normais exceto o Gama GT que se encontrava em 169u/l. 15 dias depois (hoje) fiz um novo exame de Gama GT e ainda está em 70u/l tenho que me preocupar ou estou bem?

Como pode ser observado neste caso, a doença Dengue foi tratada e o doente está em fase de recuperação e com o passar dos dias seu exame de Gama-GT que estava um pouco alto já está quase normal, provavelmente se esta pessoa fazer o exame em mais uns 15 dias, o resultado do exame já deve dar normal.

Até existem alguma substâncias (remédios) que possuem efeito de baixar os níveis sanguíneos de Gama GT, porém não deve ser usados exclusivamente com este fim. Procurar sempre um médico e tratar de forma adequada é a melhor maneira de baixar rápido o Gama GT.

Outro exemplo:

… meu gama GT está em 173, eu bebia muito e já tem 5 dias sem bebidas alcoólicas, como posso abaixar meu gama GT?

O que precisa ser feito neste caso já está sendo feito, a suspensão da ingestão de bebidas alcoólicas que neste caso é a provável causa do aumento do Gama GT, de forma gradativa nos próximos dias, semanas ou meses os níveis devem começar a baixar e voltar ao normal, desde que não haja outra causa e desde que as lesões no fígado sejam reversíveis.

17 thoughts on “O que posso fazer para baixar o Gama GT?

  1. Almir

    Meu exame de GGT de 71 u/l e meu médico pediu ecografia abdominal completa, apareceu esteatose hepática grau 1, vou retornar ao médico semana que vem, estou preocupado, pode ser cirrose?

    Resposta:
    Esteatose é esteatose (gordura no fígado) e cirrose é cirrose (fibrose no fígado).

    Reply
  2. Cezar Antonio de Castro

    Fiz exame deu GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE 183 E GLICOSE 184. PERGUNTO: ALÉM DE ELIMINAR BEBIDAS ALCOÓLICAS, EXISTE ALIMENTAÇÃO QUE POSSA AJUDAR TIPO CEREAIS, FRUTAS ETC?

    Resposta:
    O ideal é alimentar-se com uma dieta equilibrada, o mais natural possível e livre de gorduras, frituras, doces, massas e alimentos industrializados. Um nutricionista pode fazer uma dieta específica para o seu caso!

    Reply
  3. Everton

    Eu queria tirar uma duvida o meu (gama gt) deu 96 u/l e está falando que o normal e ate 45 u/l com 96 normal ou alterada e o (TGP) deu 54 u/l esta falando que o normal e ate 37 u/l eu queria saber se está normal esses 2 resultados ou estão alterados? Obrigado.

    Resposta:
    “Estão alterados!”

    Reply
  4. Alexandro Oliveira Dacol

    Tomo Hidantal há 1 ano e 9 meses queria saber por meu ggt deu 282,50 ta muito alta, como que faço para abaixar?

    Resposta:
    Precisa descobrir a causa e tratar o problema que está causando esse aumento do Gama-GT!

    Reply
  5. Dilma B. Ferreira

    Meu esposo está com o teor de gama-gt em 158 e tem aritmia cardíaca, toma ritmonorm 150 mg por dia sinvaston 20 mg por dia e clonazepam 0,5 por dia; estes medicamentos podem alterar o gama gt no sangue? Sim ou não? Podem me responder, a pressão está sempre boa e o colesterol abaixou, ele não é diabético.

    Resposta:
    Medicamentos podem causar aumento do Gama-GT, porém sempre deve-se afastar outras causas antes de culpar os remédios!

    Reply
  6. Luiz Henrique

    Meu gama gt-de 176, será alguma doença no fígado? Referência é de 63 homens!

    Resposta:
    “O gama-gt é um exame inespecífico e pode estar aumentado em muitas situações médicas, principalmente relacionadas ao fígado (doenças e também em situações que não são doença)!”

    Reply
  7. Téssio Engel

    Viagra aumenta as taxas de Gama-GT, TGO e TGP?

    Resposta:
    O uso de remédios é uma das causas de aumento das enzimas, porém não deve ser a primeira alternativa, pode entrar como diagnóstico diferencial, outras causas devem ser previamente afastadas! Converse com seu médico.

    Reply
  8. Adriana Alves de Souza

    ola tudo bem? a minha dúvida é que meu exame de gama gt deu 139, tomo remédio para hipotiroidismo, devo me preocupar?

    Resposta:
    depende da causa do aumento do gama gt!

    Reply
  9. Rosemary

    Bom dia, sou portadora de Crohn, fui internada tem 15 dias com pancreatite; fazia uso de azatioprina 50mg, meu médico suspendeu. O gama-gt está em 681u/l; nessa quinta feira faço minha ressonância que o médico pediu para ver a causa desse aumento. Gostaria de saber se tem perigo de ter uma cirrose, já é a segunda vez que sou internada com pancreatite em espaço de 4 meses tudo depois que minha medicação foi trocada pela azatioprina. Pode ser ela a causadora desse aumento?Desde já agradeço!

    Resposta:
    O uso de medicamentos é uma das possíveis causas de aumento do gama-gt; em relação a possibilidade de cirrose, precisa aguardar o resultado do exame.

    Reply
  10. Antonio E. de Sousa Lima

    Nos últimos anos os níveis de gama GT veem sempre aumentando, já procurei um especialista gastro, porém ele não identificou a causa, pois tenho uma alimentação equilibrada, não bebo porem tomo remédio para pressão alta. Já mudei vários os de remédios da pressão porem a GGT não baixa. Já sinto incômodo na região hepática e enjoos na cabeça com leve tontura. meu ultimo exame deu uma taxa de 585. Já que a causa não foi identificada, uma vez que não tenho hepatite ou ingiro álcool, existe algum medicamento para reduzir. Silimalon já não está resolvendo.

    Resposta:
    “existe sim medicamentos que podem reduzir os níveis sanguíneos de gama gt, porém esses medicamentos não tem como indicação de seu uso para esse fim.”

    Reply
  11. Anônimo

    Olá!! Fiz transplante de medula óssea. E até um tempo atras, meus exames estavam todos normais. Parei de tomar o imunossupressor, e depois de algumas semanas, começou dar alterações nos meus exames do fígado. Meu médico suspeita de uma rejeição. Caso seja, esse quadro pode ser revertido? Pois meu gama gt está em 251.

    Resposta:
    “esta é uma pergunta muito específica e somente seu médico poderá dar a resposta exata, porém o que posso lhe adiantar é como em qualquer situação de aumento do gama gt, quando a causa da elevação é resolvida, os níveis de gama gt voltam ao normal e no seu caso isto parece estar relacionado com o transplante. Converse com seu médico sobre suas preocupações, as respostas dele são as melhores porque ele já conhece o seu caso.”

    Reply
  12. Odair José Emilio

    Bom dia os meus três últimos exames tem mostrado um aumento no níveis de ggt 69 ul 102 ul e 139 ul, faço uso de 300 mg diária de fenitoína e 50 mg de losartana, sendo que a fenitoína tomo 3 vezes por dia, gostaria de saber se preciso me preocupar com esse aumento, estou pesando 89 quilos, tenho 1,82 m de altura, tenho 39 anos e sou casado recente.

    Resposta:
    O uso de medicamentos e o sobre peso podem ser causadores do gama gt elevado, porém seu médico precisa conversar com você sobre esse aumento e precisa verificar se não existe outra provável causa para essa elevação progressiva.

    Reply
  13. Pauline

    Faço controle do colesterol e do GGT a quase dois anos quando descobri em umas das consultas com minha médica que os exames estavam muito alterados, o que na época me assustou porque tenho 20 anos, peso normal para minha altura (IMC), minha alimentação era moderada e praticava atividade física todos os dias. No entanto, meu LDL estava 201, os outros estavam normais HDL, triglicerídios, etc. e meu GGT estava 79. Comecei a tomar sinvastatina e controlar ainda mais a alimentação e meu LDL estabilizou em 96/100 e o colesterol total em 182/186 na época era 289. Porém o problema não é esse, mas sim o GGT que fica oscilando muito e nunca dentro dos valores de referência o máximo que consegui abaixa-lo foi 43 e no próximo mês ele já havia triplicado, hoje meus GGT esta 142 e preciso abaixá-lo.
    Gostaria de saber como posso abaixá-lo, se pode ser algum problema no fígado, emocional ou ter relação com uma hepatite A que tive com 9 anos, fiquei muito ruim e – segundo minha mãe, meu GGT chegou a +/- 450.

    Resposta:
    de uma forma geral reduzir o Gama-GT deve ser conseguido com o tratamento ou resolução da causa básica (diagnóstico ou problema que levou ao aumento dos níveis sanguíneos), esse é o princípio básico. Agora resta descobrir porque no seu caso ele sempre se altera!

    Reply
  14. FABIANO SILVA DO NASCIMENTO

    Meu Gama GT deu 266u/l, será que é uma possível cirrose ou gordura no fígado? Como tratar para diminuir?

    Resposta:
    Gama GT pode estar elevado tanto na cirrose como no fígado gorduroso (esteatose hepática), assim como em muitas outras situações médicas e até mesmos em casos em que nem há uma doença hepática, para saber como tratar para diminuir o Gama-GT somente chegando-se ao correto diagnóstico, sempre o tratamento deve privilegiar a causa do aumento do Gama GT e não simplesmente tentar reduzi-lo.

    Reply
  15. nadia regina correa ramos leite

    Fiz o exame para dosagem de GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE e deu 152 u/l.
    Tenho 56 anos, do sexo feminino. Como posso baixar esta dosagem?

    Resposta:
    precisa descobrir qual é e fazer o tratamento para a causa do Gama glutamil transpeptidase elevado. Somente assim irá conseguir reduzir os valores do exame.

    Reply
  16. Milena Farias

    Será que o anticoncepcional pode altera o aumento do gama?

    Resposta:
    provavelmente não!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *